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Veja o que levar em conta ao contratar um especialista em SEO
21 de abril de 2021

Alcançar bons resultados em estratégias de Marketing requer esforços estratégicos. Parte desse trabalho passa pela otimização de conteúdos, páginas e sites para os motores de busca. Por isso, contratar um especialista em SEO pode ser necessário para algumas empresas.

Esse profissional pode ser figura-chave para garantir mais tráfego e visibilidade, sobretudo, nas estratégias Inbound. Afinal, nos dias atuais, é praticamente impossível sobreviver na web sem ser facilmente encontrado em motores de busca. Em contrapartida, os especialistas sabem exatamente como fazer isso acontecer por meio de projetos detalhados e complexos.

Um bom trabalho depende de conhecimento técnico, experiência e credibilidade. Essas e outras características são indispensáveis a um especialista em SEO. Neste post, trataremos mais sobre o assunto, abordando os seguintes tópicos:

Continue a leitura e confira!

O que faz um especialista em SEO?

O especialista em SEO é um profissional com longa experiência e alta capacitação diante de conhecimentos avançados de otimização para mecanismos de busca. Como o nome sugere, ele não é um profissional de Marketing que entende de melhorias para a web. Na verdade, essa pessoa é alguém que já trabalhou em muitos projetos bem-sucedidos e conseguiu grandes resultados por meio de sues esforços.

Naturalmente, um especialista de SEO é alguém que vivenciou muitos cases. Isso ajudou a construir conhecimento e experiência para entender como funcionam pontos como:

fatores principais de rankeamento;SEO on page e off page;algoritmos do Google;uso de palavras-chave.

Por isso, o especialista em SEO é diferente de um analista. Se você precisa apenas de um colaborador que realize trabalhos de rotina em meio a uma equipe, talvez o analista funcione bem. Agora, se a proposta é impulsionar resultados, partindo do que você tem hoje, certamente, é necessário contratar um especialista em SEO.

Nessa posição, o especialista pode conduzir projetos por conta própria, sempre partindo das auditorias de SEO. Ele vai avaliar todos os detalhes de páginas, sites e estratégias Inbound, principalmente, de Marketing de Conteúdo.

Nesse trabalho, o profissional observa, do ponto de vista de SEO, como o desempenho pode melhorar. Seu papel será traçar estratégias de otimização, aplicá-las e, então, monitorar os resultados para avaliá-los da maneira certa.

Geralmente, um especialista em SEO tem uma bagagem sólida que pode ser comportada. Projetos de sucesso ajudam a comprovar a experiência e a capacidade de replicar aqueles resultados na empresa do próximo cliente. Isso faz com que ele seja um profissional qualificado e com muito mercado à sua disposição.

Quanto custa contratar esse especialista?

Para contratar um especialista em SEO, é preciso investir proporcionalmente aos resultados que você deseja. Por isso, não é recomendável esperar que serviços de ponta sejam conseguidos por preços abaixo do mercado. Afinal, estamos falando de profissionais que alcançaram um lugar de destaque, justamente, pelos resultados e experiência que construíram ao longo dos anos.

Há duas formas de contratar um especialista em SEO: para projetos específicos, ou seja, apenas para conquistar um resultado, ou de maneira permanente. Por isso, há diferentes formas de pagar pelos serviços desse profissional.

Segundo a Glassdoor, conceituada agência que analisa cargos e salários ao redor do mundo (antiga I Love Mondays), o salário médio do especialista em SEO é de R$5.566,00 mensais. Esse valor pode variar para mais ou menos, dependendo da qualificação do profissional e também da empregadora. Ainda assim, dificilmente você conseguirá contratar alguém por menos do que isso.

Há também outras formas de contratar um especialista em SEO, mais ligadas a projetos pontuais. Os que exigem mais complexidade e resultados maiores podem chegar até aos R$20 mil, começando em R$2 mil para trabalhos mais simples e de menor duração. Se a contratação for por hora, os valores podem ir de R$80,00 a R$200,00.

O que avaliar nesse tipo de profissional?

Na hora de contratar um especialista em SEO, é importante que você saiba o que esperar desse profissional. Isso vai evitar expectativas frustradas e, pior ainda, resultados abaixo do que você pretendia. Por isso, assim como qualquer outro serviço, é importante avaliar algumas questões antes de selecionar em quem você depositará confiança em investimentos.

Experiência passada

O histórico de um especialista em SEO é muito importante a ajuda a entender sua trajetória profissional até o presente momento. Antes de contratar alguém, é fundamental saber por quais empresas essa pessoa passou, com quais ocupações ela teve que lidar e em quais projetos colaborou. Tudo isso ajuda a comprovar a qualificação mínima que se espera para um especialista.

