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Separamos algumas campanhas de Dia das Mães para você se inspirar!
7 de maio de 2021

A campanha de Dia das Mães é uma excelente oportunidade de divulgação da sua marca. É muito importante abusar da criatividade ao criar ações que emocionem e toquem as pessoas, entretanto, além de transmitir uma mensagem de amor, é preciso estimular o engajamento, gerar uma identificação do público com a mensagem transmitida e garantir bons resultados de venda.

O planejamento da estratégia é uma etapa essencial, pois, a ação publicitária precisa estar adequada às expectativas e à atual configuração da sociedade. Aquela mãe que trabalhava em casa aguardando o ano todo para ser reconhecida e valorizada apenas no dia das mães ficou no passado!

As mães de hoje querem ser reconhecidas diariamente. Conforme a sociedade evolui, as pessoas também devem mudar a sua percepção acerca da maternidade — as mães precisam ser valorizadas em suas carreiras, ter seus salários equiparados aos dos homens e dividir as responsabilidades na criação dos filhos.

Então, que tal conferir alguns exemplos de campanhas de Dia das Mães? Faz toda a diferença pesquisar pelos trabalhos de outros profissionais para se inspirar e criar peças publicitárias encantadoras e totalmente fora do lugar-comum. Confira!

O Boticário (2018)

A campanha intitulada “Colo de Mãe”, do Boticário, mostra um homem pegando diversos meios de transporte, como barco, caminhão e ônibus, para poder voltar para a casa da mãe. Ao longo da viagem, ele pensa em todas as fases de sua vida — desde criança, passando pela adolescência e chegando à idade adulta.

A ação saiu do comum e conta com uma fotografia incrível, além de uma trilha sonora que tem tudo a ver com essa data tão especial. A música “Anunciação”, de Alceu Valença, é responsável pelo toque de emoção. “Colo de mãe” passa uma mensagem simples sobre a importância de dar valor às mães e seguir seus próprios passos, mas nunca esquecê-la.

Ponto Frio (2014)

A ação publicitária de Dia das Mães do Ponto Frio de 2014 apostou no humor e na criatividade. Nesse vídeo, três idosas aproveitam a tecnologia e conversam sobre seus filhos. Na campanha a empresa varejista de eletrodomésticos aborda a importância da universalização da internet e da conectividade, independentemente da idade do usuário.

Assim, a campanha mostrou que as mães fazem um bom uso das novas tecnologias e das redes sociais, diferentemente de seus filhos. É fundamental para uma campanha sair do comum e abusar da criatividade. Por isso, o vídeo fez um grande sucesso em 2014 e foi visto por mais de um milhão de pessoas no YouTube. A ação é assinada pela Young & Rubicam.

Procter & Gamble (2016)

A Procter & Gamble realiza uma campanha anual de Dia das Mães intitulada “Obrigado, mãe”. Todas as versões fizeram muito sucesso, pois abusaram da criatividade e da emoção. A ação tem uma série de vídeos sobre a importância da família na criação e no preparo dos filhos para as dificuldades da vida.

Em 2016, já no clima das Olimpíadas do Rio, a P&G criou uma campanha emocionante sobre a presença das mães ao longo da vida de grandes atletas olímpicos. O vídeo aborda uma jogadora de vôlei de praia, um corredor, uma ginasta, um atleta de saltos ornamentais e suas dificuldades. Em certos momentos, a campanha mostra as mães como o porto seguro dessas pessoas.

Vivo (2018)

Uma das preferências das empresas na hora de desenvolver as campanhas para o Dia das Mães é aproveitar o momento ou os eventos que ocorrem no mundo. Em 2018, a Vivo se espelhou no clima de Copa do Mundo para criar a peça publicitária intitulada “Ai, Jesus”.

O vídeo conta um pouco sobre a relação do jogador de futebol Gabriel Jesus com sua mãe (Vera) e o esporte, mostrando o atleta em diversas fases da vida e sua paixão pela bola. A Vivo apostou no humor e na emoção para destacar a importância da mãe no processo do atacante até alcançar seu sonho de conquistar a camisa 9 da Seleção Brasileira na época.

Cacau Show (2017)

A Cacau Show lançou sua primeira campanha de Dia das Mães em 2017, com um vídeo simples, sem diálogos e bastante emocionante sobre o amor maternal. A ação intitulada “Bilhetinhos” mostra a rotina de uma mãe presenteando seu filho com um chocolate e um bilhete de incentivo muito carinhoso.

Por fim, no Dia das Mães, a campanha foca na surpresa que o jovem preparou para sua mãe com todos os bilhetes recebidos. A Cacau Show apostou na emoção e no afeto dessa relação. Além disso, é passada a mensagem de que presentes simples podem ter um grande efeito positivo na vida das pessoas. A ação é assinada por Lew’LaraTBWA.

