E-mail: rafael@turbineseusite.com.br   |   Telefone: (41) 99521-8611

Suporte 24/7

WhatsApp pode estar criando um recurso de Comunidade. O que isso significa para profissionais de marketing?
19 de novembro de 2021

Recentemente, o portal XDA Developers identificou menções relacionadas a “Comunidades” nos arquivos internos da nova versão beta do WhatsApp.

Fonte: XDA Developers

Pouco depois, o site WABetaInfo teve acesso a capturas de tela que reforçam ainda mais a descoberta anterior:

Fonte: WAbetainfo

O que vem por aí? Neste artigo, falaremos sobre o que esperar desse novo recurso misterioso e como os profissionais de marketing podem se beneficiar dele em suas estratégias de marketing.

Afinal, o que é uma comunidade?

O WABetaInfo mostra que o novo recurso se refere a um novo espaço onde os administradores teriam maiores poderes sobre os grupos. 

Embora ainda seja difícil entrar em detalhes sobre esse novo recurso, de acordo com o site, os administradores poderão enviar mensagens dentro desse chat em grupo, convidar novos usuários por meio de links ou códigos QR e criar um conjunto de grupos relacionados à comunidade.

Fonte: WAbetainfo

Outro ponto que me chamou a atenção foi o formato do ícone da comunidade. Provavelmente utilizado para diferenciar entre grupos e comunidades, pode-se notar que o layout do ícone é quadrado com bordas arredondadas, diferente da forma circular que existe hoje.

Por que o WhatsApp decidiu implementar esse novo recurso?

De acordo com o Statista, com mais de 2 bilhões de usuários mensais, o WhatsApp é a principal plataforma de mensagens instantâneas do mundo, seguido pelo Facebook Messenger (1,3 bilhão) e o chinês WeChat (1,2 bilhão).

Fonte: Statista (2021)

No entanto, até o momento, tem havido um claro interesse do aplicativo em se manter como um canal de comunicação mais privado e não em dimensioná-lo. Em outras palavras, o WhatsApp não queria grandes grupos e/ou mensagens de spam dentro da plataforma.

Ao trabalhar em um recurso de Comunidades, o WhatsApp pode estar tentando preencher a lacuna cada vez maior entre ele e outros aplicativos de mensagens, como Telegram e Signal. 

Um bom exemplo disso é o limite de 256 usuários por grupo que ainda existe no WhatsApp, um número extremamente baixo se comparado ao seu concorrente Telegram (até 200.000 usuários por grupo) ou Signal (até 1.000 por grupo).

Existem outros dois fatores importantes que devem ser analisados ​​aqui.

No início de 2021, a nova política de privacidade do WhatsApp causou polêmica entre os usuários sobre que tipo de dados poderiam ser compartilhados com a dona Facebook (agora Meta), desencadeando uma saída em massa para esses outros aplicativos.

Outro fato recente foi a queda repentina da plataforma junto com toda a rede de aplicativos do Facebook no mês passado. O Telegram conquistou 70 milhões de usuários em apenas algumas horas.

Diante de dados tão importantes, fica clara a necessidade de a plataforma se reinventar e propor novas funcionalidades, mantendo seu domínio no mercado.

Como os profissionais de marketing podem se beneficiar desse novo recurso de comunidade?

A criação de comunidades, seja no Whatsapp, Telegram, Facebook, entre outros, pode trazer diversas oportunidades para o seu negócio:

Comunidades criam um sentimento de pertencimento

Os seres humanos têm um desejo profundo de pertencer.

Um estudo publicado pela Plos One mostrou que identificar pessoas que pertencem a grupos aumenta o senso de propósito pessoal, expande a percepção e perspectiva de vida e, consequentemente, aumenta a autoestima.

Outra série de estudos conduzidos pelo Dr. Gregory Walton mostrou que pertencer a uma comunidade com interesses e aspirações comuns tem consequências diretas em nossa motivação, saúde, felicidade e na nossa maneira de ver o mundo.

Pesquisas como essas nos ajudam a entender por que as pessoas gostam tanto de participar de comunidades em plataformas como grupos do Facebook, canais do Telegram e outros.

Maior interação do público com sua marca

Fortalecer o vínculo entre sua empresa e seu público é importante para qualquer estratégia de marketing que você esteja desenvolvendo.

Aqui estão alguns dos muitos benefícios do marketing de comunidade para sua empresa:

aumenta a confiança de seus clientes ou clientes potenciais na sua marca;oferece dados incríveis sobre seu público: suas necessidades, desejos e percepções;aumenta as conversões em suas ofertas de marketing;possibilita a identificação de melhorias em seu produto ou serviço;traz uma comunicação mais aberta e transparente com o público;aprimora o processo de feedback.

Entrega de conteúdo

Não é mais novidade que os algoritmos das redes sociais estão diminuindo drasticamente a capacidade de entrega de conteúdo para seu público.

O motivo oficial, segundo várias plataformas, é que a cada dia se compartilham toneladas de conteúdo e é preciso mostrar apenas o melhor para os usuários. Mas você sabe que Facebook, Twitter, Instagram, etc. ganham muito dinheiro com anúncios, certo?

Isso levou os profissionais de marketing a buscar maneiras novas e mais eficientes de entregar conteúdo.

A mídia paga, newsletters e comunidades em plataformas de mensagens estão cada vez mais presentes nas estratégias de marketing de muitas empresas.

A capacidade de entrega de conteúdo em plataformas como Telegram ou Signal é muito maior do que qualquer rede social existente hoje. 

Então, vale a pena ficar de olho neste novo recurso que o WhatsApp vai oferecer, pois pode proporcionar uma grande reviravolta em sua estratégia de marketing como um todo.

Prepare-se

Como o maior aplicativo de mensagens do mundo hoje, o novo recurso misterioso do WhatsApp pode se tornar não apenas uma opção, mas também uma tendência nas estratégias de marketing das empresas.

Além disso, por ser o canal mais utilizado no dia a dia pelas pessoas em conversas pessoais e profissionais, a nova funcionalidade pode trazer uma grande mudança na forma como as pessoas interagem com seus conhecidos, empresas e outras pessoas com interesses em comum.

Por outro lado, a crescente popularidade de plataformas como Telegram e Signal no mundo ocidental pode ser uma ameaça à soberania deste gigante.

Agora, devemos esperar e nos preparar para essas mudanças.

The post WhatsApp pode estar criando um recurso de Comunidade. O que isso significa para profissionais de marketing? appeared first on Rock Content – BR.

Fonte do artigo:

Rock Content – BR

Leia o artigo original clicando no link abaixo:

Read More

Leia Também

Postagens relacionadas em nosso Blog sobre Design, SEO, Marketing e Tecnologia.