E-mail: rafael@turbineseusite.com.br   |   Telefone: (41) 99521-8611

Suporte 24/7

Gestão de blogs: saiba como fazer, quais técnicas e ferramentas usar
10 de novembro de 2021

Os blogs ainda são importantes fontes de transmissão de conhecimento na internet. Para muitas pessoas, são ferramentas de compartilhamento de ideias e insights. Para empresas, são uma forma de alcançar conversões, vendas e maior lucratividade, a partir de uma estratégia de Marketing de Conteúdo. Um fator há em comum nesses casos: a necessidade de uma boa administração.

A gestão de blogs é o que permite administrar com eficiência as páginas e as publicações de conteúdos. Com esse gerenciamento, é possível obter os melhores resultados dessa estratégia e assegurar o maior retorno possível.

Para saber o que você precisa para gerenciar um blog com eficácia, confira este material. Você verá:

Por que é importante fazer a gestão de um blog?

É importante gerenciar bem um blog para obter sucesso com essa estratégia. Como falamos, essa é uma importante ferramenta para geração de lucros e de vendas. Contudo, também representa uma série de desafios que envolvem tanto a questão técnica quanto a parte criativa.

A gestão de um blog ajuda na atração dos clientes e leitores. Ao organizar melhor o que será feito, com um cuidado preventivo e transparente, a equipe administradora é capaz de aproveitar o site para gerar mais visitas e conquistar a atenção de mais pessoas. É preciso, nesse sentido, lidar com a complexidade que envolve ter um espaço desses na internet.

A melhoria da reputação online também depende de uma boa gestão do blog. A aquisição de autoridade e relevância ao tratar de certos assuntos está associada ao cuidado com o que é postado e como é publicado. Está associada, também, com a qualidade do conteúdo e a sua estratégia de divulgação.

Gerir bem um blog é se importar com a parte técnica, administrando questões de hospedagem, velocidade e estabilidade do site, manutenções, experiência do usuário, SEO e outros. É, ainda, cuidar da produção do texto e adequação ao nicho. É a chave, portanto, para atrair mais leads e transformar o blog em uma máquina de conversão.

A partir de um direcionamento claro para converter pessoas, a liderança caminha especificamente para atingir seus objetivos com eficiência. É possível controlar os esforços para chegar ao que se deve alcançar.

Como fazer a gestão de blogs?

A gestão consciente deve equiparar um blog a um projeto. Então, deve cuidar dos aspectos globais que envolvem a estrutura da página, como custos, prazos, temas abordados, restrições, riscos e outras questões da gestão de projetos. Tudo isso precisa ser feito com visibilidade e transparência.

Ou seja, os custos podem ser relacionados a produção, revisão e divulgação dos conteúdos, gastos com mídia paga e anúncios, entre outros. Os prazos estão associados com o tempo para a produção e cronograma de publicações no site e nas redes sociais.

O escopo, por sua vez, deve incluir o que o blog vai abordar em específico: o tema, a forma de tratar o tema e objetivo da abordagem.

A gestão precisa se encarregar, também, da padronização de processos. Envolve definir um esquema de operações para facilitar a rotina. É como determinar um conjunto de etapas para a produção de um texto, por exemplo: definição das palavras-chave, criação da pauta, criação do texto, revisão etc.

É crucial, ainda, importar-se com a manutenção da estrutura do site. Dessa maneira, a liderança vai cuidar da segurança, da velocidade, dos aspectos que mais interessam em uma perspectiva de SEO e outros.

Quais são as melhores técnicas para isso?

Agora, vamos analisar algumas estratégias certeiras para otimizar a gestão de blogs. As dicas compreendem tanto o processo técnico quanto a parte criativa de manter um endereço com postagens regulares.

Defina o objetivo

Tudo começa com uma visão clara do que se quer. Um blog é uma ferramenta como qualquer outra, e deve ser usada com uma finalidade exata. Afinal, algumas empresas estão em busca de aumento nas conversões. Outras precisam desenvolver a autoridade e a credibilidade. Há, também, as que desejam se destacar nas vendas, com aumento na lucratividade direta.

A depender de qual objetivo você traçar, suas ações e medidas serão diferentes. A finalidade principal vai guiar o olhar com relação aos indicadores/métricas, que correspondem a outra técnica de gestão que mencionaremos.

Em suma, sempre comece com o alvo de sua empresa. Estabeleça bem qual é esse alvo e se pergunte como alcançá-lo. Caso seu blog já esteja funcionando, questione-se sobre qual é a meta e direcione seus esforços para isso (isso pode até requerer uma mudança de postura, mas ela é necessária).

Pesquise tendências

É fundamental estar atento ao que está sendo discutido e pesquisado. A busca de palavras-chave, que é tão essencial ao trabalho em um blog, tem que ser complementada com uma pesquisa ativa de tendências. Essa investigação ajuda a compreender o que é novidade e o que está em voga nas publicações para pautar as discussões do blog.

Faça uma agenda de postagem

Para começar um blog e mantê-lo funcionando, é fundamental definir uma agenda de postagens e um cronograma das atividades relacionadas. Como falamos, é preciso pensar em um blog aplicando as melhores táticas da gestão de projetos. Assim, defina muito bem quando cada post vai ao ar, quando cada conteúdo deve ser escrito, revisado e otimizado.

