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Aprenda 10 técnicas de como conseguir clientes no Instagram
8 de julho de 2021

Conseguir clientes no Instagram é boa forma de manter visibilidade e usufruir de ferramentas que a rede social disponibiliza para elevar a sua estratégia de Marketing Digital.

Além disso, no contexto da Transformação Digital, com a digitalização dos negócios e as mudanças no comportamento do consumidor 4.0, ser omnichannel e alcançar os clientes em todos os pontos de contato com potencial de venda — desde que eles sejam adequados à persona — também é uma questão de competitividade.

O Instagram mantém a sua relevância entre os canais de mídia social porque lança novos recursos e funcionalidades úteis para o setor corporativo. Por isso, é interessante manter o seu negócio em um e-commerce ou marketplace mas também investir em visibilidade e conversões nas redes sociais.

Se a persona do seu negócio é compatível com esse canal de marketing, você pode criar uma excelente estratégia para engajar, encantar e converter os seus clientes. Veja as dicas que apresentamos a seguir e como conseguir clientes no Instagram.

1. Defina a persona do seu negócio

Antes de começarmos, você precisa saber que o Instagram é uma rede social com predominância de usuários jovens. A base de usuários ativa do canal é formada, principalmente, por pessoas com idades entre 18 e 29 anos, e o sucesso da sua estratégia estará condicionada às dores e anseios do público que integra essa faixa etária.

Por isso, antes de qualquer ação, você precisa definir a persona do seu negócio — uma representação fictícia ou semi-fictícia do seu cliente ideal — e ter a certeza de que ela é ativa no Instagram.

2. Configure um perfil comercial para conseguir clientes no Instagram

O Instagram permite que você se conecte ao seu público de várias formas, seja por meio do direct, seja por meio da interação indireta em comentários e curtidas. Além disso, é possível usar o sinal @ para marcar um usuário e obter a prova social necessária para influenciar a decisão de consumo de outras pessoas, receber um feedback rápido e personalizado ou promover os seus produtos ou serviços.

O Instagram tem ainda um recurso de configuração de compra direta dentro do app — em vez de os usuários tocarem no link do site para verificar o produto, eles farão o checkout diretamente, sem sair da plataforma social. Esse recurso é possível apenas aos usuários com perfil comercial, por isso é importante configurar o seu canal adequadamente para o objetivo que você deseja atingir.

Outra forma de aumentar o alcance do seu canal é conectá-lo ao Facebook. Assim, todas as ações estarão integradas em ambas as plataformas.

3. Tenha uma estratégia de Marketing Digital para Instagram

Uma estratégia robusta para conseguir clientes no Instagram se relaciona diretamente à forma como o seu Marketing Digital foi estruturado. As hashtags, por exemplo, são populares entre muitos usuários de mídia social. mas, surpreendentemente, algumas empresas fazem o uso incorreto desse recurso.

Isso porque antes de escolher a melhor hashtag para a sua postagem, você precisa estruturar o seu modelo de negócios e compreender quais as demandas do seu público. Sem ações bem delimitadas de Marketing Digital é impossível garantir o uso adequado de todos os recursos da ferramenta.

Se você acredita que apenas marcar sua localização no Instagram será útil para que as pessoas encontrem a sua marca, você está enganado. Essa é apenas uma das ações que devem ser realizadas: você também precisa definir a sua persona, escolher as hashtags mais apropriadas para o objetivo que deseja atingir e o estágio de funil das leads, assim como definir tags de marca para iniciar seus esforços de brand awareness, por exemplo.

Logo, uma estratégia de Marketing Digital para Instagram deve combinar ações do Marketing tradicional com outras boas práticas de uso da plataforma, como você pode conferir nos próximos tópicos.

4. Crie um calendário editorial com postagens relevantes para vender no Instagram

Você também precisa definir o formato e os temas dos conteúdos que serão divulgados nesse canal, pois eles têm o poder de despertar o interesse do público pela sua marca — com o Marketing de Conteúdo é possível demonstrar autoridade e aumentar a percepção de valor sobre os produtos ou serviços que a sua empresa oferece junto a sua audiência.

