E-mail: [email protected]   |   Telefone: (41) 99521-8611

Suporte 24/7

Entre em contato

5 motivos para você terceirizar o marketing da sua empresa
3 de maio de 2021

Empresas de todos os tamanhos investem em Marketing Digital para promover e vender seus produtos online.

De fabricantes de brinquedos a consultórios médicos, as empresas precisam divulgar suas marcas para o mundo.

Os profissionais de marketing são os que projetam e escrevem as mensagens que seus clientes veem no seu site, emails e posts do blog.

O trabalho do profissional de marketing é complexo. É preciso entender as necessidades dos clientes e, ao mesmo tempo, saber como funcionam esses recursos e dispositivos.

É muito para fazer e, se sua equipe não for especializada e focada nessas áreas, os seus resultados podem não ser tão bons quanto você esperava. É por isso que muitas empresas estão optando por terceirizar seus esforços de marketing.

Ao fazer isso, você consegue garantir que profissionais especializados tomarão conta do seu projeto.

Entenda mais sobre terceirizar o marketing a seguir.

O que é marketing terceirizado?

Contar com uma equipe de marketing na sua empresa em tempo integral é uma tarefa desafiadora. Profissionais de marketing digital qualificados estão em alta demanda, e os salários podem ser caros.

Se você acha difícil contratar funcionários de qualidade, pode estar na hora de terceirizar o marketing.

Isso se dá por meio de parceiros de solução ou agências, que oferecem uma gama completa de serviços. As empresas de marketing terceirizado oferecem serviços de alta qualidade sem você ter a cobrança de fornecer benefícios em tempo integral aos funcionários.

Que tipos de empresas podem se beneficiar ao terceirizar o marketing?

Muitas empresas decidem terceirizar o marketing para conseguirem gerar leads e criar brand awareness, mas algumas delas tendem a usar recursos terceirizados para implementar suas estratégias de marketing.

Empresas em estágio inicial

Construir um novo negócio é um trabalho complexo e estressante. Há muitas decisões a serem tomadas durante o desenvolvimento de novos produtos e serviços.

No estágio inicial do negócio, os empreendedores geralmente se concentram na criação do produto e não têm tempo ou orçamento para contratar profissionais de marketing em tempo integral.

Conforme o empresário se prepara para lançar seu produto, ele precisa desenvolver uma imagem de marca. Uma empresa de marketing terceirizada geralmente lida com o processo que cria o logotipo da empresa, guias de estilo de design e website.

Empresas em crescimento

Quando empresas lançam produtos com sucesso, muitas vezes entram em um estágio de alto crescimento para trazer recursos de marketing adicionais rapidamente.

Grupos de marketing terceirizado fornecem os recursos e talentos necessários para expandir o crescimento da receita sem adicionar muitas despesas gerais.

É comum que as empresas em alto ritmo de crescimento não possam se dar ao luxo de treinar e integrar novos funcionários.

Empresas de marketing terceirizado entregam experiência e flexibilidade durante esses picos de crescimento. Frequentemente, as empresas de capital de risco investem em startups de alto crescimento e usam o influxo de dinheiro para acelerar o crescimento por meio de redes sociais, SEO, marketing de conteúdo e iniciativas de publicidade digital.

Empresas com grandes equipes de marketing

Empresas globais empregam centenas, senão milhares, de profissionais de marketing para apoiar suas iniciativas de marca e vendas.

Elas costumam usar empresas e profissionais terceirizados para fornecer serviços essenciais.

Dependendo das circunstâncias, uma empresa contratará equipes terceirizadas para promover um evento, lançar um novo projeto ou economizar dinheiro.

Recursos terceirizados costumam ser mais econômicos do que contratar funcionários em tempo integral. A organização pode querer impulsionar uma linha de produtos específica e contratar uma agência para uma iniciativa de curto prazo, por exemplo.

Empresas de nicho

Empresas que operam em mercados especializados, como biotecnologia ou engenharia, podem achar difícil contratar profissionais de marketing em tempo integral com a experiência e a formação educacional de que precisam para criar e lançar campanhas de marketing de conteúdo.

