E-mail: rafael@turbineseusite.com.br   |   Telefone: (41) 99521-8611

Suporte 24/7

Conheça a importância da capacitação em Marketing Digital e quais cursos fazer
26 de outubro de 2021

A cada ano que passa, o Marketing Digital continua relevante como um esforço importante para as empresas. Mesmo com as mudanças na conjuntura e no contexto social, essa área continua crucial, pois a internet segue presente na vida das pessoas. As ações para o universo online são justificadas pelo uso que as pessoas fazem para todos os fins possíveis.

Para continuar investindo nas melhores táticas, muitos profissionais recorrem a formações consolidadas na área para entender melhor como organizar os esforços de comunicação no digital. Também ajudam a compreender os conceitos fundamentais e a usar as ferramentas principais. Por isso, a capacitação em Marketing Digital é tão necessária.

Nesse sentido, é fundamental falar sobre cursos e formações recomendáveis. A seguir, comentaremos o porquê de se capacitar nesse campo de estudo, quais são as melhores oportunidades/tendências e algumas opções de cursos que você pode fazer. 

Por que buscar a capacitação em Marketing Digital?

Atualmente, a área de Marketing Digital está em alta. Isso significa que há uma grande demanda por profissionais especializados, que segue crescendo, apesar de crises econômicas e estagnação em outras áreas. Como falamos, os esforços para comunicar e divulgar as marcas no digital permanecem justificados, sendo que se tornaram uma grande oportunidade para o crescimento das empresas. 

Assim, capacitar-se para entrar na área é uma boa escolha: você consegue muitas chances e oportunidades de emprego. É possível se especializar em vários subcampos e frentes.

Ademais, o Marketing no universo online oferece não somente empregos e oportunidades de atuação, mas também, a possibilidade de crescer e evoluir. Mesmo que uma pessoa comece em uma frente, poderá ganhar mais fluência em outras, com o tempo. Os profissionais têm maiores possibilidades de ascensão na hierarquia e de promoções interessantes.

Outro aspecto é a inovação. Como o mercado está sempre mudando, existem sempre novas chances de inclusão nesse universo.

Dessa maneira, a capacitação em Marketing Digital se faz importante como uma forma de adaptação a essas inovações. O estudo constante coloca as pessoas em contato com as novas tendências, de modo que elas dominem as soluções e ferramentas e consigam entregar melhores resultados.

Outro ponto é que o setor de Marketing costuma receber muito bem as pessoas de outras áreas. Não é incomum vermos jornalistas, engenheiros e outros profissionais assumindo cargos importantes de gerência e liderança no Marketing Digital. Isso se dá porque os recrutadores valorizam bastante a visão, a maturidade, a capacidade de acompanhamento das inovações e outras características não técnicas.

Aliás, o fato de que muitas pessoas mudam para o Marketing Digital reforça a natureza diversificada dessa área profissional. Exige diferentes competências, como criatividade, habilidade com números, capacidade de comunicação, trabalho em equipe, facilidade para solucionar problemas, domínio sobre programação etc. 

Por essa razão, a capacitação, além de preparar o estudante para o Marketing, também permite que ele desenvolva um perfil completo e desejado por todo o mercado. Um profissional completo assim logo consegue se destacar com melhores salários e posições, e maior sucesso.

Quais são as melhores oportunidades na carreira?

Agora, vamos comentar um pouco sobre as oportunidades em uma carreira de Marketing Digital, atualmente. Acompanhe.

Otimização de busca

Um dos campos mais quentes é o SEO (Search Engine Optimization). Envolve um conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento do site e das páginas nos buscadores, de modo a alcançar mais consumidores nas pesquisas.

Esse conjunto abarca táticas internas, como títulos, meta-descrição dos posts e URLs, bem como estratégias externas, como links externos. O SEO é uma subárea relevante e que emprega bastante, principalmente, porque é um desafio para muitas empresas estar bem posicionadas.

Outro motivo é que esse campo profissional evolui muito rápido, com novas tendências e estratégias surgindo a todo tempo. Então, é preciso contar com pessoas dispostas a compreender as mudanças e capazes de entregar bons resultados.

Mídias sociais

As mídias sociais concentram a comunicação interpessoal na internet. São o espaço principal que as pessoas acessam para visualizar informações, notícias e tendências.

Por isso, é necessário reforçar uma estratégia de comunicação e marketing voltada para essas redes, com o intuito de posicionar melhor a marca e divulgar produtos/serviços. O profissional que enfatiza essa subárea vai conseguir muitas oportunidades no mercado.

Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo está se tornando cada vez mais necessário como uma fonte de geração de leads e de oportunidades de vendas no mundo digital. Para muitos negócios, é a principal ferramenta para captação de novos contatos, o que possibilita o aumento da renda e do sucesso. Por isso, ter uma visão especializada nesse tópico pode ser muito vantajoso para muitos profissionais.

No Marketing de Conteúdo, existem também tendências específicas. A pessoa pode se capacitar para compreender melhor como criar conteúdos interativos, conteúdos em tempo real, email marketing e outros exemplos. É possível estudar todos esses assuntos e trabalhar especificamente com um deles.

Data-Driven Marketing

Outra grande oportunidade vem do Data-Driven Marketing. Esse subcampo combina a análise de resultados do Marketing com a ciência de dados para possibilitar uma melhor tomada de decisões.

