E-mail: rafael@turbineseusite.com.br   |   Telefone: (41) 99521-8611

Suporte 24/7

Confira as 7 principais técnicas para otimização de web sites
30 de junho de 2021

Criar um site é o primeiro passo para quem quer investir na presença digital, não é mesmo? Mas é preciso entender que é necessário fazer muito mais do que isso para que os esforços gerem resultados para o negócio. Seja uma página institucional, seja um e-commerce: é fundamental conhecer e aplicar as técnicas de otimização de web sites.

Afinal, a experiência do usuário é um fator cada vez mais relevante não apenas para os próprios usuários, mas também para os mecanismos de buscas que posicionam os sites em suas SERPs. Sendo assim, é preciso conhecer as regras do jogo e investir em uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization) para potencializar o desempenho das suas páginas.

Para ajudar nessa tarefa, preparamos um artigo completo com tudo o que você precisa saber sobre otimização de web sites:

Preparado para tornar suas páginas ainda mais atrativas? Continue a leitura deste artigo para dar o primeiro passo!

O que significa otimização de web site?

Imagine que você foi impactado por um anúncio de e-commerce e resolveu visitar a página por conta de uma oferta relevante para o que procurava. Porém, ao entrar no site, o tempo de carregamento foi muito alto, as imagens dos produtos demoravam para aparecer e, pior, o conteúdo não era exatamente aquilo que estava sendo anunciado na peça enviada por e-mail.

Esse é um exemplo clássico de uma empresa que pensa em todas as estratégias e etapas necessárias para levar o consumidor até sua página, mas não faz o que é preciso para fechar negócio. O que faltou? Pensar na otimização do web site. Pode parecer simples, mas é uma tarefa fundamental para que qualquer resultado apareça de forma consistente.

O consumidor, cada vez mais exigente, espera que todos os seus pontos de contato com a empresa sejam positivos. Isso inclui, é claro, o que lhe é oferecido nos canais digitais. A otimização de web sites trata, portanto, da aplicação de técnicas e estratégias que permitam que uma página ofereça uma experiência satisfatória para todos os visitantes.

Entrou em uma página pelo smartphone? Sem problemas, a experiência vai continuar sendo positiva para o usuário. Fez uma pesquisa no Google? O resultado exibido logo na primeira lista já vai oferecer uma solução para o que você procura. Em resumo, a otimização de web sites consiste em identificar pontos de melhoria para que o usuário não tenha outra preocupação em sua navegação que não seja, por exemplo, fazer uma compra ou baixar um ebook.

A otimização de web sites passa diretamente pelo conceito de SEO, um conjunto de práticas com o objetivo de melhorar o desempenho de uma página. Como consequência — e benefício —, a relevância daquela empresa no ambiente digital se torna muito maior. Ao facilitar a experiência do usuário, a tendência é conseguir melhores resultados no curto, médio e longo prazos.

Quais são os pilares da otimização de web site? 

Dentro do universo da otimização de web sites, existem alguns pilares fundamentais para que o processo funcione. Todos eles passam diretamente por saber o que é SEO. Alcançando um bom desempenho em cada um desses fatores, aumentam as chances de conseguir que sua página se destaque nos cenários digitais. Para um processo completo, você precisa monitorar itens como:

tempo de carregamento das páginas;tempo de permanência nas páginas;uso correto das palavras-chaves;qualidade e tamanho dos conteúdos;utilização de links ao longo dos conteúdos;autoridade e relevância das páginas.

A partir do momento em que a empresa investe em soluções para esses fatores, a otimização do web site começa a ser realizada na prática. Afinal, são esses os critérios mais relevantes considerados pelos principais buscadores.

Como a otimização de web sites funciona? 

O processo de otimização de web sites passa diretamente pela utilização das técnicas de SEO nas páginas que precisam de melhor desempenho. Trata-se de um trabalho de análise e correção constante. A partir da identificação de pontos de melhoria, é possível entender quais são os fatores que precisam passar por uma reformulação.

Nada melhor do que um exemplo para entender, não é mesmo? Imagine que sua página esteja perdendo relevância nos resultados de busca e os usuários estão reduzindo o tempo de permanência no seu site. Agora é o momento de identificar o problema: o que está errado para que os visitantes não passem muito tempo acompanhando os conteúdos?

Pode ser a demora para o carregamento da página, a qualidade dos conteúdos ou até mesmo um design pouco atrativo. A partir do momento em que a causa é identificada, você e sua equipe podem agir para solucionar o problema: seja com a mudança nos conteúdos, seja com uma alteração mais profunda nos designs e layouts da sua página.

Quais as melhores técnicas para otimização de web sites?

Mas, na prática, o que deve ser feito para realizar uma otimização de web sites de maneira eficiente? Confira algumas das nossas sugestões!

1. Entender as preferências do usuário

Seja para construir uma estratégia mais eficiente de Marketing de Conteúdo, seja para oferecer uma experiência positiva a partir do layout, considerar e avaliar as preferências do usuário é fundamental para que os resultados apareçam. Afinal, é preciso que a página seja relevante para quem está visitando, certo? Nada mais indicado, portanto, do que conhecer a fundo o que o público procura.

Por isso, defina quem é a persona do seu negócio, conheça tudo sobre seu comportamento e identifique o que precisa ser feito para entregar uma experiência positiva. Um conteúdo pode ser muito relevante para um certo público, mas nada interessante para outra audiência. Sendo assim, é necessário segmentar esforços para aumentar as chances de sucesso.

