E-mail: rafael@turbineseusite.com.br   |   Telefone: (41) 99521-8611

Suporte 24/7

O que é ERP financeiro e como implementar na sua empresa
16 de novembro de 2021

Quem trabalha com marketing precisa saber o que é e para que serve um ERP financeiro. Afinal, o setor também é integrado às demais áreas da empresa, e o controle do orçamento do departamento impacta a organização como um todo.

Nesse cenário, um ERP financeiro é capaz de atuar de forma a conciliar as demandas de entrada e saída de valores da empresa, o que confere uma gestão do negócio muito mais eficiente.

Ficou com curiosidade e quer saber mais sobre o que é um ERP financeiro e como implementar na sua empresa? Então, continue a leitura! Nela, você vai aprender:

O que é um ERP financeiro?

O Enterprise Resource Planning (ERP) financeiro é um software de gestão integrado que atua junto aos recursos administrativos de um negócio. A solução é capaz de organizar as demandas relacionadas a contas, tornando possível um maior controle orçamentário.

Com isso, é possível identificar, por exemplo, gastos em excesso, gargalos, oportunidades e ainda aumentar a margem de lucro da empresa.

Com um ERP financeiro você tem a exata noção de como está o fluxo de caixa da companhia, e assim tem todas as movimentações financeiras registradas e também monitoradas.

A solução pode ser usada por qualquer tipo de negócio, não importando o seu tamanho. Com isso, é possível tomar decisões mais eficientes, de forma mais acertada e também ágil.

Para que serve um ERP financeiro?

O ERP Financeiro serve para organizar as finanças da empresa, concedendo à gestão uma ampla visão acerca de todas as movimentações do negócio.

Com isso, é possível otimizar os recursos, o que é fundamental para a sustentabilidade da empresa. É importante que você saiba que um sistema ERP possui diversos módulos, sendo um deles o financeiro.

Com todos os recursos da ferramenta, é possível controlar desde o estoque até o volume de vendas, além de ter um maior controle fiscal acerca de tudo o que acontece na empresa.

Como implementar um ERP financeiro na empresa?

Em tempos de transformação digital, contar com uma solução como o ERP financeiro é fundamental.

Ele pode ser implementado em qualquer tipo de negócio, e é uma realidade bem mais próxima da sua empresa do que você imagina.

Veja como implementá-lo!

Faça um diagnóstico da sua empresa

Como acontece no momento de qualquer mudança ou melhoria na empresa, é fundamental que se comece os trabalhos fazendo um diagnóstico organizacional.

O que isso significa? Que você e sua equipe devem estar prontos para identificar situações e processos que devem ser melhorados e automatizados.

Também é preciso pensar em quais serão os impactos dessas mudanças, quais os investimentos necessários e os recursos disponíveis.

É claro que os benefícios que essas mudanças trarão também devem ser considerados, e você precisará de ferramentas e métricas para medir os ganhos.

Para obter todas essas respostas, é importante que você consiga mapear todos os processos organizacionais, identificar as oportunidades, e só então partir para a implantação do ERP financeiro.

Estabeleça um orçamento

Todo processo de melhoria envolve um investimento, e não é diferente quando o assunto é a implementação de um ERP financeiro.

Tenha em mente que a instalação dessa solução otimizará, e muito, os recursos da empresa. Com o sistema você pode, por exemplo, consultar o histórico de pagamento de fornecedores, o que é um bom parâmetro para fazer o planejamento financeiro das campanhas.

Assim, você otimiza o tempo da equipe com novos orçamentos, e ainda eleva a assertividade do planejamento financeiro das ações.

Faça uma pesquisa acerca dos ERPs disponíveis no mercado

Você vai se surpreender com a quantidade de empresas que oferecem os serviços de ERP no mercado.

Para encontrar aquela que melhor atenda às necessidades da sua organização, faça uma pesquisa entre a concorrência para saber quais soluções eles usam.

Assim, você otimiza o seu tempo, e também pode aumentar as chances de encontrar soluções mais alinhadas com as necessidades do negócio.

É importante ainda ficar atento às particularidades da empresa, para que o sistema ERP contratado seja capaz de atender a todas as necessidades da companhia.

Prepare-se para migrar as informações

A migração de dados é uma das etapas mais sensíveis do processo da implementação de um ERP, ainda mais quando se trata de informações financeiras. Isso porque, no momento da transferência de dados, sempre existe o risco de perder alguns dados importantes.

Lembre-se que a eficiência do sistema ERP está relacionada à qualidade dos dados que ele comporta. Para se resguardar, é sempre recomendado fazer um backup das informações antes de começar a migração.

Treine a sua equipe

Quem já passou por transições de processo na empresa sabe que o engajamento da equipe é fundamental, não é mesmo?

