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Aprenda o que faz um criador de conteúdo digital dentro da sua empresa
4 de outubro de 2021

No universo da internet, das redes sociais e do marketing digital, a criação de conteúdo vai muito além de contar com diversas publicações. Afinal, ela pode gerar diversos benefícios altamente relevantes às empresas que desejam obter maior sucesso no mercado. Mas, o que faz um criador de conteúdo digital?

Provavelmente, você já ouviu falar nos termos creators e influenciadores digitais: eles funcionam como sinônimos ou se referem a elementos distintos? A profissão que envolve a criação de conteúdo é uma das que mais tem crescido nos últimos anos e, de acordo com o relatório Jobs of Tomorrow: Mapping Opportunity in the New Economy, as atividades “especialista de conteúdo” e “produtor de conteúdo” estão no ranking das profissões emergentes de 2020.

Ao longo deste artigo, você vai ficar por dentro de tudo o que precisa saber sobre o que faz um criador de conteúdo digital, quais benefícios ele pode gerar para o negócio e o porquê de contratar esse profissional para impulsionar os seus resultados e alcançar os objetivos da sua empresa com mais segurança e eficácia. Nele, abordaremos os seguintes tópicos:

Boa leitura!

Qual é a importância da criação de conteúdo para uma empresa?

O marketing de conteúdo é um dos principais pontos do marketing digital, que tem ganhado bastante força nos últimos anos. Ele contribui para o aumento do alcance e do engajamento das empresas que investem em conteúdos relevantes nas redes sociais e na internet como um todo. Além disso, ajuda a aproximar as marcas dos seus clientes de forma orgânica e eficaz.

Segundo dados de uma pesquisa da DemandMetric, investir em marketing de conteúdo custa 62% menos do que o marketing tradicional. Além disso, gera em média 3 vezes mais leads para as empresas. Então, investir em criação de conteúdo é uma ótima forma de obter resultados incríveis e crescentes com melhor custo-benefício.

O que faz um criador de conteúdo digital?

Os influenciadores digitais tendem a influenciar outras pessoas a comprarem determinados serviços ou produtos com a ajuda dos seus fãs ou seguidores, que se identificam com os seus conteúdos nas redes sociais. Já os creators ou criadores de conteúdo digital preferem compartilhar conteúdo de valor para ajudar ou inspirar outras pessoas.

Dessa forma, o criador de conteúdo digital trabalha não somente para influenciar na compra de algo, mas se preocupa em fazer conteúdos relevantes para parceiros, marcas e seguidores. Dessa forma, cria conexão, promove causas ou temáticas relevantes, firma propósitos e expande oportunidades para o seu público.

Por que contratar um criador de conteúdo digital para a sua empresa?

Agora que você já sabe o que faz um criador de conteúdo digital, pode estar se perguntando os motivos para contratar um profissional como esse para trabalhar em sua empresa. Será que realmente vale a pena investir nesse setor? Como ele pode ajudar você no dia a dia do seu empreendimento? Vamos falar sobre isso nos próximos tópicos para lhe ajudar nessa decisão. Siga conosco!

Ajuda especializada

Como falamos há pouco, os criadores de conteúdo digital buscam sempre oferecer conteúdos realmente relevantes ao seu público, sendo coerentes com seus valores, objetivos e aprendizados. Assim, eles tendem a atuar em nichos como entretenimento, beleza, gastronomia, tecnologia, lifestyle, relacionamento, leitura, maternidade, esporte, entre outros.

Além disso, se especializam em determinados assuntos para ajudar outras pessoas a firmar parcerias com marcas que tenham a ver com a sua audiência.

Adaptação conforme o crescimento do empreendimento

Uma boa criação de conteúdo digital conta com diversos formatos, mídias e possibilidades para se relacionar com outras pessoas, criar vínculos com os clientes, divulgar a sua marca, gerar diferenciais no mercado e abrir caminhos para oportunidades importantes.

Por ser uma estratégia mais econômica e utilizar diversos meios, você pode adaptar as suas estratégias de acordo com os recursos financeiros disponíveis no momento para, depois, expandir os conteúdos nos canais de vendas e contatos da sua empresa.

Conteúdo profissional

Como é possível perceber, o profissional que trabalha com conteúdo se preocupa em entregar materiais realmente relevantes, condizentes com os objetivos da empresa e as características do seu público.

Para isso, fazem pesquisas, prestam atenção nas tendências, unem criatividade e estratégia, conversam com outros criadores e usuários e, assim, se dedicam para entregar o melhor em formatos diversos.

Tudo isso com o objetivo de ajudar mais pessoas, aumentar as oportunidades de parceria, além de expandir seu alcance e reconhecimento na internet.

Produção de conteúdos variados

Além de textos para web, blog posts, e-books, guias, materiais promocionais e e-mails para newsletter, criadores de conteúdos digitais também podem produzir conteúdos em forma de imagens, vídeos, músicas, stop motions, podcasts, ensaios fotográficos, ilustrações, entre outros.

Há uma infinidade de possibilidades que pode ser aproveitada com esse trabalho, gerando identificação com o público, engajamento com clientes em potencial, mais visibilidade no mercado e geração de competitividade.

Como escolher um criador de conteúdo digital de forma eficaz?

