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Conheça as 8 dicas de como ser blogueiro profissional em 2021
5 de novembro de 2021

O advento da internet gerou novos paradigmas e profissões. Da mesma forma, transformou hobbies e registros do estilo de vida em profissão. Um exemplo disso é a figura da pessoa que trabalha com um blog. Para muitos, são pessoas que apenas se dedicam a um passatempo, mas a verdade é que eles conseguem ganhar dinheiro falando do que gostam, de uma forma leve.

O sucesso dessa carreira gera uma dúvida: como ser um blogueiro de sucesso em 2021? É preciso saber exatamente como começar e ter uma consolidada estratégia para prosseguir, mesmo diante dos percalços do mundo digital. Falaremos sobre isso, neste artigo. Saiba mais:

O que é e como ser um blogueiro profissional?

Um blogueiro profissional é alguém que escreve periodicamente sobre um tema e consegue fazer disso o seu ganha-pão. Mesmo que não seja a sua principal profissão, essas pessoas ganham dinheiro com estratégias sólidas, a partir de um espaço para escrever ideias e compartilhar pensamentos.

Geralmente, esse ambiente é um site na internet que permite uma estrutura de postagens frequentes. São páginas fáceis de construir, já que existem inúmeras ferramentas que facilitam o desenvolvimento. Com alguns cliques, qualquer pessoa pode começar um blog na internet.

É verdade que os blogs não têm a mesma relevância que tinham no seu começo, principalmente, porque concorrem com os vídeos. Contudo, ainda se trata de uma abordagem muito útil e lucrativa para muitas pessoas. Ademais, faz parte de estratégias de Marketing de Conteúdo para muitas empresas.

Com a proeminência das redes sociais, vemos o espaço dos blogs sair dos sites propriamente ditos, e englobar outras mídias. Com isso, a atuação dos blogueiros nas redes sociais é sempre muito forte, e é comum que vejamos influenciadores serem chamados de blogueiros.

O blogueiro profissional trata de um tema específico e escreve sobre essa pauta com propriedade. Geralmente, ele atende a um público, a partir de um ponto de vista que seja agradável a ele. A cada postagem, é preciso divulgar o que foi publicado.

A profissionalização do termo vem da viabilidade financeira e da regularidade, em termos de dinheiro. Com as estratégias que permitem gerar uma renda, é possível tratar o blog não apenas como um hobby, mas como um meio de alcançar os valores para pagar as contas.

Quais as dicas para uma pessoa se tornar blogueiro profissional do zero?

Nesta seção, trazemos sugestões para alcançar sucesso como um blogueiro profissional. Confira!

1. Defina o tipo de blogueiro que você quer ser

Todo blogueiro precisa de um editorial bem definido para saber o que vai abordar de forma rotineira com seus posts. Isso inclui o tema de que você vai tratar e o nicho ao qual vai pertencer. Esse aspecto é o que ajuda a divulgar os conteúdos e a encontrar o público disposto a parar para ler e prestar atenção nas publicações.

Além do tema, defina a forma como você vai abordar aquele assunto. Em um dado exemplo, o tópico pode ser programação. Então, o blogueiro precisa decidir se tratará o assunto com um viés mais acadêmico e técnico ou de uma forma mais leve, como se fosse um amigo falando. Essa questão tem a ver com o tipo de público que você deseja alcançar e com a impressão que será gerada.

É fundamental pensar em outros fatores, como se será viável falar sobre questões pessoais ou se será melhor evitar entrar nessa dimensão. Estruture muito bem na sua cabeça (e no papel) como o blog será apresentado e posicionado na mente dos visitantes, tendo em vista que o espaço é público.

2. Desenvolva as habilidades necessárias

Ao contrário do que muitas pessoas tendem a pensar, administrar bem um blog de sucesso requer uma série de capacidades e habilidades. Primeiro, é preciso saber escrever. Sua escrita é o fator que vai engajar leitores e fazê-los voltar para ler mais. Então, desenvolva sua técnica e aprenda a evoluir nessa questão.

O estilo de escrita deve estar alinhado ao seu objetivo e ao tipo de blogueiro que você quer ser — nosso primeiro tópico. É interessante, porém, evitar ser formal demais porque a internet já é um espaço naturalmente mais leve e informal. Contudo, o nível de praticidade na linguagem vai variar, a depender de quem lê o que você publica. 

Gerenciar um blog é, também, cuidar da parte técnica, que envolve alguns conceitos do Marketing Digital. Então, pense na questão burocrática que abrange hospedagem, otimização das páginas (SEO), segurança do site, agilidade de carregamento, interface, experiência do usuário etc. É preciso pensar um pouco como um programador para entender o blog como um sistema a ser aprimorado.