2. Pesquisar as palavras-chave 

Esse é um trabalho que começa com a pesquisa das palavras-chave mais relevantes para os usuários. Quais são os termos mais buscados por quem você deseja atrair para seu site? Isso vale para um e-commerce ou mesmo para uma página institucional. É preciso trabalhar em cima do que é do interesse dos visitantes, o que vai aumentar a relevância das suas páginas.

3. Ter uma boa URL

Outro fator importante é a criação de uma padronização para as URLs das suas páginas. Embora as pessoas não digitem especificamente uma seção no seu site que queiram acessar, os buscadores consideram esses endereços importantes para a definição de um rankeamento. Por isso, organize tudo o que vai ser exibido nas suas páginas e faça um planejamento específico para criar URLs mais limpas e práticas.

4. Utilizar imagens otimizadas

As imagens também precisam ser otimizadas, afinal, elas impactam diretamente a experiência do usuário. Ao mesmo tempo em que não podem ter uma qualidade ruim, já que isso pode representar a perda de vendas para um e-commerce, por exemplo, também não podem ser muito pesadas. A impaciência é uma característica dos consumidores atuais, e muito tempo pode significar abandono de carrinho.

A boa notícia é que existem ferramentas que tornam esse trabalho mais fácil, otimizando as imagens de forma que elas não fiquem tão pesadas, também não atrapalhem a qualidade do que é exibido aos usuários.

5. Investir em uma estratégia de link building

A criação de conteúdos não pode ser feita de maneira isolada, é preciso utilizar recursos que aumentem ainda mais a autoridade e a relevância da sua página. Isso passa diretamente pela utilização de uma estratégia de link building. Ou seja, utilize conteúdos relevantes de outros endereços — uma técnica muito eficiente é o guest post — e aumente a credibilidade dos seus conteúdos.

6. Ter um carregamento rápido

Segundo informações do próprio Google, uma página que demora entre 1 e 10 segundos para carregar representa um aumento de 123% nas chances de o usuário deixar aquele site. O ideal é que o carregamento não ultrapasse os 3 segundos, oferecendo uma experiência ágil para o visitante, que logo vai encontrar o que está procurando, sem estresse.

Já pensou se você investe inúmeros recursos — tempo e dinheiro — para atrair o usuário até sua página e, chegando lá, ele se depara com um longo tempo até o carregamento das informações? Com as chances de saída aumentando, a temida métrica do bounce rate (ou a taxa de rejeição) vai aumentar, o que prejudica a reputação do site.

7. Não parar de fazer testes e monitorar o desempenho

Outro ponto essencial para a otimização de web sites é compreender a importância do monitoramento. Os resultados estão positivos? Excelente, mas não é possível se acomodar. Utilize técnicas com o teste A/B para identificar os caminhos mais eficientes para conseguir gerar um impacto positivo na sua audiência e, assim, aumente a precisão das estratégias, o que pode ser acompanhado com métricas como o ROI.

Além dos testes, é fundamental sempre encontrar formas de melhorar o que é oferecido para os usuários nas suas páginas. O desempenho positivo pode ser bom por um período, mas sem perder em engajamento com uma mudança de comportamento. Os impactos dessas alterações são reduzidos a partir do momento em que a equipe acompanha de perto todas as métricas, identificando rapidamente oportunidades de correção e melhorias.

Quais os benefícios de otimizar seu web site?

Todos esses esforços têm alguma recompensa? A otimização de web sites pode gerar uma série de benefícios não apenas para o desempenho das páginas, mas para a empresa como um todo. Confira!

Mais chances de ser visto

Quando a otimização é implementada, a página tem mais chances de ser vista com destaque nos mecanismos de busca. Sempre que o usuário utilizar as palavras-chave específicas, sua marca vai aparecer entre os resultados, o que representa um aumento do alcance orgânico das suas ações. De certa forma, é uma maneira de potencializar o desempenho do negócio como um todo.

Melhores resultados

Não importa qual é o propósito da sua página, site ou landing page. Pode ser um endereço apenas para oferecer um material relevante para download ou até o site institucional da sua empresa. Os resultados do seu negócio vão melhorar consideravelmente a partir da otimização. Seja para vender, seja para gerar mais leads, as chances de sucesso são muito maiores.

Ganho em credibilidade

Por fim, sua marca também passa a ser vista como referência dentro do segmento de atuação. Afinal, o usuário faz uma busca, encontra a sua página e tem acesso aos conteúdos relevantes para o que ele procura, e a empresa passa a ser utilizada como parâmetro de qualidade. Para quem deseja um diferencial competitivo, a otimização pode facilitar essa jornada.

A otimização de web sites é, portanto, fundamental para que seu trabalho e seu esforço apresentem os resultados esperados. Afinal, a concorrência no mercado é cada vez maior, e sua empresa precisa se posicionar priorizando a qualidade do que é feito. Pensar nesses pontos — que podem até parecer pequenos — é um primeiro passo para conseguir aproveitar todos esses benefícios.

Além de colocar em prática todas essas técnicas e estratégias, muitas vezes é necessário atuar de acordo com as situações, não é mesmo? Um exemplo disso é saber o que fazer ao perceber que o engajamento caiu no seu site ou blog. Confira agora quais são as melhores táticas!

The post Confira as 7 principais técnicas para otimização de web sites appeared first on Rock Content – BR.

Fonte do artigo:

Rock Content – BR

Leia o artigo original clicando no link abaixo:

Read More

Leia Também

Postagens relacionadas em nosso Blog sobre Design, SEO, Marketing e Tecnologia.