E-mail: [email protected]   |   Telefone: (41) 99521-8611

Suporte 24/7

Entre em contato

Marketing e finanças: saiba como os dois times devem trabalhar juntos
15 de setembro de 2021

Marketing e finanças devem trabalhar juntos para garantir o sucesso das atividades empresariais. Afinal, toda ação de marketing depende de orçamento e planejamento para ser viabilizada.

Logo, a união desses dois setores é imprescindível para que as decisões referentes aos rumos do negócio sejam tomadas de forma estratégica, ou seja, em prol dos melhores resultados em vendas.

Assim, enquanto o marketing idealiza e planeja todas as estratégicas para a divulgação da marca, produtos e serviço — com o objetivo de trazer capital para a organização — o setor financeiro atua como um aliado. É ele que garante o investimento necessário para a captação de novos leads.

Quando a sinergia entre esses dois setores não funciona dentro da empresa, os prejuízos podem ser enormes, impactando negativamente os resultados da organização. Quer aprender como marketing e finanças devem trabalhar juntos? Confira, neste artigo que preparamos para você:

Qual é o papel do marketing dentro da empresa?

O setor de marketing é o responsável por criar estratégias para atrair e reter clientes em uma organização. Isso pode acontecer de diversas formas, tanto no meio off-line quanto online.

O marketing também é responsável pelo relacionamento com o cliente e por ações que agreguem cada vez mais valor à marca, como ações mercadológicas e de cunho social. A depender do segmento da empresa, isso é fundamental para a consolidação de uma marca forte.

Para a efetivação das ações, o departamento de marketing faz um mapeamento completo do negócio. Dessa forma, é possível entender o papel da empresa no mercado e criar ações que realmente tragam os resultados pretendidos pela organização.

No âmbito do marketing digital, por exemplo, o setor atua na elaboração de uma persona, que serve como base para elaboração de conteúdos que conversem com as dores desses potenciais clientes. A partir dessa estratégia, é possível estudar e criar as fases de venda, formatando campanhas de comunicação adequadas para cada perfil de cliente ideal.

Separamos para você, a seguir, algumas das responsabilidades do setor de marketing. Acompanhe:

criar campanhas online e off-line para divulgação de produtos e serviços;proporcionar boas experiências para o público de relacionamento da empresa, o que inclui clientes;identificar e organizar processos para consolidação da marca;gerir o orçamento de todas as campanhas;garantir que o time de vendas, de marketing e dos demais setores da empresa estejam alinhados com os objetivos da organização;criar métricas e indicadores de desempenho;coletar e analisar informações relevantes para o time de vendas;criar estratégias de expansão da marca;gerar valor para a marca.

Vale lembrar que, com o avanço da tecnologia e a transformação digital fazendo cada vez mais parte da rotina das pessoas, o marketing digital tem conquistado cada vez mais espaço, suportando as estratégias de divulgação da marca, produtos e serviços do negócio.

Como o setor financeiro contribui para os resultados do negócio?

A correta gestão dos recursos financeiros de uma empresa é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, e não é diferente quando o assunto é o setor de marketing. Afinal, é preciso garantir que as verbas sejam otimizadas e que os investimentos tragam o retorno esperado. Assim, além de um conteúdo atrelado às dores da sua persona, é preciso garantir que todo esse esforço traga resultados na geração de leads, por exemplo.

Logo, o setor financeiro é um aliado, à medida que consegue dar o suporte necessário para a equipe de marketing atuar usando os recursos financeiros disponíveis, com a estrutura e o planejamento necessários para assegurar a efetividade das ações propostas.

Quais são os principais benefícios de integrar marketing e finanças?

Até aqui, você já deve ter percebido que o setor financeiro deve ser um dos grandes parceiros do marketing. É ele que vai pagar os fornecedores, usando as verbas disponibilizadas em um planejamento inicial.

Isso garante que as ações transcorram com tranquilidade, aumentando as chances de sucesso das campanhas. Mas, caso ainda tenha dúvidas de que essa é mesmo uma boa ideia, separamos os principais benefícios de integrar marketing e finanças para você conhecer. Acompanhe!

Otimização do orçamento da empresa

Com a economia instável devido a diversos fatores, entre eles, a pandemia desencadeada pelo novo coronavírus, investir em marketing tem se tornado um grande desafio para as empresas, que precisam utilizar da melhor forma os recursos disponíveis.

O setor de marketing, ao contar com os conhecimentos de planejamento e projeção de verba do setor financeiro, pode distribuir os recursos da melhor forma, prevendo cenários futuros e uma possível desaceleração da economia, por exemplo.

Aumento da produtividade

Usando as métricas e indicadores de desempenho estabelecidos, as equipes de marketing e finanças podem se tornar mais produtivas e eficientes. Afinal, elas podem se concentrar em realizar as atividades que gerem os melhores resultados para o negócio.