Existem muitas ferramentas integráveis ao Instagram que ajudam a automatizar o processo de criação de conteúdo. Com o Hootsuite, por exemplo, é possível definir todo o seu calendário editorial para que você não se torne refém da implementação dessa estratégia.

A automação para Instagram permitirá que você dedique o seu tempo a outros aspectos do negócio, como o logística de distribuição ou a manutenção da presença da sua marca em outros canais, tanto físico quanto digitais. Entretanto, essa facilidade não significa que você poderá negligenciar a rede social: é apenas uma forma de identificar pontos de melhoria para crescer o seu negócio de forma sustentável.

Você ainda precisará manter o engajamento com o público: responder dúvidas, agradecer comentários, contestar objeções, curtir páginas e conteúdos de empresas cujos produtos ou serviços podem complementar a sua atuação no mercado e até se comunicar ativamente com os usuários por meio do direct ou do stories do Instagram.

5. Aposte em enquetes sobre quais conteúdos e produtos os clientes gostam

Com esse recurso disponível aos usuários do Instagram é possível dimensionar melhor a sua estratégia, tanto em relação aos conteúdos que mais atraem e encantam os usuários, quanto em relação aos produtos e serviços que eles mais gostam ou gostariam que a sua empresa disponibilizasse.

Dessa forma, você pode definir o budget mínimo e máximo para cada setor: o marketing, a pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e até as promoções ou ações de fidelização que garantem ainda mais a satisfação do público com a sua marca.

6. Crie anúncios patrocinados

Combinar uma estratégia orgânica de Marketing de Conteúdo, com uma campanha paga, por meio do Ads do Instagram é uma forma de garantir resultados tanto em curto quanto em longo prazo. Isso porque links e anúncios patrocinados geram visibilidade imediata, mas logo quando a campanha acaba, os números decrescem novamente e isso pode ser bem frustrante para quem investiu esperando retorno de forma continuada.

A continuidade da relevância e do número de usuários convertidos em clientes, porém, é uma consequência do investimento em conteúdo de valor e adequado para o perfil, as expectativas e os anseios da persona do seu negócio, o que pode ser conquistado somente com estratégias orgânicas. Entretanto, você ainda pode investir em Ads e fazer com que mais pessoas tenham acesso ao seu perfil:

cuide para direcionar os anúncios para o público cujas as características condizem com a sua persona;programe testes A/B com os anúncios oferecidos (assim é possível saber qual forma de comunicação é mais efetiva);escolha palavras-chave que estão diretamente relacionadas à sua empresa — o nome do seu negócio, o nome do produto ou serviço que você quer divulgar, os recursos que podem ser considerados diferenciais no mercado, os benefícios que a sua marca pode proporcionar ao seu público, entre outros. Nunca use o nome de um competidor direto ou escolha palavras-chave pela taxa de cliques: sempre pense na relação que ela terá com o perfil do seu negócio;garanta que a sua página tenha informações suficientes para demonstrar credibilidade e relevância: endereço completo, telefone de contato, política de entregas, política de privacidade e uso de dados, horário de funcionamento, entre outros;use recursos visuais de extrema qualidade — escolha cores condizentes com a sua plataforma de marca, use letras e fontes que não comprometem a leitura do anúncio, jamais escolha fotos com nudez, mesmo que você considere a exposição irrelevante, priorize o uso de logomarcas para a identificação imediata da sua empresa, evite cobrir os elementos da imagem com letreiros e logos.

Você pode aumentar o volume do tráfego em seu perfil com uma boa estratégia paga, direcionar o público para uma landing page, site ou blog institucional, mas tenha a certeza de que você será capaz de prover a melhor experiência de visitação nesses pontos de contato — as leads devem reconhecer valor durante todo o tempo de interação com a sua marca.

7. Faça parcerias com influencers

O marketing de influência é muito efetivo e o Instagram é o líder em conversões baseadas nas indicações feitas por influenciadores digitais. Além do grande número de seguidores nas redes sociais, esses usuários podem impactar as decisões que os compradores tomam sobre os produtos e serviços consumidos diariamente por canais digitais.

