E-mail: rafael@turbineseusite.com.br   |   Telefone: (41) 99521-8611

Suporte 24/7

CFROI (Cash Flow on Investiment): o que é, como calcular e aplicar
22 de julho de 2021

As métricas são cada vez mais importantes para a realidade de uma empresa. Seja para aumentar as vendas, seja para ter maior controle sobre o desempenho interno das suas estratégias e ações. Os indicadores podem direcionar o planejamento de uma companhia com maior precisão, oferecendo insights valiosos para o desenvolvimento da organização e o CFROI é um deles.

A sigla para Cash Flow on Investiment — que pode ser traduzido como retorno do fluxo de caixa sobre o investimento — representa uma métrica cada vez mais utilizada para entender mais sobre os retornos econômicos alcançados por uma empresa. Para apresentar esse conceito e possibilitar que você o utilize no seu planejamento estratégico, vamos abordar os seguintes tópicos neste artigo:

Preparado para entender o que é CFROI e como ele pode ser valioso para o crescimento sustentável da sua companhia? Continue a leitura deste artigo!

O que é CFROI?

O CFROI é uma métrica utilizada para avaliar o desempenho financeiro de um investimento, produto ou empresa como um todo. O objetivo é identificar se os recursos são aplicados de forma eficiente ou não. Assim, é possível entender mais sobre como o valor financeiro é gerado por uma companhia, o que pode ser muito importante para uma startup em busca de investidores, por exemplo.

Formulada pela HOLT Value Associates, uma empresa global de consultoria financeira, a métrica mostra se um projeto, um produto ou a companhia, como um todo, está performando como o esperado do ponto de vista econômico. Como considera fatores como a inflação nas suas contas, o cálculo final apresenta um número muito preciso e próximo da realidade.

Por conta disso, é natural que o CFROI seja utilizado por investidores para entender mais sobre o desempenho de uma companhia. Afinal, não se analisa apenas o resultado financeiro de um período, mas sim como aquele valor foi alcançado e o que precisou ser investido para conseguir o retorno. Dessa forma, é possível entender como o dinheiro é “criado” dentro daquela empresa.

A partir da comparação entre o fluxo de caixa da companhia e o capital empregado nas operações, é possível chegar ao CFROI. A partir dele, então, a empresa e os investidores em potencial conseguem entender mais sobre a diferença e a utilização dos recursos disponíveis. Ou seja, quanto uma organização consegue gerar a partir daqueles fundos iniciais.

Para que serve esse indicador?

Um dos grandes benefícios de utilizar o CFROI dentro da sua organização é a variedade de aplicações possíveis a partir dessa métrica. Não à toa, ela é vista pelo mercado como uma maneira de entender o desempenho financeiro de uma empresa sem distorções comuns, mas que podem acabar atrapalhando uma decisão que pode ser muito importante.

Ou seja, o CFROI permite entender qual foi o retorno de uma empresa em relação aos investimentos que foram realizados. Qual foi o aproveitamento do que foi disponibilizado para a companhia? Em resumo, ele mostra qual é o grau de eficiência da empresa em relação ao uso dos recursos. A capacidade de geração de caixa também é outro ponto que pode ser observado a partir dessa métrica.

Sendo assim, o CFROI fornece uma visão de como cada empresa opera internamente. Não adianta ter um grande fluxo de caixa se for necessário fazer uma série de grandes aportes e investimentos. A grande questão envolvendo essa métrica é conseguir entender como é realizado o aproveitamento de recursos dentro das operações de cada empresa.

Outro uso muito interessante do CFROI está na comparação entre uma empresa e os seus concorrentes. Por mais que cada uma utilize uma abordagem distinta em relação ao planejamento financeiro ou o uso dos recursos disponíveis, a métrica mostra o aproveitamento financeiro. Isso possibilita que seja realizada uma comparação mais realista e justa para entender quem tem o melhor desempenho.

Como calcular o CFROI?

Antes de entender qual é a fórmula do CFROI, é preciso entender quais elementos são necessários para realizar o cálculo. O primeiro que precisa ser verificado é o fluxo de caixa operacional. Em resumo, são as operações regulares da sua companhia, como a receita de vendas, os custos necessários para a produção, os salários dos profissionais que trabalham com você, investimentos em Marketing, enfim, tudo o que é preciso para funcionar.

