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Será que você tem um blog ruim? Conheça as características e como corrigi-las
15 de outubro de 2021

Criar um blog de negócios é uma das maneiras mais eficazes de aumentar o tráfego e construir uma reputação online. Com a eficácia cada vez maior do marketing de conteúdo, mais e mais empresas estão investindo tempo e dinheiro para evitar a criação e manutenção de um blog ruim. Isso inclui a página para seu próprio site, bem como a realização de atividades de divulgação de blogueiros e serviços de postagem de visitantes.

Seu blog de negócios pode gerar a maior parte do tráfego orgânico do seu site e ajudá-lo a construir uma autoridade em seu nicho. No entanto, muitos blogueiros iniciantes estão propensos a cometer certos erros comuns que podem prejudicar essa estratégia.

Neste artigo, discutimos alguns dos erros mais comuns que caracterizam um blog ruim e damos dicas práticas de como evitá-los. Os tópicos abordados são:

Continue a leitura para saber mais sobre esse assunto!

Por que os blogs são importantes na estratégia de marketing?

O marketing de conteúdo se tornou uma das técnicas mais eficazes da era digital. Os blogs, como um de seus principais protagonistas, assumiram um papel de liderança em ajudar as empresas a comercializar seus produtos e serviços sem serem muito vendedores.

De acordo com a DemandMetric, 70% das pessoas preferem aprender sobre uma empresa por meio de artigos em vez de anúncios. Além disso, as empresas que têm um blog obtêm 55% mais visitantes do site do que as que não o fazem.

O blog é uma parte importante de qualquer estratégia de marketing de conteúdo porque é a parte do seu site que você atualizará com mais frequência com novas postagens e informações para manter os leitores envolvidos. Muitas vezes, é por meio do conteúdo do blog que você primeiro atrai as pessoas para o seu site e começa a construir o público da sua marca.

Mas, para tudo isso dar certo, é fundamental seguir algumas boas práticas.

O que caracteriza um blog ruim?

Chegamos então à pergunta que não quer calar: será que você tem um blog ruim? Considere as características abaixo para identificar se a sua resposta é sim ou não.

Falta de originalidade

A publicação de conteúdo duplicado provavelmente prejudicará o tráfego do mecanismo de pesquisa. O Google exige que os sites publiquem conteúdo original que eduque, oriente, divirta e influencie os leitores. Isso aumenta a classificação do mecanismo de pesquisa e direciona o tráfego orgânico. Portanto, reserve um tempo para criar conteúdo valioso e de alta qualidade que envolva seus leitores e ofereça conselhos úteis.

Conteúdo com formato ruim

A formatação do conteúdo é um dos elementos fundamentais de uma blog post de qualidade. Mas o que pode dar errado nesse processo? Na verdade, há muitos fatores a se considerar e verificar quando se trata de formatação de conteúdo. Alguns deles são:

parágrafos muito longos;muitos trechos destacados;frases longas que são difíceis de processar visualmente (e, portanto, de entender);uso excessivo de exclamações e pontos de interrogação;utilização de um tamanho de fonte muito pequeno;ausência de espaço entre os marcadores individuais;inexistência de imagens.

Links para sites duvidosos

Quando você faz um link para outros sites, o Google vê isso como o seu site “endossando” aquela página. O problema é que, se você criar um link para um site ruim, ele pode considerar que você está tentando ajudar a promovê-lo e pode penalizar o seu site. Por isso, antes de criar um link para qualquer outro site, você deve considerar a credibilidade dele.

Linguagem ruim

Uma boa escrita é mais do que apenas elaborar frases gramaticalmente corretas. É escrever de forma concisa e de maneira a envolver o seu público. Portanto, se produzir conteúdo não é o seu forte, então considere contratar um escritor freelancer para ajudar.

Falta de dados

Digamos que você esteja escrevendo uma postagem no blog sobre por que as empresas devem considerar o uso do Instagram para marketing. Quando você está apresentando esse argumento, qual das opções abaixo é mais convincente?

“As pessoas parecem estar usando mais o Instagram hoje em dia”;“A base de usuários do Instagram está crescendo muito mais rápido do que o uso de outras redes sociais. Ele crescerá 15,1% este ano, em comparação com apenas 3,1% de crescimento para o setor de redes sociais como um todo”.

O segundo, é claro! Argumentos e reivindicações são muito mais convincentes quando são baseados em dados e pesquisas. Como profissionais de marketing, não precisamos apenas convencer as pessoas a estarem do nosso lado sobre um problema — precisamos convencê-las a agir. O conteúdo baseado em dados chama a atenção das pessoas de uma forma que argumentos simples não chamam — ah, os dados devem sempre vir seguidos de um link para a fonte, certo?

Como corrigir os erros de um blog ruim?

Usar uma lista de verificação de edição e revisão pode ajudá-lo a evitar os erros acima. Preparamos um checklist de verificação profissional para auxiliá-lo no desenvolvimento de um conteúdo poderoso. Acompanhe!

Entenda o seu público

O estilo, o tom e a linguagem usados em sua escrita devem mudar para se adequar ao seu público-alvo. Portanto, se você conhecer os seus leitores, é possível entender o tipo de redação que gerará uma resposta positiva. Quer uma dica essencial? Use ou crie personas de clientes que descrevam o tipo de linguagem que deve ser utilizada em seu blog.

Domine o assunto a ser tratado

Como alguém poderia escrever uma postagem de blog de qualidade sem entender completamente o tópico? Antes de começar a escrever, pesquise sobre o assunto até um ponto em que possa resumi-lo em apenas algumas frases.