Para ter mais segurança na hora de contratar um criador de conteúdo digital para a sua empresa, a fim de obter mais eficácia com as suas estratégias de marketing de conteúdo na internet, é recomendável ter uma comunicação transparente e agendar uma call para explicar tudo o que você espera com esse trabalho.

Nesse momento, é importante abordar as necessidades da empresa e ter atenção para algumas características no currículo ou portfólio do profissional. Entre elas estão:

experiência com marketing digital;entendimento sobre público-alvo e persona;experiência no ramo de atuação da sua empresa;conhecimento sobre técnicas de SEO e otimização em páginas de busca;trabalhos com escrita web, revisão gramatical e ortográfica.

Quais habilidades um bom criador de conteúdo digital deve ter?

Por ser uma profissão relativamente nova, muitas pessoas ficam em dúvidas sobre quais são as principais habilidades e competências que um bom criador de conteúdo digital deve ter por meio de suas experiências e aprendizagens.

Entretanto, já há alguns fatores que são considerados altamente relevantes para analisar o trabalho desse profissional e, assim, ter a oportunidade de fazer boas escolhas em sua empresa. Confira, a seguir, as principais habilidades para ficar de olho e ter mais sucesso.

Organização

Para uma produção de conteúdo mais eficiente, um dos pontos que não podem faltar de forma alguma é a organização. Gerenciar dados, pesquisas, palavras, análises e informações não é uma tarefa simples. Então, se organizar é a chave para obter melhores resultados.

Contar com algumas ferramentas, como agenda, planilhas e calendário editorial, também é uma ótima opção para ajudar nesse processo.

Escrita de qualidade

Além de ter uma boa noção de gramática e ortografia, é preciso entender como se comunicar com o público da empresa da melhor forma possível.

Então, é essencial ter uma linguagem coerente com os objetivos e propósitos do negócio, que se conecte com as necessidades e preferências dos clientes e, ainda, de forma fluida, leve, estratégica, acessível e empática.

Conhecimento sobre jornada de compra e persona

Como falamos, escrever bem na criação de conteúdo digital vai além da boa noção gramatical e ortográfica: é necessário entender mais sobre inbound marketing e adaptar a linguagem à persona da empresa para transmitir mensagens alinhadas ao público-alvo e, dessa forma, aumentar as chances de alcançar os objetivos almejados pelo empreendimento.

Acompanhamento do processo e análise dos resultados

Produzir conteúdos digitais com eficácia envolve não somente conhecimento e criatividade, mas também estratégia. Para aprimorar os processos e resultados, é importante monitorar dados e métricas, definindo indicadores de desempenho e mensurando as ações realizadas, a fim de identificar quais estratégias devem continuar sendo utilizadas e quais devem mudar de rota nos próximos planejamentos.

Atenção à distribuição

Depois de produzido o conteúdo, o trabalho ainda não deve terminar. Afinal, como o público está recebendo o material que foi realizado, entregue e publicado? Vale analisar como ele foi distribuído, se teve os seus propósitos alcançados em cada plataforma, como se comportou em cada rede e como foi a interação dos usuários com as publicações.

Vale ressaltar que as redes sociais têm características, especificidades e ferramentas diferentes, o que amplia as possibilidades e também demanda mais atenção. Como cada plataforma se comporta de uma forma, é importante adaptar os conteúdos para que não haja perdas no recebimento das mensagens e na interação dos usuários com os materiais.

Vontade de aprender

Por ser uma área que está em constante crescimento, juntamente aos avanços da internet e das mídias digitais, o criador de conteúdo digital precisa se atentar para as tendências e ter vontade de aprender mais, buscando novos conhecimentos, participando de cursos e eventos, fazendo networking, se inscrevendo em cursos, lendo materiais novos e conversando com profissionais experientes nesse segmento.

Cada experiência é válida e somar novas aprendizagens, por mais que seja um processo que demanda bastante tempo e atenção, ajuda o profissional e a suas empresas parceiras a ir muito mais além, aprimorando o trabalho e expandindo as oportunidades.

Constância

Produzir conteúdo digital é algo que envolve, entre tantos outros fatores, muita teoria e prática. Então é preciso, sim, estudar, aprender mais, ler notícias, estar por dentro das tendências e fazer pesquisas sobre tudo que envolve transformação digital e o universo dos negócios, mas também colocar em prática os aprendizados.

Tanto para desenvolver a criatividade e a escrita quanto para conquistar habilidades, como versatilidade, adaptabilidade e especialização em determinados assuntos, é necessário ter uma prática constante.

Ao saber mais sobre o trabalho dos criadores de conteúdo digital, você consegue perceber quais são as características e habilidades mais importantes a serem reconhecidas nesse profissional. Assim, é mais fácil entender como fazer a melhor escolha na hora de contratar esse serviço em sua empresa.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a descobrir o que faz um criador de conteúdo digital, quais os benefícios que esse profissional pode gerar ao trabalhar para a sua marca e qual é a importância de valorizá-lo para impulsionar os resultados e aumentar as vendas do seu negócio de maneira mais duradoura e sustentável.

Entre em contato conosco para saber mais informações sobre a criação de conteúdo digital e entender como podemos lhe ajudar a se destacar da concorrência, obtendo mais lucratividade e sucesso com as suas estratégias.

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