Natura (2018)

A Natura preparou uma linda homenagem em 2018. Acostumadas a contarem histórias para os filhos, essa foi a vez das mães serem presenteadas. Chamada “Viva a beleza de todas as mães”, a campanha focou em histórias emocionantes de diferentes famílias brasileiras e na construção de laços afetivos para uma vida inteira.

No vídeo, os filhos presenteiam suas mães com um livro que contém ilustrações de Willian Santiago e é assinado por Camilla Lordelo, com a história real de cada uma delas. O objetivo era mostrar essas mulheres como as verdadeiras heroínas da vida real. A peça publicitária foi veiculada pela TV e em meios digitais de toda a América Latina, sendo assinada pela agência Africa.

O Boticário (2021)

O Boticário integra mais uma vez a lista de campanhas de Dia das Mães com um tema extremamente atual: a pandemia causada pela Covid-19 e a importância de homenagear as profissionais de saúde que estiveram durante todo o período na linha de frente contra o vírus, cuidado de desconhecidos, mesmo que isso signifique ficar longe das pessoas que se ama e, principalmente dos filhos.

Em um primeiro momento da campanha “Mães de um país inteiro”, a empresa explica a ação em uma interpretação de Regina Casé, protagonista da novela “Amor de Mãe” que fez tudo para reencontrar o seu filho. Na sequência, a marca traz mensagens dos filhos de várias profissionais de saúde exaltando o amor e o orgulho de suas mães que lutaram tão bravamente neste momento tão difícil vivenciado por toda a sociedade.

Johnnie Walker (2021)

Tradicionalmente associado ao universo masculino, o whisky nunca foi usado em campanhas relacionadas às mulheres, especialmente no Dia das Mães. Entretanto, a famosa marca de whiskies Johnnie Walker inova e demonstra que está determinada a mudar esse cenário. Em sua primeira ação publicitária para o Dia das Mães, mulheres contam suas trajetórias como mãe a fim de ressignificar a visão da sociedade acerca da maternidade.

Além disso, em uma de suas linhas mais caras, a Blue Label, a empresa estampou frases de Verena Smit, para que o valor integral das vendas da bebida seja revertido em doações para a Brazil Foundation em ações contra a Covid-19.

Fonte: Forbes

Segundo Adriana Nogueira, head de marketing da Reserve:

“Vimos a necessidade de enxergar as mães para além de seus papéis maternais. Por isso, lançamos uma edição especial que traz garrafas personalizadas do rótulo Blue Label, um uísque super raro, com frases de impacto que promovem uma reflexão sobre a maternidade. Escolhemos Blue Label porque simboliza o extraordinário e queremos honrar as histórias de mães icônicas e ressignificar a forma como essas mulheres são vistas ao construir seu futuro”.

Submarino (2021)

A campanha da Submarino “A mãe ta off” reforça a importância das mães terem momentos para curtir a sua individualidade. Muitas ações publicitárias ressaltam a atitude negligente das mães com elas mesmas em detrimento da felicidade dos seus filhos.

Embora essa doação seja natural de uma mãe, as mulheres também precisam cuidar de sua saúde física e mental, em momentos onde elas realmente precisam ficar sozinhas. A ação proposta pela Submarino, é convidar mães para curtirem o seu “momento off”, mesmo que em casa com produtos vendidos pela empresa.

Ninho (2021)

A campanha da marca Ninho para 2021 é muito emocionante pois, evidencia um assunto muito discutido nos dias atuais que tem extrema relevância para a sociedade: a valorização da real beleza da mulher. Para contextualizar na a data, o vídeo traz, ao som de “All you need is love” dos Beatles, uma mãe que ajuda a sua filha a se ver bonita com os seus cabelos crespos, mostrando como a autoestima e a aceitação também são bons resultados da amor de mãe: #seuamortransforma.

Cantão (2021)

Aprendizados para o futuro é uma campanha da marca de roupas “Cantão” que tem como objetivo falar sobre a maternidade para as próximas gerações. Na websérie especial veiculada no Instagram e intitulada “Mãe Não É Tudo Igual” a marca mostra como tem sido a múltipla jornada de diferentes mães na pandemia.

Astrid Fontenelle, apresentadora e mãe de Gabriel, de 12 anos foi a convidada do primeiro episódio. Em um dos pontos altos da sua fala, ela ressalta a necessidade da qualidade das relações, novos pactos estabelecidos com a divisão das tarefas domésticas e a cobrança constante de ser uma mãe perfeita:

“Alta performance na maternidade não existe e quem te falou que ela existe estava mentindo para você.”

Preparar peças publicitárias para datas comemorativas é um trabalho que requer planejamento e muito cuidado para não atingir as pessoas de maneira negativa. Durante a criação de uma campanha de Dia das Mães, a empresa precisa entender quem é seu público-alvo e qual posicionamento assumirá no segmento em que está inserida.

Portanto, a recomendação é buscar se inspirar em ações que realmente acrescentem algo às pessoas e passem mensagens positivas para todos os públicos.

Para saber mais, continue conosco e confira neste artigo como fazer um plano de marketing!

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