Quando os influenciadores promovem produtos e serviços em suas contas do Instagram, eles amplificam o público potencial de uma empresa, aumentam o ROI de marketing e de vendas, além de integrarem uma prova social poderosa que pode tornar o modelo de consumo digital mais confiável para usuários que ainda não se convenceram da digitalização.

Existem ainda os microinfluenciadores, pessoas com grande capacidade de transmissão de informações que atingem um público menor, mas com grande potencial de conversão em função da sua alta credibilidade, seja em um nicho específico, seja de forma geolocalizada.

8. Faça demonstrações de produtos, serviços ou processos

Por meio do Instagram é possível apresentar ao público vários aspectos do seu negócio. Essa é uma ótima maneira de mostrar o que ocorre nos bastidores da empresa, desde a fabricação, vendas e distribuição até quem são os seus colaboradores e clientes.

Por isso, dê destaque às pessoas que fazem parte de cada etapa ou processo e faça demonstrações dos seus produtos ou serviços. O mercado digital tem a desvantagem de não proporcionar experiências reais durante o processo de decisão. Isso pode ser suprido por meio de provas sociais e demonstrações.

Embora esse tipo de conteúdo seja mais efetivo em estágios mais avançados da jornada do consumidor, essa forma de comprovar a usabilidade e a qualidade dos produtos ou serviços que a sua empresa comercializa influencia as decisões de consumo dos clientes, seja em um primeiro contato, seja em vendas recorrentes, e deve ser amplamente usada para garantir a credibilidade da sua marca.

9. Use amplamente os recursos oferecidos pelo Instagram

Já falamos sobre o uso de recursos como hashtags, @ para marcação de usuários, compra direta pelo aplicativo, localização para atingir um público mais específico, anúncios com o Ads do Instagram, direct para conversas individuais, entre outros. Mas o Instagram tem outras inúmeras funcionalidades que podem ser úteis para a divulgação do seu negócio.

Você pode usar os stories, fazer lives, vídeos ou reels no Instagram. Assim é possível aumentar a exposição da sua marca sem comprometer a experiência dos usuários ou cansar os seus clientes com o mesmo tipo de conteúdo. Por isso, embora o Instagram seja uma rede social mais visual, baseada principalmente na publicação de imagens, você deve usar outros formatos de postagens.

Um vídeo, por exemplo, pode converter seguidores que dificilmente param para ler publicações escritas, enquanto os stories permitem compartilhar informações efêmeras, mas com grande potencial de conversões.

Com esse recurso é possível adicionar legendas, fazer bumerangues, realçar textos, mudar o estilo de fonte, criar enquetes, usar adesivos deslizantes, fazer perguntas e contagem regressiva, ou seja, usar várias formas de interatividade que chamam a atenção do público e garantem maior nível de engajamento.

Os stories também permitem que a sua marca se mantenha no topo do feed do usuário por mais tempo e se o engajamento for considerável, o Instagram libera a funcionalidade “deslizar para cima”, para que o usuário seja direcionado para uma página sem precisar sair do app.

Outro recurso interessante, o IGTV, permite a postagem de vídeos mais longos, o que pode ser interessante para a publicação de conteúdos passados, como webinars ou lives.

10. Recompense seus seguidores

Um programa de fidelidade ou recompensas, com a distribuição de prêmios, veiculação de conteúdos personalizados, concessão de descontos exclusivos ou o compartilhamento de informações privilegiadas, por exemplo, é uma forma de manter todo o público conquistado com os seus esforços de Marketing Digital em contato com a sua marca.

Esse contato frequente aumenta as chances de fidelização e, principalmente, de satisfação pela experiência proporcionada pela sua marca.

Com esses recursos e ferramentas não vai ser difícil aprender como conseguir clientes no Instagram. A plataforma tem grande potencial para se tornar o futuro do comércio eletrônico e o streaming de vendas.

Agora que você sabe como conseguir clientes no Instagram, veja como configurar o Instagram Ads de forma a tornar a publicidade paga parte da sua estratégia de visibilidade e conversões!

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