Outra habilidade é a compreensão do público-alvo. É preciso um trabalho de empatia para saber o que escrever e como alcançar as pessoas. Um blogueiro, afinal, não atua para si e deve entender bem isso. É necessário saber o que leitores querem ler dentro daquele nicho e como surpreendê-los, também, com novas abordagens e táticas.

A pesquisa de palavras-chave está incluída como uma ótima forma de descobrir o que está sendo pesquisado e o que é relevante para abordar no blog. Essa pesquisa vai fornecer insights para construir novos temas, o que você pode combinar com a sua intuição. 

3. Crie um blog profissional e otimizado

A criação de um blog de sucesso inclui cuidar muito bem dos aspectos técnicos, como escolher o plano ideal de hospedagem e o template certo, e saber como otimizar o site para SEO — de acordo com o que já falamos. Além da parte mais tecnológica, esse fator está associado com a postura do blogueiro: o planejamento dos posts e a regularidade.

Em suma, é um aspecto que abarca outros pontos que mencionaremos. A profissionalização envolve escolher um tipo de monetização, pensar na distribuição do conteúdo e gerenciar os prazos. É preciso pensar o blog como um projeto, também, com prazos, custos, escopo e outras questões.

4. Escolha o tipo de monetização

Para financiar um blog e torná-lo profissional e viável, é fundamental falar em estratégias de monetização. Aqui, o blogueiro dispõe de algumas opções e pode escolher o que for possível e conveniente para ele.

Nos modelos mais comuns, a tática de monetização consiste no foco em publicidade, com anúncios veiculados no espaço do site. O valor de visualização e dos cliques rende certa quantia de lucro para o dono do blog.

Em outros casos, é interessante estabelecer parcerias com empresas específicas para posts patrocinados. O ideal é que as marcas sejam relevantes para o seu nicho e representem algum valor para sua audiência. Assim, os posts patrocinados estarão integrados aos outros conteúdos de uma forma mais natural.

Há, ainda, a possibilidade de vender produtos próprios no blog, com o apoio dos conteúdos como uma forma de promoção. Os programas dos afiliados também são uma alternativa de monetização de um blog.

Trata-se da venda de produtos em plataformas específicas, com links do blogueiro, que rendem uma parte da compra para ele, como uma comissão. Ou seja, se o consumidor comprar com aquele link, o blog recebe uma parte pelo compartilhamento.

5. Tenha uma estratégia de divulgação 

É importante definir como será feita a divulgação e a distribuição do conteúdo publicado. Nesse sentido, o blogueiro deve determinar onde vai publicar aqueles materiais e como vai fazê-los chegar ao público. Se houver um cronograma de divulgação nas redes, por exemplo, é preciso se organizar para buscar os melhores horários e atrair as pessoas certas.

6. Faça parcerias

As parcerias em blogs ajudam a estabelecer consistência e ajudam, até mesmo, no SEO externo. Estamos falando de guest posting, por exemplo, que consiste em convidar alguém para publicar um conteúdo em seu espaço, em troca de um post seu no site dele. Esse tipo de parceria, evidentemente, deve ser feito com empresas do nicho ou pessoas que estão no mesmo universo.

7. Defina um cronograma

O cronograma de publicações é essencial para manter um blog de pé. É um esquema que ajuda a organizar quando os posts vão ao ar e em que momento a produção deverá ser feita. Trata-se, também, de uma forma de manter a regularidade nos conteúdos para alcançar esse aspecto profissional e consolidado que todo blog de sucesso tem.

8. Aprenda com outros blogueiros

Uma última dica é quase uma recomendação sobre benchmarking. É preciso buscar dicas, ideias e aprendizado de outros blogueiros para evoluir em sua profissão.

No universo web, a troca de ideias e insights sempre beneficia bastante o produtor de conteúdo, e pode oferecer combustível para sua criatividade. Entenda como outros blogueiros financiam seus projetos, por exemplo, para tentar aplicar as melhores ideias em seu site.

Como vimos, para ser um blogueiro profissional em 2021, você precisa cuidar muito bem da sua escrita, saber questões técnicas e buscar formas de financiar o seu projeto. Com essas ações em dia, é possível crescer na área e conseguir melhores resultados no universo online.

Um dos pontos para melhorar o tráfego, sem dúvidas, é a criação de conteúdos de valor. O material bem-feito ajuda a atrair as pessoas com a certeza de que elas serão entretidas. A partir disso, é possível melhorar sua apresentação na internet e gerar maior interesse sobre determinado tema. Assim, o blog pode apoiar outras estratégias financeiras, como a promoção de sua marca.

Gostou do conteúdo? Confira nosso checklist para montar e estruturar um blog de qualidade.

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