E-mail: [email protected]   |   Telefone: (41) 99521-8611

Suporte 24/7

Entre em contato

Pledge 1%: Por que a Rock Content se comprometeu a doar 1% das suas ações para iniciativas de impacto social?
9 de agosto de 2021

Em mais um grande passo rumo à aceleração da transformação social, nos comprometemos com a doação de 1% das ações da Rock Content para impacto social. Por meio da organização global Pledge 1%, a empresa está formalizando a reserva de 1% do seu capital para apoiar e financiar projetos voltados ao impacto social nos próximos anos. O primeiro passo foi a aprovação do Conselho da Rock Content.

Nossa decisão foi inspirada em empresas globais que admiramos como, por exemplo, Twilio, Crunchbase e Atlassian. Na prática, o que isso significa para a sociedade e o mercado corporativo? 

Leia o artigo e entenda melhor o nosso próximo grande passo com o impacto social!

Uma breve retrospectiva

Desde 2019, a Rock Content está empenhada em causar impacto positivo ao nosso redor. Com esse objetivo, foi criada a Rock.org, nossa iniciativa de impacto social. Apesar de ser um setor recente, o compromisso da empresa com impacto social avança significativamente ao longo dos anos.

De acordo com o nosso CEO da Rock Content, Diego Gomes, o compromisso de retribuição para nossas comunidades sempre esteve no DNA da empresa.

“Sempre nos preocupamos em criar oportunidades de crescimento. Está em nossa missão. Começamos com a educação em marketing digital e criando oportunidades para nossos talentos ganharem dinheiro enquanto fazem o que amam.

Sempre foi uma força motriz e hoje temos histórias incríveis de pessoas que se juntaram a nós neste sonho e tiveram suas vidas transformadas: pessoas que encontraram o primeiro emprego, ou até conseguiram sustentar a família e pagar os estudos.

Queremos seguir nessa trajetória, garantindo que nosso compromisso com impacto será uma peça chave do nosso legado!”

Em termos de comprometimento com impacto social, nossa primeira iniciativa foi envolver os colaboradores para ser uma força do bem com a doação de 1% do tempo de trabalho para retribuir. 

Isso significa que os Rockers — como chamamos os nossos colaboradores — possuem o benefício de doar de 1% do seu tempo (3 dias por ano) dentro da empresa para ações de voluntariado internas ou externas.

Além disso, desde a criação da Rock.org em 2019, realizamos, anualmente, o Dia do Voluntariado para apoiar instituições alinhadas com nossas causas de educação e empregabilidade. Atualmente, nossa taxa de engajamento com o compromisso de voluntariado é de 66% da nossa equipe.

Em 2020, encontramos nossa missão de impacto social: compartilhar conhecimento para acelerar a transformação social. Com esse objetivo, iniciamos a doação de cursos da Rock University para grupos sub-representados social e economicamente — neste caso, mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência e comunidade LGBTQIA+.

Através deste compromisso, conseguimos impactar mais de 50 mil alunos de 2020 até junho de 2021. Desta forma, estamos possibilitando que inúmeras pessoas se tornem grandes profissionais capacitados, e levando também mais diversidade e inclusão para o mercado de trabalho.

Agora, estamos indo além! Por meio da iniciativa Pledge 1%, a Rock Content comprometeu-se a doar 1% de seu capital para o impacto social.

Compromisso Equity Pledge

O que é a doação de equity?

O compromisso Equity Pledge significa reservar 1% do nosso capital social (ou seja, das ações da empresa) da Rock Content para investir em impacto social. Esta ação demonstra nosso comprometimento de longo prazo em retribuir e financiar de forma sustentável o trabalho de impacto social nos próximos anos.

Confira outras empresas globais comprometidas com a iniciativa Pledge 1%:

Twilio;Crunchbase;Atlassian.

Por que nos comprometemos?

Cada vez mais buscamos alinhar crescimento e propósito, e o compromisso do Pledge 1% representa o caminho que a Rock Content quer trilhar para causar impacto positivo no mundo.