O fato é que sem o comprometimento do time de trabalho, dificilmente a implementação do ERP financeiro dará certo. Por isso, um passo fundamental para você ter sucesso nessa etapa é treinar bem a equipe.

A boa comunicação com os colaboradores e a transparência das ações também é fundamental para a obtenção de sucesso nas atividades.

Verifique se o fornecedor do ERP financeiro presta suporte para a implementação do sistema, e se oferece treinamento e assistência para a equipe interna.

Dessa forma, você evita vários transtornos, como a não adaptação do pessoal e a rejeição ao sistema, o que pode colocar em risco todos os esforços para a efetivação do ERP na sua organização.

Quais são as vantagens de contar com um ERP financeiro?

Para que a organização possa crescer de forma sustentável, é preciso contar com mecanismos de controle, sendo o ERP financeiro fundamental para esse processo.

Um dos grandes benefícios dessa solução é que ele proporciona a integração de todas as áreas, garantindo um armazenamento eficiente, o que é fundamental para a análise de informações e a tomada de decisão baseada em dados.

Veja a seguir mais benefícios ao implementar o ERP financeiro na sua empresa!

Segurança de dados e informações

Ao contar com um ERP financeiro você garante que os dados da sua empresa sejam protegidos com alta tecnologia, como a criptografia.

Além disso, só tem acesso aos dados quem tem autorização, e ainda é permitido definir os níveis de permissões.

Os compartilhamentos, visualizações e edição das informações também são controlados, assim como os documentos e outros arquivos armazenados no sistema.

Tomadas de decisões mais acertadas

Para garantir a competitividade da empresa, é preciso contar com tomadas de decisões cada vez mais eficientes.

A análise dos dados torna possível que os colaboradores da empresa reúnam diversas informações fundamentais para que as ações mais acertadas sejam tomadas.

Com isso, é possível reduzir custos, melhorar processos e aumentar a eficiência da operação da companhia como um todo.

Padronização de atividades

Empresas que desejam se destacar da concorrência precisam investir em comunicação transparente e também na padronização das atividades.

Ao contar com um sistema ERP financeiro, todos os setores da empresa terão acesso aos mesmos dados, evitando discordância das informações.

Isso, em um atendimento ao cliente, por exemplo, é fundamental para transmitir credibilidade e também informações precisas, que realmente possam contribuir para a solução que o consumidor precisa.

Otimização dos recursos

Quando os processos são bem organizados, mensurados e melhorados, há um aproveitamento dos recursos de forma mais eficiente e, consequentemente, ocorre uma redução de custos.

Melhor controle dos processos

Organização e controle são itens essenciais para uma boa gestão empresarial.

Ao contar com um ERP financeiro, você tem ao seu dispor um recurso capaz de rastrear, identificar e entender as métricas de negócios, o que é essencial para o sucesso da organização.

Assim, a solução torna mais fácil o acesso de toda a companhia a informações em tempo real, o que possibilita a análise de diversos fatores relacionados ao negócio de forma mais estratégica.

Melhoria dos processos internos

Até aqui você já deve ter percebido que um ERP financeiro ajuda a aumentar a eficiência da sua empresa, não é mesmo?

Isso porque ele centraliza os processos, e você pode, por exemplo, em um mesmo ambiente digital, ter acesso a dados como faturamento, entrada e saída de mercadorias, relatórios e outros recursos para ajudar na tomada de decisão.

Além disso, você e sua equipe agilizam os processos, além de reduzir os erros, tornando a empresa mais competitiva.

Controle de prazos

Preço e prazo são fundamentais para a competitividade de qualquer negócio. Assim, ao investir em um ERP financeiro, é possível assegurar uma melhor funcionalidade para a sua empresa.

Além disso, o negócio se torna cada vez mais competitivo, e com isso, é possível garantir também um melhor controle dos vencimentos da companhia.

Portanto, um ERP financeiro é capaz de potencializar a saúde financeira da organização, o que também possibilita uma melhor saúde financeira, imprescindível para a sustentabilidade e desenvolvimento da organização.

Como vimos ao longo desta leitura, o ERP financeiro é uma importante ferramenta para embasar as decisões da gestão da empresa, ao mesmo tempo em que centraliza os processos, tornando-os mais eficientes.

Se você gostou deste artigo sobre ERP financeiro, conheça a nossa solução Studio. Ela permite que a sua agência atenda os clientes de forma mais rápida e eficiente, o que aumenta a lucratividade do negócio!

The post O que é ERP financeiro e como implementar na sua empresa appeared first on Rock Content – BR.

Fonte do artigo:

Rock Content – BR

Leia o artigo original clicando no link abaixo:

Read More

Leia Também

Postagens relacionadas em nosso Blog sobre Design, SEO, Marketing e Tecnologia.