As planilhas são ótimas ferramentas para esse tipo de conferência. Permitem visualizar as tarefas e as datas de uma forma organizada. Com as soluções modernas na nuvem, é possível compartilhar com todos os envolvidos facilmente.

Foque o SEO

No gerenciamento de um blog, você precisará dar atenção à questão do posicionamento do site nos buscadores, especialmente, o Google. Assim, você consegue encontrar o seu público na internet.

As técnicas de SEO devem estar no seu radar, inclusive, as novidades e atualizações nos algoritmos dos motores de busca. É preciso sempre ajustar o seu blog para conseguir melhores posições.

A gestão com foco em SEO precisa avaliar o site inteiro em busca de melhorias e de reparar as falhas. É preciso verificar se as meta-descrições estão corretamente configuradas, se os títulos estão otimizados e o uso das palavras-chave e dos links dentro de cada conteúdo. É mais do que seguir um checklist de ações: é uma otimização ativa, que considera as regras e a forma de raciocinar dos algoritmos.

Mensure os resultados

A mensuração dos resultados é uma etapa importante do Marketing que é feito com os blogs. É preciso analisar as visitas, as visualizações, as reações, os comentários, as conversões e outros números. Evidentemente, são muitas métricas a serem avaliadas, por isso, você tem que escolher as ideais de acordo com suas metas.

A partir dos insights que você vai coletar com os indicadores, é possível tomar decisões e ajustar seus processos. Se o engajamento for insatisfatório, por exemplo, uma ação possível é investir em conteúdos mais interativos. Se as visitas estão ruins, você pode pensar em melhorar o posicionamento das postagens no Google etc.

Pense na distribuição

Outro ponto fundamental: a distribuição e a divulgação do conteúdo publicado. É preciso pensar em locais na internet para divulgar seus posts e atrair as pessoas para acessar o blog. A gestão saudável e inteligente deve considerar essa parte como fundamental, pois ela vai manter o interesse dos leitores.

As redes sociais são sempre uma ótima opção para divulgação. Nesse sentido, é necessário organizar os horários de publicação para encontrar os clientes conectados e falar diretamente com eles. Além das mídias, você pode optar por anúncios virtuais com mídia paga para realçar determinados conteúdos ou enviar posts por email, com newsletters.

Quais ferramentas podem ajudar?

Agora, vamos discutir as melhores ferramentas para ajudar na gestão de blogs. Confira!

Hubspot Marketing Grader

Da gigante do Marketing Digital, Hubspot, temos uma solução que visa a analisar o seu site e avaliá-lo de acordo com a qualidade e a saúde dele: o Hubspot Marketing Grader. Os pontos a serem considerados estão relacionados com a otimização para SEO, a qualidade dos links e a consistência do seu blog como um todo. A partir das ideias levantadas, a equipe consegue trabalhar de forma direcionada e específica.

Google Trends

O intuito do Google Trends é permitir a descoberta de assuntos muito buscados e comentados a partir de resultados de pesquisa do buscador. Inclusive, possibilita fazer uma comparação entre dois assuntos em tendência para verificar qual deles é o mais quente no momento.

Trello

O Trello é uma conhecida solução de gestão de projetos que possibilita o controle das tarefas em cartões em um modelo kanban. Ou seja, você pode dividir as atividades de acordo com o status delas para entender o que está sendo feito, o que já foi executado e o que ainda será elaborado. Além disso, os cartões contendo as tarefas podem incluir links, documentos e outros tipos de recursos.

Google Keyword Planner

O Google Keyword Planner é uma importante aplicação para pesquisas de palavras-chave. Ela vai ajudar muito na identificação de tópicos a serem explorados e na definição de quais temas são mais interessantes para abordar em um blog. Você consegue verificar o volume de uma keyword, sua competitividade e outros fatores acerca delas para escolher as melhores e orientar a produção.

Yoast SEO

Outro bom tipo de software é o Yoast SEO, que é um plugin para WordPress. Ele avalia cada publicação e confere uma nota, de acordo com os erros e acertos do SEO. Assim, ele encoraja os administradores a ajustar questões como meta-descrição, uso das palavras-chave, descrições de imagens, links e outras boas práticas.

Quais as vantagens de fazer uma boa gestão de blogs?

Uma boa gestão de blogs é o segredo para manter a página funcional e consistente na internet por muito tempo. Da mesma forma, é o segredo para gastar menos com um blog e obter um retorno maior sobre os investimentos, com um controle mais inteligente. Os custos serão direcionados para a finalidade estipulada, de forma simples e precisa.

Além disso, uma boa gestão é crucial para melhorar a visibilidade e a previsibilidade sobre o seu site. É possível garantir a consistência dos resultados, com a certeza de quantos visitantes se tornarão clientes, por exemplo.

A gestão de blogs deve considerar questões importantes, como a pesquisa de tendências, o controle da agenda de publicações, a divulgação e a distribuição, o SEO e a mensuração dos resultados. Para isso, é necessário adotar soluções como o Google Keyword Planner e o Trello.

Gostou deste conteúdo? Não perca o checklist de um blog de qualidade e saiba o que priorizar em sua empresa.

The post Gestão de blogs: saiba como fazer, quais técnicas e ferramentas usar appeared first on Rock Content – BR.

Fonte do artigo:

Rock Content – BR

Leia o artigo original clicando no link abaixo:

Read More

Leia Também

Postagens relacionadas em nosso Blog sobre Design, SEO, Marketing e Tecnologia.