Para Patrícia Moraes, nossa conselheira e investidora, além de fundadora da Unbox Capital, a tomada de decisão do board da Rock Content para apoiar o Equity Pledge foi um movimento natural dentro da forma como a empresa já atua. Neste sentido, a decisão veio para complementar uma cultura de retribuição que já existe.

“A questão do Equity Pledge fala muito alto nessa direção. À medida que você está gerando valor no seu negócio, você está distribuindo com outros o valor que está sendo gerado. Faz parte da cultura da empresa. Essa paixão sempre foi um dos pilares que chamaram nossa atenção no case da Rock”

O compromisso Equity Pledge é mais uma forma de reafirmar nossos valores. Com essa iniciativa, estamos liderando pelo exemplo, incentivando que outras empresas conheçam iniciativas como o Pledge 1% e se comprometam com impacto social de forma verdadeira.

Como fizemos este compromisso?

A organização Pledge 1% apoiou a Rock Content durante todo o processo de doação de capital, fornecendo materiais, referências e conselhos para nos apoiar a tomar a melhor decisão.

Para quem não conhece, o Pledge 1% é um movimento global para criar um novo normal, onde retribuir está no DNA de empresas de todos os tamanhos e estágios. Seu papel é inspirar, educar e capacitar todas as empresas para serem uma força do bem.

Compromissos da Rock Content:

1% do TEMPO: benefício de doação de 1% do tempo de trabalho para atividades de voluntariado interna ou externamente;1% do PRODUTO: doação de um dos nossos produtos — cursos pagos da Rock University, nossa plataforma de educação, para grupos sub-representados e economicamente vulneráveis;1% do CAPITAL SOCIAL: compromisso recente de doação de 1% das ações da Rock Content.

O impacto do Equity Pledge

Segundo Diego, é nítido que clientes, colaboradores e a comunidade ao redor se preocupam em estar ligados a uma empresa que quer deixar sua “pequena marca” no mundo.

“O Equity Pledge para nós significa que estamos comprometidos em compartilhar o valor criado pela Rock com causas nas quais acreditamos (…) Acreditamos que isso é muito importante para garantir que nosso legado de impacto seja preservado. O sucesso para nós é construir uma empresa impactante que vai durar mais que nós!”, afirma.

Patrícia Moraes, também acredita que esse tipo de compromisso se relaciona com todos os nossos stakeholders. Ela defende que “a forma como você investe reflete o impacto que você quer ter no mundo”.

Compartilhamos do mesmo pensamento. Por isso, queremos apresentar como o Equity Pledge impacta positivamente nossos stakeholders:

Para a comunidade

Assim que a doação tiver liquidez, como por exemplo no caso de um IPO ou uma venda secundária de ações, faremos doações de forma estratégica para organizações sem fins lucrativos e projetos em todo o mundo que compartilham nossa missão, com foco em educação e empregabilidade.

Desta forma, teremos mais recursos para dimensionar nosso impacto, doando de forma estruturada para aqueles que precisam de educação de qualidade e melhores oportunidades de trabalho.

Para os rockers

Diego Gomes aponta os Rockers como principais incentivadores do impacto social dentro da Rock Content. 

“Nossos maiores responsáveis são os Rockers, desde o conselho até a linha de frente! Eles não apenas se preocupam com o impacto tanto quanto eu pessoalmente, mas também agem e constroem com foco em deixar impactos significativos para as comunidades ao nosso redor! São eles que fazem acontecer.”, afirma o CEO.

Em relação a sua função neste âmbito, Diego se coloca como um facilitador: “Eu me preocupo muito em criar um impacto positivo no mundo e isso é uma parte significativa do que queremos para o nosso legado (…) Meu papel como CEO da Rock é ser um facilitador de impacto!”.

Diego conta que, quando pergunta aos colaboradores sobre o impacto social da Rock Content, todos respondem que esse foco é uma das principais razões pelas quais a Rock é escolhida como seu local de trabalho.

“Os Rockers vêm para o trabalho mais motivados, entusiasmados e se sentem orgulhosos de seu trabalho, do que estamos construindo aqui. Vestir uma camisa da Rock hoje significa ‘nos preocupamos em fazer a diferença, nos preocupamos com nosso legado’.