Avalie se o texto é interessante

Um título atraente e um parágrafo introdutório não são suficientes para que a sua postagem no blog seja considerada de qualidade.Portanto, procure criar uma postagem de blog que seja interessante o tempo todo.

Verifique se o seu blog post pode ser facilmente escaneado

Depois de ler o título e a introdução, os leitores geralmente examinam a postagem do blog para encontrar a seção exata que procuram. Uma postagem de blog que pode ser escaneada usa:

títulos para os leitores encontrarem a seção que procuram;imagens para ilustrar pontos;marcadores e listas numeradas para dividir o conteúdo;parágrafos alinhados para quebrar o conteúdo;negrito e itálico para destacar informações importantes.

Crie uma estrutura lógica para o texto

Muitos escritores focam a atenção em detalhes e esquecem o quadro geral: os leitores podem entender logicamente sua postagem no blog? Sem fluxo ou estrutura, seus pontos brilhantes e gramática impecável não serão traduzidos para seus leitores. Pergunte a si mesmo:

As transições entre meus os parágrafos são suaves?Os pontos estão organizados corretamente?Os marcadores ou listas numeradas devem ser adicionados para tornar uma ideia mais clara?As frases são muito longas ou muito curtas?Os títulos estão organizados em uma ordem lógica?O leitor pode encontrar o que procura com base nos títulos?

Use ferramentas de ortografia e gramática

Existem ferramentas online gratuitas, fáceis de usar e que funcionam perfeitamente com a maioria das plataformas de escrita. Elas ajudarão você a verificar gramaticalmente os erros de ortografia, gramática, pontuação, hifenização e espaçamento.

Quais as características de um blog bom?

Se você seguir todas essas dicas, ficará fácil identificar o que um blog bom tem. A seguir, apresentamos as suas principais características. Acompanhe!

Conteúdo de qualidade

Criar conteúdo com qualidade deve ser a base do seu site e da sua estrutura. Afinal, essa é a melhor forma de garantir que você está usando palavras-chave relevantes em todo o conteúdo. Isso ajuda a atrair o público certo para o seu blog, promover o engajamento e trabalhar para fazer com que o usuário execute uma ação em seu site.

Se o usuário achar o conteúdo valioso, é provável que ele o compartilhe. Por isso, a criação de um conteúdo valioso não só beneficia o usuário que o lê, mas também a classificação de pesquisa do seu site.

Temas atraentes

Como explicamos, antes de colocar uma caneta virtual no papel, você precisa saber quem é o seu público. Geralmente, as pessoas que acessam um blog procuram informações muito específicas e, se você deseja que o seu site seja adequado para elas, certifique-se de divulgar informações relevantes. Dê uma olhada em quem é o seu público-alvo e escreva para ele.

Formatação de qualidade

A formatação costuma ser um dos aspectos mais negligenciados dos blogs. Mas, sem uma estrutura definida, você parecerá desorganizado e sem cérebro, o que poderá fazer com que os leitores não percam tempo lendo os seus posts. Por outro lado, a estrutura certa torna as suas postagens legíveis, passíveis de leitura e compartilháveis. Além disso, quando você prioriza esse processo, o seu público saberá o que esperar de você e começará a confiar mais no seu negócio.

SEO de qualidade

A otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) é essencial para o alcance de bons resultados no seu negócio. Afinal, fazer com que o seu site apareça no topo de uma pesquisa do Google pode trazer mais pessoas para o seu site. Isso porque um público maior, geralmente, significa mais clientes e, possivelmente, maiores vendas.

Como bons blogs podem melhorar os resultados?

A seguir, mostramos como blogs de sucesso podem ajudar a aumentar a exposição ao seu público-alvo e validar o seu negócio como um especialista no setor. Acompanhe!

Melhora a sua classificação nos resultados do mecanismo de pesquisa

Os blogs regulares podem contribuir para o seu SEO (otimização de mecanismos de pesquisa). Blogar uma vez por semana adiciona quatro novas peças de conteúdo ao seu site por mês, o que pode ajudá-lo a ter uma classificação mais elevada nos resultados de pesquisa.

Ao decidir sobre quais tópicos escrever em seu blog, certifique-se de usar palavras-chave relacionadas ao seu negócio. Portanto, quando as pessoas clicam em seu blog para ler uma postagem, você sabe que elas estão interessadas em tópicos relacionados ao seu setor.

Ajuda a estabelecer sua experiência e credibilidade

Os blogs são uma ótima forma de compartilhar informações e atualizações importantes relacionadas ao setor. Portanto, ser capaz de produzir conteúdo especializado e perspicaz para seus leitores estabelece sua credibilidade e habilidades de liderança inovadora, construindo confiança entre seus leitores regulares a longo prazo.

Além disso, o compartilhamento regular de postagens no blog humaniza o seu negócio, pois ajuda a dar uma cara por trás de sua marca. O blog torna os consumidores “familiares” com sua empresa, em vez de simplesmente estarem “cientes” dela.

Como você pode perceber, ter um blog contribui — e muito — para aumentar a exposição do seu negócio, mas é importante estar preparado para o compromisso de produzir conteúdo interessante por um período prolongado de tempo e evitar que ele caia na armadilha de ser um blog ruim. Dito isso, investir no marketing de conteúdo oferece muitas oportunidades para obter mais exposição para a sua empresa. Portanto, trabalhe duro e você verá ótimos resultados em breve!

E se você vai começar um ou precisa ter certeza de que o seu blog corporativo está realmente preparado para gerar o máximo de oportunidades para o seu negócio, baixe agora o nosso guia para blogs no WordPress!

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