E-mail: rafael@turbineseusite.com.br   |   Telefone: (41) 99521-8611

Suporte 24/7

O que é planejamento financeiro de marketing e quais são os passos para fazer um
18 de novembro de 2021

Quando se fala em comunicação e criação, é natural pensar apenas na parte artística ou estratégica do trabalho, não é mesmo? Mas um bom gestor precisa fazer mais para garantir bons resultados no curto, médio e longo prazos.

E esse trabalho passa diretamente pela questão econômica de uma equipe ou projeto. É por isso que o planejamento financeiro de marketing é tão importante.

Seja para definir os recursos necessários em uma campanha de mídia paga, seja para contratar profissionais que ajudem na produção de conteúdo, ao organizar as finanças do marketing em uma empresa, as chances de sucesso aumentam consideravelmente.

Mas não se trata de um trabalho simples de ser executado. Por isso, preparamos um conteúdo completo para você saber tudo sobre planejamento financeiro de marketing e como ele pode ser um diferencial para os seus resultados.

Neste artigo, vamos falar sobre:

O que é um planejamento financeiro de marketing?

O planejamento financeiro de marketing nada mais é do que o trabalho voltado para a gestão dos recursos financeiros do setor.

O seu principal objetivo é garantir que a equipe se torne sustentável no longo prazo e consiga enfrentar diferentes cenários e crises ao longo da sua trajetória.

A partir da organização financeira, a tendência é que seja possível usar melhor os recursos disponíveis.

A tarefa, portanto, é entender mais sobre o funcionamento do setor: quais são as receitas e as despesas para os próximos meses? Perguntas como essa são necessárias para que um gestor consiga se planejar adequadamente.

O planejamento financeiro vai permitir um maior controle dos recursos disponíveis e, assim, aumentar as probabilidades de sucesso.

O conceito é muito parecido com o que você faz com as suas contas pessoais: trata-se do entendimento do seu cenário financeiro — o que vai entrar, o que vai sair, quais são os prazos, quais são os desafios e o que precisa ser corrigido.

Esse planejamento vai proporcionar uma série de benefícios para que o time de marketing consiga sobreviver e crescer de forma sustentável.

Afinal, de que adianta ter sucesso com algumas das suas estratégias durante alguns meses, mas não conseguir manter os resultados no longo prazo? É provável que em pouco tempo a equipe comece a gerar prejuízo para a empresa.

Sendo assim, o planejamento financeiro de marketing representa o controle, organização e monitoramento de tudo o que se refere aos recursos financeiros do setor.

Quais são os passos para fazer um planejamento financeiro de marketing?

Mas, na prática, o que deve ser feito para estruturar um planejamento financeiro de marketing? Confira!

Tenha metas

Antes de mais nada, é preciso definir metas e objetivos para a área de marketing. Isso vai desde o que deve ser alcançado em termos práticos, como número de visitantes em uma página, seguidores no Instagram ou assinaturas na newsletter, até mesmo qual é o retorno esperado em cada uma delas.

A partir dessas definições, todas as outras estratégias seguem esses propósitos, sempre com o intuito de alcançá-las.

Nesse momento você também deve definir um valor inicial a ser investido. Ou seja, determinar que a sua equipe vai gastar até X reais em um certo período para conseguir atingir essas metas.

Essa é uma maneira de manter os seus objetivos mais realistas, garantindo que o orçamento disponível realmente permita que certos números e resultados sejam alcançados.

Saiba quem é seu público-alvo

Entender quem é o seu público-alvo também é essencial, já que muitas das melhorias e estratégias em seu planejamento financeiro devem ser feitas de acordo com as preferências e demandas da sua audiência.

Busque por feedbacks dos clientes e centralize dados e informações dos consumidores para identificar comportamentos e hábitos. Isso vai contribuir para o uso mais eficiente dos recursos disponíveis para a área.

Tenha um bom controle

Uma das etapas mais importantes para o planejamento financeiro de marketing é garantir um controle de tudo o que entra e sai do setor.

A ideia é levar todas essas informações para uma planilha, relatório ou sistema, centralizando aquilo de que você vai precisar.

É o que vai fornecer uma visão mais ampla da saúde financeira da área, ideal para aprofundar ao máximo os detalhes e, assim, enriquecer a sua análise e facilitar a tomada de decisão.

Conheça seu funil de vendas

Parte importante do planejamento financeiro de marketing é o entendimento do seu funil de vendas. Em alguns casos, a jornada até a conversão pode ser um pouco mais lenta.

Uma empresa que atua no segmento B2B, por exemplo, tem um ciclo muito maior do que um e-commerce de artigos esportivos. É preciso compreender o cenário e estruturar o planejamento a partir dele.

Não basta conhecer os seus custos operacionais, é preciso entender, por exemplo, quanto tempo demora até se ter um retorno esperado. Cada uma das decisões pode ter um impacto muito grande ao final de cada mês, trimestre ou ano.