Por isso, continuamos entregando ótimos resultados de negócios. Para mim, isso é o melhor dos dois mundos. Impacto é um negócio com propósito e nosso compromisso garante que essas coisas andem de mãos dadas!”

Para nossos investidores e mercado

A decisão significa agora que nossos atuais investidores têm essa missão e objetivo de longo prazo alinhados conosco. O compromisso recebeu a resposta positiva do board para ser realizado, o que significa que os investidores estão completamente envolvidos na iniciativa

Já os futuros investidores também vão compartilhar essa crença conosco. Isso demonstra o quanto o impacto social está no nosso DNA em todos os níveis e é uma prioridade para nós.

Para Patrícia, gestora da Unbox Capital, todas as empresas precisam encontrar o seu propósito e, a partir disso, descobrir como melhorar e promover impacto social positivo. Pela visão e experiência da conselheira, empresas como a Rock Content, que possuem abertura cultural e propósito definido, conseguem reter mais talentos, conquistar mais clientes e atrair investidores.

Atualmente, já faz parte do processo de due diligence dos principais investidores investigar o compromisso e maturidade das empresas com o ESG, da sigla em inglês para “environmental, social and governance” nos processos de diligência. “Todas essas questões de governança, sociais, ambientais, fazem parte da cultura da empresa. É o todo, e não apenas um pilar.”

Quando a empresa já encontrou o seu propósito ou está disposta a buscá-lo, o papel dos investidores e conselheiros será “ajudar a semente a desabrochar”, conforme ilustra Patrícia. É uma oportunidade de viabilizar uma nova forma de fazer negócio com comprometimento de impacto social.

O futuro do impacto social

Ainda que seja difícil imaginar o cenário ideal para a melhor versão do mundo, passos como os que a Rock Content têm dado indicam uma grande transformação social em andamento.

Na opinião de Diego, o compromisso para doação de equity é um passo importante para garantir que nossas iniciativas de impacto cresçam no futuro.

“O impacto que criamos agora está vinculado ao crescimento do negócio. O compromisso de capital para nós significa que em um evento de liquidez, em uma rodada futura ou (muito provavelmente) em um IPO, temos uma quantidade significativa de recursos lá, para continuar a financiar essas iniciativas importantes!”, detalha o CEO.

Além disso, o comprometimento de impacto pelos próximos anos fortalece a estratégia de globalização e cultura da Rock Content. Para Diego, compromissos como este aproximam a empresa de pessoas que pensam o impacto da mesma forma que nós.

Assim, temos uma fórmula muito positiva como organização, frente ao mercado e à sociedade: mais talentos, mais alinhamento cultural = mais impacto.

Para a conselheira Patrícia Moraes, sem dúvidas há uma naturalização do impacto social e ESG ocorrendo dentro do mercado corporativo. E, no futuro, isso será ainda mais forte. Por isso, é necessário “empresas com alma” — expressão usada por ela para definir empresas que possuem propósito e uma cultura forte.

Um caminho possível para as empresas trilharem, segundo a board member, é “olhar primeiro para dentro de casa, encontrar os gaps que são importantes e que podem mudar a empresa de patamar, e aí ir implementando as ações que podem transformar a cultura e a empresa”.

A Rock Content sempre foi muito consistente nisso, desde ter a Rock.org, pois a empresa vem evoluindo nessa conscientização”, destaca Patrícia.

Com grandes e positivas expectativas para o futuro, Gabriela Crego, Líder de Impacto Social da Rock Content, afirma:

“Desde a criação, o time da Rock.org se preocupou em fazer um trabalho coerente e consistente em termos de impacto e resultado. Em 2021, estamos prontos para expandir nossos esforços de impacto social: comprometemos nosso capital social. E, para o futuro, estamos trabalhando para ver ainda mais resultados e ações nesta direção.”

Quer saber mais sobre nossos esforços de impacto social? Visite nossa página!

The post Pledge 1%: Por que a Rock Content se comprometeu a doar 1% das suas ações para iniciativas de impacto social? appeared first on Rock Content – BR.

Fonte do artigo:

Rock Content – BR

Leia o artigo original clicando no link abaixo:

Read More

Leia Também

Postagens relacionadas em nosso Blog sobre Design, SEO, Marketing e Tecnologia.