Assim, por exemplo, é possível criar e estruturar dashboards sobre campanhas e ações para entender exatamente os pontos fortes e fracos das medidas tomadas, e o que pode ser melhorado. Do mesmo modo, é viável estruturar análises estatísticas e análises preditivas, que conseguem antecipar algum cenário à frente (como churn de clientes ou aumento de demanda por um produto X).

Para atuar nessa frente, muitos profissionais podem estudar essas duas áreas. O entendimento sobre estatística e ciência de dados confere maior previsibilidade e transparência à análise do marketing. Por sua vez, o conhecimento acerca do marketing e das pessoas-alvo fornece uma base para a criatividade de campanhas e projetos. As áreas se complementam.

Agile Marketing

O Marketing Ágil envolve uma combinação entre metodologias ágeis de projetos e as ações de Marketing. Profissionais podem se capacitar e estudar essas metodologias para entender como organizar melhor prazos, custos, objetivos e escopos. A finalidade principal é obter maior agilidade e rapidez nas ações, com menos custos envolvidos.

Marketing em tempo real

Nessa subárea para capacitação e especialização, pode-se estudar o social listening, como uma forma de lidar com os dados de redes sociais para tomar melhores decisões. Esse campo envolve a análise de dados com a gestão de mídias para saber como a empresa pode participar nas interações, sem perder tempo. É fundamental associar conhecimento sobre o contexto com a criatividade típica das comunicações nas redes.

Quais cursos fazer em Marketing Digital?

Veremos, agora, algumas opções de cursos interessantes para capacitação em Marketing Digital.

mLabs Social Media Exponencial

O curso do mLabs é focado em estratégias de redes sociais, trazendo, portanto, toda a expertise da empresa e do seu criador, Rafael Kiso. É 100% online. Mesmo com o foco especializado, o curso também traz conceitos fundamentais, como persona, jornada do cliente, funil de vendas e outros.

Na parte da gestão de mídias sociais, traz informações sobre os diferentes tipos de conteúdo, alcance e engajamento, psicologia humana, interação nas redes, impacto dos influenciadores e outros.

Resultados Digitais

Na plataforma da Resultados Digitais, você consegue encontrar cursos sobre o sistema deles, o RD Station, bem como aulas de temas mais gerais. Existe, por exemplo, a formação sobre inbound marketing, ministrada pelo co-fundador, André Siqueira. Nesse curso, você aprende persona, funil de vendas, jornadas do consumidor e outros subtemas relevantes. 

Hubspot

O curso da Hubspot de Inbound é essencial. Um dos motivos é que o próprio termo foi cunhado pela empresa. Quando definiram o inbound, eles trabalhavam com uma noção tradicional de funil de vendas que, por sua vez, evoluiu para um flywheel, demonstrando como as etapas do funil se alimentam e se complementam entre si.

Tudo isso, você aprende no curso. Um certificado da Hubspot representa muito no mercado de Marketing Digital e é solicitado por diversas empresas em descrições de vagas.

Facebook Ads

No Facebook, existe a possibilidade de se especializar na plataforma deles, chamada de Facebook Ads, com vários cursos. Eles ensinam a utilizar a ferramenta para criar e publicar anúncios na rede social, de modo a gerar tráfego. Auxilia na gestão do anúncio, desde o início até o momento em que ele vai ao ar, com detalhes sobre custos por cliques, custos por visualização e segmentação.

Esse curso é não somente importante para entender como colocar um anúncio na rede, como também, é necessário para quem deseja compreender melhor os anúncios virtuais como um todo. De modo similar, essa experiência permite saber como divulgar melhor uma marca em outras ferramentas.

Semrush

Vale destacar, também, os cursos da Semrush, que abordam questões vitais, como SEO, Marketing de Conteúdo, mídia paga, marketing em redes sociais e outros relevantes assuntos do mundo digital. É uma ótima oportunidade de estudar e obter um certificado de uma das empresas mais conhecidas do mercado de Marketing online.

Rock University

Na Rock University, você encontra formações sobre produção de conteúdo, como colocar um site no ar, email marketing, SEO, entre outros. No curso completo sobre Marketing de Conteúdo, você aprende mais sobre indicadores e KPIs, definição de persona, escolha do servidor CMS para o site, produção do conteúdo, divulgação do conteúdo nos espaços sociais, vendarketing, funil de vendas, publicação no site e outros.

É um conjunto de aulas com foco em análise de métricas e em organização para alcançar sucesso com um blog e com uma estratégia moderna de conteúdo.

Como vimos, a capacitação em Marketing Digital é o que permite conseguir boas posições no mercado, conseguir boas vagas, atualizar-se com as novas tendências, entre outros fatores importantes. Nesse sentido, é crucial investir em boas formações, como os cursos da Rock University.

Inscreva-se nos nossos cursos e evolua em sua carreira!

The post Conheça a importância da capacitação em Marketing Digital e quais cursos fazer appeared first on Rock Content – BR.

Fonte do artigo:

Rock Content – BR

Leia o artigo original clicando no link abaixo:

Read More

Leia Também

Postagens relacionadas em nosso Blog sobre Design, SEO, Marketing e Tecnologia.