Já o capital empregado nada mais é do que a subtração dos ativos da companhia pelo passivo circulante, que representam os gastos dentro de um ano, como as contas que precisam ser pagas, os valores a serem acertados com fornecedores, impostos e outros gastos, como empréstimos. Ou seja, basta identificar esses números para ter o elemento que faltava.

Pronto, agora que você já tem todas as informações necessárias para fazer o cálculo, a conta para descobrir o CFROI é muito simples:

CFROI = fluxo de caixa operacional / capital empregado.

O resultado final será uma porcentagem, que apresenta quanto do capital empregado é convertido em retornos financeiros para a empresa. Para saber o real funcionamento do CFROI, nada melhor do que um exemplo, não é mesmo? Imagine que um investidor está em busca de uma startup no setor financeiro, mas ainda não sabe qual opção escolher entre X e Y.

A companhia X gerou um fluxo de caixa de 10 milhões de reais em 2020 e um capital empregado de 50 milhões. Já a empresa Y produziu 15 milhões de reais no mesmo período de fluxo de caixa, com 90 milhões em capital empregado. Calcular o CFROI pode ser um indicativo de qual empresa tem métodos mais eficientes para a geração de valor. Vamos aos cálculos:

CFROI de X = 10 milhões / 50 milhões

CFROI de X = 0,2

CFROI de X = 20%

Já para Y:

CFROI de Y = 15 milhões / 90 milhões

CFROI de Y = 0,16

CFROI de Y = 16%

Dentro desse cenário, portanto, a empresa X está utilizando melhor o seu capital. Ou seja, 20% do que investe está sendo transformado em recursos financeiros, enquanto a empresa Y está transformando apenas 16% dos recursos empregados em dinheiro. Isso reforça a importância de que os ganhos nem sempre devem ser os únicos critérios utilizados para encontrar o valor real de uma companhia.

Como aplicar os resultados na empresa?

Imagine que um e-commerce quer expandir as suas operações e realizar entregas em outros estados no Brasil. Essa decisão não pode ser tomada de uma hora para outra, certo? É necessário realizar um planejamento sobre quais são os valores previstos de entrada e saída do caixa para que a operação seja realizada. O CFROI pode ser utilizado, então, para comprar com os possíveis obstáculos para uma melhor tomada de decisão.

Outro exemplo de aplicação prática do CFROI é conseguir identificar o melhor aproveitamento dos recursos na companhia. Por mais que as metas estipuladas sejam alcançadas ao final de um período, isso não significa que a produtividade e a eficiência foram satisfatórias. A métrica ajuda a entender melhor qual foi o real aproveitamento dos recursos internos.

Por mais que seja muito utilizado por agentes externos antes de realizar um investimento, o CFROI também acaba sendo muito útil para as empresas que querem se manter competitivas dentro de um cenário de muita concorrência e exigência do mercado. Isso proporciona uma abordagem consistente e mais ampla, que pode ser usada para comparar o desempenho operacional em um portfólio, um mercado ou um universo global de empresas.

Assim como o ROI é muito valioso para, por exemplo, acompanhar o desempenho das ações de Marketing Digital, o CFROI oferece um olhar mais amplo e preciso sobre como os recursos financeiros na totalidade são aplicados na realidade da empresa e os retornos conquistados.

Na era da transformação digital, conseguir identificar e avaliar melhor o aproveitamento dos seus recursos pode ser fundamental para se destacar no curto, médio e longo prazo. É a partir do cálculo de métricas como o CFROI que você vai conseguir entender mais sobre a eficiência das suas estratégias e como é possível conquistar melhores resultados com o tempo.

Utilizar o CFROI é mais uma opção para ter informações relevantes e precisas sobre o desempenho financeiro da sua empresa. A métrica mostra como é feito o uso dos recursos disponíveis e permite que seja realizada uma avaliação sobre os acertos, erros e os pontos de melhoria. Ao compreender essa operação interna, torna-se mais simples realizar as correções com precisão.

Além de conhecer mais sobre métricas e indicadores financeiros, também é importante entender como executar essas estratégias na prática, certo? Então saiba quais são os 8 erros ao fazer fluxo de caixa de uma empresa!

The post CFROI (Cash Flow on Investiment): o que é, como calcular e aplicar appeared first on Rock Content – BR.

Fonte do artigo:

Rock Content – BR

Leia o artigo original clicando no link abaixo:

Read More

Leia Também

Postagens relacionadas em nosso Blog sobre Design, SEO, Marketing e Tecnologia.