E-mail: [email protected]   |   Telefone: (41) 99521-8611

Suporte 24/7

Entre em contato

Conheça os tipos de aplicativo de inteligência artificial
20 de maio de 2021

Talvez você nem saiba disso, mas com certeza você usa algum aplicativo de inteligência artificial (IA) na sua rotina. Pode ser que você ainda não faça isso, mas acredite: é muito provável que você precise. Sobretudo, no Marketing Digital, eles têm se tornado fundamental tanto para a gestão quanto para a operação. A questão é que nem sempre sabemos que essa tecnologia é aplicada.

Em cada categoria de trabalho, a IA é aplicada e talvez a sua principal função que tanto nos ajuda é a automação. Não basta simplesmente configurar uma ação para ser executada, é necessário que ela seja feita no momento certo, especialmente estimulada por alguma outra ação. Assim, sistemas conseguem agir no tempo certo, com a resposta adequada, como humanos.

Neste post, mostraremos quais são os principais tipos de aplicativos de inteligência artificial presente na nossa rotina, mostrando exemplos das opções que temos. O post abordará as seguintes categorias:

Continue a leitura e aprenda mais sobre o assunto!

Aplicativos de IA para gestão

A gestão é parte fundamental de um negócio e, na era da transformação digital, é praticamente impossível conduzir uma empresa de maneira estratégia sem os dados. Esse conteúdo retrata resultados, ações da empresa e o que mais fizer sentido. Entretanto, eles só se tornam realmente úteis quando passam por ferramentas de análise, detectando tendências e orientando decisões.

Atualmente, há muitos aplicativos de IA voltados para gerenciar empresas e, basicamente, eles permitem verificar o desempenho de setores e monitorá-los. A partir disso, resultados são capturados, facilitando a criação de relatórios que mostram o negócio em detalhes. Então, fica mais fácil tomar decisões importantes.

É fundamental destacar que esses aplicativos servirão para gerir setores, projetos, demandas específicas ou simplesmente para organizar o trabalho. Entre os principais do mercado, vale a pena destacar:

Runrun.it – plataforma voltada para organizar fluxos de trabalho por meio da metodologia kanban;Arago/HIRO – suite completa para que equipes de TI possam gerenciar as suas demandas;Dataminr – software que analisa os dados da sua empresa em busca de tendências que podem levar a percepções importantes e insights únicos;Sundown – ferramenta que visa automatizar tarefas que precisam ser feitas, mas que são repetitivas e tomam muito tempo.

Aplicativos de IA para conversação

A conversação é também parte importante do trabalho de Marketing Digital. Consumidores precisam estar em contato com a sua empresa o tempo todo, o que ajuda a mantê-los próximos e engajados. Por isso, é fundamental estruturar essa atividade de maneira eficaz, ágil e funcional. Sem dúvidas, a IA é de grande ajuda para facilitar a conexão entre empresa e público.

Um aplicativo de inteligência artificial focado em conversação promove um ambiente de diálogo facilitado entre consumidor e empresa. O melhor de tudo é que essas soluções funcionam de maneira automática, ou seja, você não precisa ter um funcionário dedicado ao atendimento. Ele só entra em ação se a demanda não puder ser resolvida pelo seu aplicativo de conversação.

A IA permite que máquinas, como os chatbots, entendam o que o consumidor solicitou e, partir do seu banco de dados, ofereça a resposta mais adequada. Alguns desses sistemas contam com o Machine Learning: capacidade que permite aprender com todo o conteúdo que recebem em interações.

Boas opções de aplicativos de IA para conversação são:

Massively – um aplicativo simples que dá suporte à criação de chatbots;Wit.ai – ferramenta que ajuda a criar respostas automáticas, em texto ou áudio, para disponibilizar em sites;MobileMonkey – aplicativo que permite que você crie, de forma simples, chatbots para usar em páginas do Facebook;Dialogflow – plataforma do Google para a criação de interfaces de conversação.

Aplicativos de IA para transcrição

A transcrição é um trabalho bastante específico e muito útil, especialmente na criação de conteúdo. No entanto, não dá para negar que é uma atividade trabalhosa e que requer muita dedicação, especialmente no método tradicional. Se estivermos falando de áudios, ou vídeos grandes, certamente a tarefa tomará muito tempo. O problema é que não temos essa disponibilidade!

Por isso, o aplicativo de inteligência artificial para transcrição consegue cumprir com o importante papel que traz, principalmente, praticidade na rotina. Por meio de sua capacidade tecnológica de identificação de padrões, essas soluções conseguem detectar o que é falado nos áudios e vídeos. Automaticamente, esse conteúdo é transformado em texto, gerando imensa economia de tempo.

