Por Rachael Pilcher. Leia o artigo completo no Mighty Fine Copy.
Nos últimos anos, olhei para milhares de páginas de destino, tanto PPC quanto em sites. Eu os pesquisei, fiz um blog sobre eles e realizei várias auditorias para empresas que achavam que suas páginas estavam decepcionando em termos de taxas de conversão.
Há muitas informações (muitas vezes conflitantes) na web sobre os ingredientes de design e redação que entram na preparação de uma página de destino incrível. Mas a verdade é:
Não existe um modelo que lhe dê um retorno incrível do seu investimento garantido.
É uma dura verdade, mas pesquisar no Google por “melhor página de destino de todos os tempos” ou “modelo de página de destino incrível que garantirá o sucesso do meu império” irá apenas levá-lo a uma toca de coelho para lugar nenhum.
De indústria a indústria, produto a produto e empresa a empresa – todas as páginas de destino precisam ser criadas especificamente para o seu negócio – e apenas para o seu negócio.
O modelo de página de destino perfeito não existe. PARE DE OLHAR.
Embora projetar uma página de destino não seja exatamente uma cirurgia cerebral, há alguns elementos básicos que vejo repetidamente que estão sabotando suas chances de conversão e de obter um retorno decente sobre os gastos com publicidade.
Sua página de destino deve ser analisada em contexto com as outras partes do funil de marketing que ela habita. Mas também deve ser uma peça convincente de cópia e design que trabalha duro para atingir o objetivo de capturar leads qualificados.
Sem mais delongas, vamos dar uma olhada nas principais coisas que você precisa ter em mente para uma página de destino que converte com a taxa mais alta.
A essência de uma página de destino vencedora
Não ataque seus clientes.
Recentemente, fiz uma auditoria de uma página de destino (uma página inicial) onde havia, e nem estou brincando aqui:
Um pop-up de captura de e-mail
Um pop-up de pesquisa de cliente
Uma caixa de mensagem do chatbot
Um cookie / pop-up de privacidade
… Em 5 segundos após o desembarque na página.
Então. Horrível.
O que seu cliente sente quando isso acontece? Você já sabe a resposta.
Eles estão irritados. Eles estão frustrados. Eles começam a se importar menos com seu negócio e mais em se afastar de sua página maluca.
Não deixe a primeira impressão de sua marca o equivalente virtual de uma criança que comeu cereais com açúcar em excesso. Pare de tentar fazer tudo de uma vez. Finja que você tem apenas um pop-up para usar em todo o site. Agora use-o com sabedoria! Os pop-ups podem converter muito bem, mas você precisa escolher o momento e o posicionamento com cuidado.
Qual a sensação que a sua página de destino NÃO DEVE TER para um cliente em potencial:
Torne os benefícios do seu produto claros
Seu cabeçalho, subtítulo, marcadores e todas as outras cópias precisam enquadrar os benefícios do seu produto para o cliente em termos do valor que ele lhes dará.
Muitas páginas de destino se concentram em empresas falando sobre si mesmas e como seu produto é único, junto com uma série de recursos. A abordagem “eu, eu, eu” afasta seu cliente. Eles precisam se sentir compreendidos e falados. Eles precisam saber “o que isso traz para mim?” antes de tomarem qualquer outra providência para saber mais sobre sua empresa e suas ofertas.
Mantenha as coisas simples
Uma página de destino simples e organizada pode proporcionar a você as maiores vitórias. Para obter as melhores conversões em uma página de destino PPC, é importante que tudo seja organizado de forma que o cliente ache o mais fácil possível dizer “sim” à sua oferta, inserir seus detalhes e avançar ainda mais em seu funil de marketing.
A pergunta mais importante a se fazer é: um estranho poderia entender o propósito da minha página de destino em 5 segundos?
Campos do formulário
Certifique-se de que o seu formulário reflita o objetivo por trás da coleta de dados. Apenas os campos de formulário necessários devem estar lá – não há nenhum ponto em coletar 15 campos de dados de formulário apenas por causa disso.
A microcópia do campo do formulário (por exemplo, nome, sobrenome, endereço de e-mail) deve ficar acima de cada caixa de formulário para evitar confusão quando o usuário começar a digitar seus detalhes.
Para dados limpos no back end, se os formulários puderem ser formatados com opções suspensas, isso ajudará na segmentação precisa de seus clientes em um estágio posterior. É especialmente útil quando coletar números de telefone e locais corretos são importantes.
O botão deve ser proeminente e ter uma cor contrastante com o resto da página. Não precisa ser laranja Neil Patel!
Prova social
Você incluiu depoimentos ou logotipos de empresas que usam seu produto? Isso ajuda a construir confiança em clientes em potencial que não o conhecem e ainda não confiam em você.
Páginas de destino PPC
Deve haver apenas UMA oferta e UM apelo à ação na página. A frase de chamariz deve ser clara e refletida na cópia do botão. Não deve haver nenhum ponto de navegação fora da página, a não ser o único botão CTA. Sem links para seu site e sem ícones sociais – essas são distrações que desviam a atenção de sua oferta.
Fonte: Mighty Fine Copy.
Imagem em destaque: foto de picjumbo.com no Pexels