Muitas vezes, empresas terceirizadas de marketing se especializam em um nicho específico de mercado. Elas trazem recursos e experiência valiosos para esses mercados exclusivos.

Muitos profissionais terceirizados combinam conhecimento técnico com formação ou experiência em marketing.

É comum que eles trabalhem para organizações líderes de mercado e conheçam o segmento melhor do que profissionais em tempo integral com menos experiência.

Quais equipes de marketing você pode terceirizar?

Se a sua empresa decidir terceirizar parte ou todas as suas demandas de marketing, você pode encontrar uma ampla seleção de especialidades e serviços.

De lideranças de marketing a profissionais de conteúdo, os recursos de marketing terceirizados estão disponíveis para ajudar sua empresa a crescer e ter bons resultados.

Você pode usar uma agência full-service para fornecer todos os seus serviços de marketing ou usar um consultor autônomo para escrever um post no blog ou publicar anúncios nas redes sociais.

CMO terceirizado

O primeiro recurso terceirizado de marketing de que uma empresa jovem precisa é um profissional com vasta experiência na construção de empresas e planos de marketing relacionados.

Um Chief Marketing Officer (CMO) terceirizado desenvolve as estratégias de longo prazo e entrega a estrutura do negócio, para que ele possa começar a funcionar.

Os CMOs terceirizados costumam ser contratados em regime de meio período, por uma duração de três a seis meses, até que o proprietário da empresa possa trazer a bordo um líder de marketing em tempo integral.

Equipes de marketing de conteúdo

Se a empresa deseja impulsionar novos negócios gerando tráfego para o site, ela pode usar táticas de marketing de conteúdo para atrair visitantes.

As empresas de marketing de conteúdo terceirizado desenvolvem estratégias de conteúdo, identificam o material necessário para atrair leads e organizam a campanha usando um calendário editorial.

Equipes de redes sociais

A equipe de redes sociais envia mensagens para plataformas de mídia social, incluindo Facebook, LinkedIn, Twitter e Instagram.

Esses especialistas em redes sociais também monitoram as plataformas em busca de menções e conversas iniciadas por seguidores e clientes.

Algumas redes oferecem oportunidades de publicidade paga. Acompanhar as tendências do meio social pode ser complicado e requer a experiência de uma equipe de marketing terceirizada para a empresa obter uma cobertura positiva.

Equipes de Relações Públicas (RP)

Conquistar uma cobertura positiva na grande mídia requer um conhecimento especializado que os profissionais de marketing interno não costumam ter.

Empresas de Relações Públicas e consultores terceirizados são especialistas em networking com editores e jornalistas para obter cobertura gratuita da imprensa.

Equipes de branding

É fundamental que pequenas empresas desenvolvam uma imagem de marca consistente. No estágio inicial de negócios, os empresários não costumam ter recursos para contratar especialistas em branding em tempo integral.

A contratação de uma agência de marketing de branding proporciona a experiência que ele precisa a um preço acessível.

Equipe de Publicidade Digital

Muitas empresas anunciam online para comercializar seus produtos e serviços. Equipes terceirizadas de publicidade digital planejam e gerenciam essas campanhas a um preço acessível.

Essas funções costumam ser administradas por vários especialistas com experiência em diferentes plataformas de publicidade.

Equipe de Operações de Marketing

A implantação de uma campanha de marketing moderna requer um software de automação de marketing para implantar campanhas de email, redes sociais e publicidade digital.

Essas ferramentas costumam ser complexas e precisam de conhecimento especializado para configurar e gerenciar campanhas.

Os profissionais de marketing interno geralmente gerenciam esses sistemas, mas há momentos em que os recursos são escassos ou é mais acessível terceirizar essa função para consultores profissionais ou provedores de soluções.

Equipe de marketing analytics

A automação de marketing e as campanhas de publicidade digital geram muitos dados. Empresários e gestores de negócios precisam entender essas informações e recorrer a especialistas em análise de mercado para coletá-las e interpretá-las.