Naturalmente, como essas ferramentas exigem configurações e funcionam de maneira artificial, pode ser que essa transcrição tenha pequenas inconsistências. Isso é bastante normal, mas ainda assim o resultado é excelente. Nada que pequenos ajustes manuais, bem rápidos, não resolvam.

Existem excelentes opções de aplicativos de IA para transcrição, entre eles:

NVivo;Speech;Transana;Express Scribe;Speechnotes.

Aplicativos de IA para segurança digital

A segurança digital é uma obrigação das empresas nos dias de hoje, justamente pela quantidade de dados importantes que estão em trânsito. Além de informações estratégicas que as empresas retêm, há também os dados dos seus clientes, uma preocupação cada vez maior, especialmente depois da LGPD. Por isso, é fundamental ter soluções de segurança automatizadas para monitorar ambientes e no combate aos ataques.

Esses aplicativos são preparados para manter qualquer atividade sob análise constante, sempre programados para agirem na hora certa. Portanto, se algum comportamento suspeito acontece em um ambiente de site ou sistema de gestão da empresa, o aplicativo entra em ação. Isso é possível porque ele é configurado para entender quando há possíveis riscos para a segurança.

Na maioria dos casos, os sistemas automatizados fazem o trabalho completo: detectam, notificam e eliminam a ameaça. Isso traz, além de tranquilidade às empresas, o dinamismo necessário para a rotina.

Entre os aplicativos de segurança que podemos destacar estão:

SentinelOne – essa plataforma faz o trabalho todo, da detecção até a solução do problema;Delphi – é uma solução focada em detectar malwares em sites e sistemas;Cybel Angel – aplicativo que mantém um monitoramento em tempo real das atividades do negócio.

Aplicativos de IA para ciência de dados

A ciência de dados é um importante campo de trabalho que permite que empresas transformem informações desestruturadas em insights precisos para a tomada de decisão. Conhecido como Business Intelligence (BI), esse segmento está cada vez mais integrado às estruturas de empresas. Para que eles sejam bem-sucedidos, é fundamental que haja soluções adequadas, que otimizem o trabalho.

Um aplicativo de inteligência artificial para ciência de dados tem o papel de capturar um grande volume de registros que a empresa tem, vindo das mais variadas fontes, como e-mails, planilhas, softwares de analytics, documentos, entre outros. Assim, existem dados sobre a empresa sendo tratados, organizados e, a partir disso, analisados de maneira precisa.

Quanto maior o nível de dados analisados, maior a percepção possibilitada para uma empresa. A partir daí, torna-se mais fácil escolher os melhores caminhos, já que o embasamento é preciso.

Entre os aplicativos de IA para ciência de dados estão:

Yseop;BigML;DataScience;RapidMiner.

Aplicativos de IA para relacionamento com o cliente

O relacionamento com o cliente consiste em uma série de ações de aproximação e manutenção dessa abordagem mais humanizada. Hoje, só vender um bom produto por um preço atrativo não basta. As pessoas querem se relacionar com as empresas e se sentir parte delas. Se sua empresa consegue fazer isso, são grandes as chances de conseguir, cada vez mais, fidelizar clientes.

Uma boa estratégia de relacionamento começa na captação do lead e se estende até o pós-venda. Para isso, há muitas formas de executar, como posts em redes sociais, E-mail Marketing e também um bom trabalho de atendimento. Por isso, há aplicativos de IA que ajudam a lidar com essas rotinas operacionais e manter o seu consumidor sempre satisfeito com a empresa.

Podemos recomendar dois que farão muita diferença na sua rotina, são eles:

Dynamic Yield;Stilingue.

Um bom aplicativo de inteligência artificial ajuda a sua empresa a manter informações gerenciadas de maneira otimizada e ainda automatiza tarefas variadas. Assim, além de ganhar em agilidade, você também garante a eficácia na rotina. Essas soluções ajudam a errar menos e a dedicar mais tempo a funções estratégicas, em vez de operacionais.

Já que estamos falando de aplicativos, separamos alguns do Google para que você conheça e entenda como podem ajudar na sua rotina. Confira!

The post Conheça os tipos de aplicativo de inteligência artificial appeared first on Rock Content – BR.

Fonte do artigo:

Rock Content – BR

Leia o artigo original clicando no link abaixo:

Read More

Leia Também

Postagens relacionadas em nosso Blog sobre Design, SEO, Marketing e Tecnologia.