Mensure resultados

Um ponto positivo do marketing digital é justamente a possibilidade de acompanhar uma série de números e indicadores financeiros com regularidade.

As informações devem ser monitoradas de perto para encontrar eventuais erros ou ameaças ao seu planejamento e garantir as maiores chances de fazer correções sem muitos prejuízos.

Sem contar que esses dados são fundamentais para os próximos planos de marketing.

Quais são os benefícios de fazer esse planejamento?

Seguindo todas essas dicas, a sua equipe de marketing pode se beneficiar de uma série de vantagens. Que tal conhecer um pouco mais sobre elas?

Estratégias mais precisas

Quando se faz uma gestão financeira eficiente, os profissionais de marketing conseguem visualizar todo o funcionamento da equipe.

Isso significa identificar quais são os pontos que estão funcionando e aqueles que precisam ser aprimorados.

Ou seja, é possível definir estratégias e campanhas mais precisas, que tenham alto desempenho e geram melhores resultados no curto, médio e longo prazos.

Esse planejamento vai fornecer insights, por exemplo, sobre as campanhas de mídia paga que funcionam e aquelas que não funcionam. Ou se a ideia é utilizar mais estratégias de conteúdos interativos para ter bons retornos.

Enfim, esse planejamento serve como um guia para o aprimoramento da área em geral, o que cria um ciclo virtuoso para sempre aproveitar melhor os recursos disponíveis.

Gestão simplificada

Além disso, a gestão da área como um todo se torna simplificada. Afinal, fica mais fácil integrar diferentes áreas da empresa e encontrar o meio-termo para que a companhia como um todo seja a maior beneficiada.

A centralização de informações e a posterior compreensão das condições financeiras possibilitam, por exemplo, a integração com a área de vendas, no que é conhecido como vendarketing.

O dia a dia também se torna mais simples e eficiente. Em vez de perder horas todos os dias procurando informações ou números específicos antes de definir os valores de uma campanha no Facebook Ads, o gestor consegue entender o cenário da sua companhia e exatamente o que ela precisa buscar.

Isso vale não apenas para definir estratégias, mas para outras decisões, como aumentar a equipe ou contratar influencers.

Redução de custos

A partir do mapeamento de todas as movimentações financeiras do marketing, o gestor também consegue identificar quais são os custos desnecessários que foram feitos ao longo do processo.

Como descobrir o que pode ser cortado se você nem mesmo sabia que aquela despesa existia? O planejamento financeiro reúne todos os recursos que entraram e saíram daquele setor e, assim, torna mais fácil realizar cortes e mudanças.

Afinal, por que insistir em fazer uma parceria com um determinado influencer se o gasto com ele é muito maior do ROI alcançado? Todas essas respostas são possíveis apenas por quem monitora de perto tudo o que foi feito anteriormente e se planeja em relação aos próximos passos.

Ampliação de oportunidades

Quando a organização financeira é feita, o gestor também amplia as suas oportunidades em diferentes aspectos.

É possível identificar quando um valor de uma parceria ou campanha é extremamente valioso e interessante para ter bons resultados.

Sem esse planejamento, dificilmente vai ser possível saber quais são os valores disponíveis em certo momento.

Facilita a tomada de decisão

Quando um gestor tem números e informações detalhadas em mãos, as chances de tomar uma decisão acertada aumentam exponencialmente.

Como saber se uma nova campanha é, de fato, positiva para os objetivos do marketing naquele momento? Os custos e prazos vão se encaixar no ciclo financeiro da área e permitir que as outras atividades do setor continuem funcionando normalmente?

Questões como essas só podem ser respondidas a partir do momento que se entende qual é a situação financeira do setor.

O planejamento financeiro dentro do marketing, portanto, garante aos tomadores de decisão mais detalhes sobre como proceder em momentos importantes para a equipe.

Independentemente do tamanho da sua equipe ou segmento de atuação da empresa, realizar o planejamento financeiro de marketing é essencial para garantir maiores chances de sucesso das suas estratégias e ações.

Colocando todos os gastos, custos, investimentos e retornos no papel, é possível criar uma equipe que gere bons resultados com o que tem disponível.

Agora que você já sabe como é importante pensar no planejamento financeiro de marketing, o que acha de investir de forma ainda mais inteligente todo o seu dinheiro para as suas ações e campanhas?

Baixe gratuitamente o nosso ebook e saiba tudo sobre Planejamento Financeiro para Marketing de Conteúdo!

The post O que é planejamento financeiro de marketing e quais são os passos para fazer um appeared first on Rock Content – BR.

Fonte do artigo:

Rock Content – BR

Leia o artigo original clicando no link abaixo:

Read More

Leia Também

Postagens relacionadas em nosso Blog sobre Design, SEO, Marketing e Tecnologia.