O marketing analytics é um nicho em crescimento e pode ser difícil encontrar analistas de marketing em tempo integral.

Empresas terceirizadas de marketing analytics podem entregar fontes valiosas que não estão prontamente disponíveis para a maioria dos profissionais.

5 razões para terceirizar o marketing

As equipes internas de marketing costumam estar sobrecarregadas e com falta de pessoal.

Como muitas campanhas de marketing duram de dois a três meses, os serviços terceirizados de marketing são uma ótima maneira de implementar essas campanhas e, ao mesmo tempo, ajudar os profissionais de marketing interno a se manterem atualizados.

Existem vários outros motivos pelos quais faz sentido terceirizar o marketing. Confira os principais a seguir!

1. Obter uma experiência valiosa em marketing

Muitos serviços terceirizados de marketing se especializam em determinado setor ou nicho. Alguns profissionais de marketing terceirizados, por exemplo, trabalham apenas com empresas de tecnologia.

Outros trabalham apenas com varejistas ou sites de e-commerce. Essas agências geralmente se especializam em um setor, independentemente de onde as empresas estão localizadas.

Outras equipes de marketing terceirizadas se concentram em empresas locais. Eles trabalham com varejistas, profissionais e consultórios médicos em determinada comunidade ou região.

Seja qual for a especialidade, o profissional terceirizado desenvolve uma vasta experiência em suas áreas de conhecimento que não pode ser igualada pela equipe interna, que é focada em uma única empresa ou linha de produtos.

2. Ter mais flexibilidade de orçamento

O mundo dos negócios está repleto de riscos. De incertezas econômicas a pandemias e desastres naturais, influências externas fazem do marketing um desafio.

As lideranças empresariais precisam ser capazes de se ajustar a tempos incertos. Terceirizar o marketing permite que as empresas aumentem ou diminuam suas operações conforme necessário.

É possível adicionar serviços para um projeto de curto prazo ou empregar recursos terceirizados mensalmente. De qualquer forma, você pode contar com ajuda especializada disponível a qualquer momento.

3. Aumentar equipes internas com especialistas

À medida que as empresas crescem, muitas vezes ficam restritas devido a recursos apertados. A contratação de um funcionário em tempo integral costuma ser difícil de justificar quando os orçamentos são limitados.

O treinamento de novos contratados costuma prender os gerentes necessários para desempenhar as funções de liderança.

Terceirizar o marketing para uma agência ajuda a aumentar as equipes existentes sem comprometer orçamentos limitados.

4. Ter suporte de marketing contínuo

Profissionais de marketing terceirizados estão sempre disponíveis. Agências maiores fornecem gerentes de conta e equipes de suporte para garantir que seus projetos e suas campanhas permaneçam dentro do orçamento.

Se a sua equipe interna for limitada, as empresas de marketing terceirizadas podem atender a uma necessidade contínua.

5. Acesso a alta disponibilidade

O marketing é uma função essencial para todas as empresas, independentemente do tamanho ou do tipo de produto ou serviço que vendam.

O marketing aumenta o awareness, gera interesse de clientes em potencial e converte compradores casuais em clientes de longo prazo. É desafiador contratar um departamento de marketing para uma empresa iniciante ou em crescimento.

Os recursos são escassos e as necessidades são ilimitadas. Ao terceirizar o marketing, as empresas podem crescer sem a carga de funcionários em tempo integral e benefícios.

Aqui na Rock Content, temos amplo conhecimento e expertise em estratégias de Marketing Digital. Fale com um de nossos especialistas e veja como podemos ajudar você a atingir os objetivos de marketing da sua empresa!

The post 5 motivos para você terceirizar o marketing da sua empresa appeared first on Rock Content – BR.

Fonte do artigo:

Rock Content – BR

Leia o artigo original clicando no link abaixo:

Read More

Leia Também

Postagens relacionadas em nosso Blog sobre Design, SEO, Marketing e Tecnologia.