Por isso, entenda se a experiência que o profissional tem faz sentido para o que você precisa na sua empresa ou no seu projeto pessoal. Um portfólio com cases similares ao que você deseja alcançar é um sinal de que essa pessoa pode ser a mais recomendada. Avalie esse histórico com cuidado e, se necessário, peça referências sobre o profissional.

Preços

Valores são sempre uma questão importante e, ao mesmo tempo, complexa. Você não pode definir o preço que o especialista em SEO vai cobrar, mas pode impor um teto. Isso significa que, se você tem um orçamento bem-definido, estourá-lo nunca será uma boa ideia. Portanto, na hora de negociar, tente expor suas limitações financeiras para esse profissional.

Talvez nem seja necessário reforçar isso, mas vamos lá: desconfie sempre de preços muito abaixo da faixa do mercado. Afinal, por que só um profissional é capaz de trabalhar com aqueles valores? Você pode até conseguir um “negócio da China”, mas em um nível de qualidade tão alto, isso é muito difícil. Foque sempre buscar qualificação e, se necessário, negocie com respeito.

Processo em SEO

O processo de trabalho desse especialista também precisa ser entendido em maiores detalhes. Como contratante, é um direito seu saber os métodos de trabalho do profissional e como ele fará para garantir os resultados esperados. Essa transparência fará com que todo o processo de avaliação dele seja muito mais fácil, afinal, você passa a saber o que ele planeja na rotina.

É importante avaliar se esse processo está alinhado com as expectativas que você tem, especialmente, diante do contexto apresentado. Por exemplo, é preciso saber se ele usará estratégias diversificadas, focando várias formas de otimizar os resultados. Isso é um sinal de que o profissional estará dedicado a conquistar objetivos concretos.

Ferramentas utilizadas

Antes de contratar um especialista em SEO, você pode questioná-lo sobre as ferramentas que ele usará. Isso é necessário porque você precisará contratar algumas delas, que serão úteis em longo prazo, especialmente, enquanto esse especialista atuar. Ele precisará desses softwares para fazer auditorias em SEO, projetar mudanças e monitorar os resultados do trabalho.

O ponto importante, além de saber se usará softwares qualificados e que fazem integração com outras ferramentas, como o WordPress, é o custo dessas contratações. Assim, além dos valores pagos ao profissional, há também o investimento nas soluções. Logo, com base nesses valores, a empresa entende o quanto terá que investir no total para otimizar o SEO de seu site e conteúdos.

Por que vale a pena contar com um especialista em SEO?

Contratar um especialista em SEO vale muito a pena, simplesmente, porque os resultados serão ótimos. A seguir, entenda como esse profissional pode fazer diferença no seu negócio!

Sua empresa ficará em destaque para um público qualificado

SEO se trata de otimizar sites e conteúdos para que eles figurem nos primeiros resultados de motores de busca, como o Google. Assim, o principal resultado que se pode esperar de um especialista é visibilidade.

A qualificação desse profissional o capacita a encontrar as melhores técnicas para avaliar suas páginas e melhorá-las. Os ajustes de SEO, dos mais simples aos mais aprofundados, levarão seu site à primeira página de resultados do Google. Assim, a visibilidade do seu negócio será potencializada para quem realmente é o público-alvo dele.

As conversões podem aumentar significativamente

Com mais pessoas interessadas no que você tem para oferecer chegando ao seu site e conteúdos, a tendência é aumentar as conversões. Não necessariamente estamos falando apenas de vendas, mas de qualquer ação desejada pela estratégia de Marketing.

São as conversões que permitem que leads avancem no funil, por exemplo. Então, se elas são potencializadas, a tendência é que a marca consiga maior engajamento, consciência e, naturalmente, vendas. Tudo isso, graças a um bom trabalho de SEO.

Sua empresa consegue manter otimizações em longo prazo

O especialista de SEO traz para uma empresa todo seu conhecimento técnico e estratégico. O trabalho, que começa com a auditoria, continua com ajustes e monitoramentos. Assim, a tendência é implementar mudanças que captarão bons resultados por mais tempo.

Ainda que o especialista não seja contratado de forma permanente, o trabalho que ele fará poderá ser mantido pelo time de analistas. Isso significa que o investimento feito uma vez pode continuar gerando resultados por meses ou anos.

Não há dúvidas sobre a necessidade de contratar um especialista em SEO. Qualificação e vasta experiência de mercado são as principais características que esse profissional apresenta em seu cartão de visitas. Elas são, inclusive, fundamentais para conseguir resultados de destaque.

Curtiu saber mais sobre o assunto? Aproveite e conheça as tendências de SEO para este ano!

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