Melhores resultados sobre investimentos

Aliar-se ao setor financeiro da empresa para fazer as projeções de investimento das campanhas é fundamental para garantir o melhor Retorno sobre Investimento (ROI). Logo, ao analisar essa métrica, é possível identificar quais campanhas e ações realmente são eficientes, e descartar ou corrigir as estratégias daquelas que não renderam o resultado esperado.

Como o posicionamento da marca se fortalece com marketing e financeiro agindo juntos?

Trabalho em equipe é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento, e não é diferente quando o assunto é marketing e finanças. Com as metas estabelecidas, é possível agir de forma mais efetiva, gerindo estratégias e recursos da melhor forma.

Além disso, as equipes envolvidas nas ações de marketing se sentem mais motivadas, contribuindo para o alcance de melhores resultados. Dessa forma, a empresa passa a contar com uma cultura interna de alta performance, com processos bem estruturados, o que se reflete positivamente na imagem da marca no mercado.

Isso porque ninguém deseja fazer negócios com empresas que não honram os seus compromissos ou são desorganizadas, não é mesmo? Logo, ao aliar estratégias, metas e recursos bem definidos para as campanhas de marketing, a empresa fortalece a sua imagem no mercado, ao mesmo tempo em que se torna mais desejada pelos seus públicos de relacionamento.

Como a criação de metas em comum potencializa a integração dos setores de marketing e finanças?

Com um planejamento orçamentário em mãos, é possível identificar a origem e o destino dos recursos, sempre justificando esses investimentos, ou seja, eles devem ter retorno à altura do recurso que foi empregado.

Nesse cenário, o cálculo do ROI se faz necessário mais uma vez, analisando o quanto o volume de vendas aumentou em relação a quanto foi investido. Com isso, é possível identificar se as estratégias traçadas são viáveis ou não.

Como usar ferramentas para otimizar o alinhamento de marketing e finanças?

Quanto mais a empresa se expande, maior é a necessidade de contar com controles efetivos de investimentos, a fim de evitar desencontros no fluxo de caixa e, até mesmo, nos pagamentos de fornecedores e conciliações fiscais. Com o uso de um sistema integrado de gestão empresarial (ERP), todas as transações referentes ao fluxo de caixa podem ser conciliadas com o planejamento prévio de marketing.

Isso garante à gestão acompanhar os investimentos e fazer ajustes, caso necessário. Com a ajuda de softwares, ainda é possível contar com relatórios, o que facilita a contabilidade e a gestão do negócio como um todo.

Como implantar ações para ter os setores de marketing e finanças alinhados?

Agora que você já sabe a importância da união entre marketing e finanças, e como esses dois setores podem caminhar juntos, veja como implantar ações para integrar essas áreas na sua empresa!

Estipule metas e objetivos

Em primeiro lugar, é preciso que a gestão de ambos os setores se reúnam para estipular as metas e objetivos das ações propostas, tendo como foco o capital disponível para as estratégias de marketing.

É fundamental estabelecer quais serão os retornos em número de leads gerados ou a taxa de cliques dos seus anúncios, e qual o investimento necessário para tal. Essas ações devem ser baseadas em dados, levando em consideração o investimento proposto.

Faça revisões periódicas no planejamento

Quem trabalha com marketing sabe que é preciso ajustar as rotas de vez em quando. Isso porque o mercado é bastante dinâmico e sofre várias influências, entre elas, o da própria concorrência.

Logo, é preciso rever o planejamento de tempos em tempos, a fim de tomar as melhores decisões para o negócio. Com isso, fica mais fácil reconhecer quais estratégias aplicar para alcançar os resultados pretendidos.

Faça o acompanhamento dos indicadores de resultados

Em especial, para quem trabalha com marketing digital, o estabelecimento de métricas é fundamental para mensurar a repercussão das estratégias adotadas. No entanto, vale lembrar, que as métricas da vaidade devem ser evitadas, já que elas podem fazer a empresa perder dinheiro e oportunidades de gerar novos leads.

Logo, é preciso ter atenção a indicadores como o ROI e o ROAS (Return on Advertising Spend) para saber quais das suas ações estão trazendo o retorno esperado.

Como vimos, marketing e finanças não só podem, mas devem seguir como aliados em busca dos melhores resultados para as empresas. Com isso, você otimiza o capital investido, ao mesmo tempo em que pode acompanhar os indicadores e sugerir as correções necessárias para o alcance dos números pretendidos.

Se você gostou deste artigo sobre marketing e finanças, aproveite para conferir como obter conversões com conteúdo interativo!

The post Marketing e finanças: saiba como os dois times devem trabalhar juntos appeared first on Rock Content – BR.

Fonte do artigo:

Rock Content – BR

Leia o artigo original clicando no link abaixo:

Read More

Leia Também

Postagens relacionadas em nosso Blog sobre Design, SEO, Marketing e Tecnologia.