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SEO para SaaS: como aumentar o crescimento do seu tráfego orgânico e levar o seu SaaS ao próximo nível
19 de maio de 2021

O SEO para SaaS é uma estratégia que utiliza Marketing de Conteúdo e pesquisa de palavras-chave para gerar tráfego para o site de uma empresa que segue o modelo de Software as a Service (SaaS).

Entender como funcionam os mecanismos de busca e palavras-chave é fundamental para desenvolver uma estratégia eficaz de Marketing de Conteúdo e SEO, alcançando os resultados esperados.

Este artigo explorará por que o SEO é essencial para o SaaS:

A empresa anti-software

“A Salesforce declarou o fim do software há 20 anos, e assim cresceu a nuvem”.

Marc Benioff, Fundador e CEO da Salesforce.com

Há mais de 20 anos, a Salesforce.com, uma empresa de software sediada em São Francisco, interrompeu a conferência realizada por uma grande companhia de software empresarial e essencialmente lançou a revolução do Software as a Service.

Atualmente, as empresas SaaS dominam a indústria de tecnologia, marketing e vendas; elas não param de crescer.

A relevância do modelo SaaS

Para começar, o modelo SaaS transformou a entrega de software. As empresas não precisam mais gastar milhões em software e hardware. Os contratos de manutenção desapareceram.

A oferta de software baseado na Internet a partir de assinatura inclui atualizações e manutenção, reduzindo o custo da computação e permitindo que milhões de pessoas possam acessar os mesmos softwares utilizados por grandes corporações.

Por que as empresas SaaS devem investir em SEO

O investimento em publicidade muitas vezes não gera os resultados esperados, prejudicando as empresas SaaS que ampliam seus gastos antes do crescimento do negócio.

Por outro lado, SEO e Marketing de Conteúdo não exigem tanto investimento quanto a publicidade tradicional, gerando um custo muito mais baixo. Entretanto, campanhas bem-sucedidas demandam tempo e boas estratégias.

O que torna o SEO para SaaS diferente do tradicional

As empresas de varejo focam produtos e marcas para direcionar o tráfego para seu website. As empresas de saúde podem se concentrar em doenças específicas que seus pacientes costumam apresentar. Mas os provedores de SaaS que estão começando não têm uma marca ou produto popular para usar no direcionamento de tráfego para seu site.

As empresas SaaS devem desenvolver estratégias de palavras-chave que atinjam os problemas que os compradores precisam resolver. “Gerar mais leads sem publicidade” pode ser uma palavra-chave que os fornecedores de SaaS utilizam para levar tráfego para seu site.

Essas palavras-chave de cauda longa geram menos tráfego, mas também enfrentam menos competição. A construção de uma biblioteca dessas frases otimizará, a longo prazo, sua posição em mecanismos de busca.

10 Passos para criar uma campanha SEO para SaaS bem sucedida

1. Estabeleça metas realistas

Criar metas realistas é o primeiro passo crucial para a construção de uma campanha de SEO bem-sucedida. As metas devem ser mensuráveis e alcançáveis.

Por exemplo, se você criar sua primeira campanha de SEO, a meta de, no período de um mês, ranquear em primeiro em um resultado de busca do Google não é algo alcançável.

SEO e Marketing de Conteúdo precisam de tempo para que os frutos sejam colhidos, e as metas devem refletir essa realidade. Um exemplo mais realista é colocar três palavras-chave no top 10 dentro de seis meses.

2. Identifique os KPIs

Uma vez definidos seus objetivos, você precisa apurar os resultados. Nesse sentido, os indicadores-chave de desempenho (KPIs — Key Performance Indicators) são métricas ou estatísticas utilizadas para medir o desempenho da estratégia.

Visitantes do site, rankings de resultados de busca e buscas mensais são todos excelentes indicadores de SEO. Eles podem ser medidos a partir de diversos tipos de softwares, gratuitos e pagos.

Um dos KPIs mais importantes vem da comparação dos seus rankings SEO com os de outras companhias SaaS. Como seu site ranqueia no Alexa, um software de comparação de sites? Quantas palavras-chave estão entre os 10 primeiros colocados no Google em comparação com seus dois ou três concorrentes mais importantes?

É útil prestar atenção também na taxa crescimento, não apenas no ranking atual. Isso porque é gratificante ver sua classificação melhorar à medida que você promove suas palavras-chave por meio de blogs e redes sociais.

3. Crie buyer personas

Identificar as características de seus compradores é o próximo passo no desenvolvimento de um planejamento de SEO eficaz. Divida seus consumidores em categorias específicas.

Se você vende produtos B2B, seu comprador pode ser um Diretor de TI ou Gerente de Marketing. Para produtos B2C ou vendidos no e-commerce, seu comprador pode ser uma mulher millennial que vive em São Paulo e gosta de jardinagem.

É crucial detalhar seus compradores, incluindo hábitos de mídia social, seus softwares preferidos, a marca de seus smartphones etc. Por exemplo, a HubSpot pode identificar seu principal cliente como a gerente de marketing Maria ou o empreendedor Roberto.

As personas são essenciais para a pesquisa de palavras-chave. Dependendo de suas necessidades e desafios, seus consumidores realizarão buscas a partir de diferentes palavras-chave. A gerente de marketing Maria pode querer aumentar a geração de leads, enquanto o empreendedor Roberto quer vender suas soluções.

Entrevistar vendedores, revendedores e clientes deixará claro que tipo de público você precisa impactar para gerar mais vendas.

4. Estude sua concorrência

Você pode aprender muito com seus concorrentes. Que palavras-chave eles usam? Eles investem em publicidade pay-per-click ou usam Marketing de Conteúdo? Entender como o mercado SaaS usa o SEO ajudará você a ter uma visão mais ampla sobre as estratégias e objetivos da sua concorrência.

Você não precisa pesquisar todos os seus concorrentes. Selecione os dois ou três mais próximos e investigue suas palavras-chave, despesas e rankings em mecanismos de busca.

Não é necessário contratar uma agência de pesquisa de marketing. Em vez disso, use o mesmo software de SEO que você utiliza para sua pesquisa de palavras-chave. O SEMrush é uma ferramenta popular para pesquisar publicidade via anúncios pagos. Crie uma tabela comparando seu programa com o de sua concorrência.

Source: SEMrush

5. Conduzir pesquisa por palavra-chave

As palavras-chave são o combustível do SEO para SaaS. A busca pelas palavras-chave certas para utilizar é uma combinação de arte e ciência. Uma palavra-chave pode parecer uma boa opção para sua campanha de SEO, mas se ela for muito competitiva ou não gerar tráfego suficiente, você pode não querer usá-la em sua estratégia.

Palavras-chave competitivas são caras para uso em publicidade paga. Além disso, é um desafio estar entre os 10 melhores resultados de busca com SEO orgânico.

Por exemplo, digamos que você vende um editor de conteúdo de vídeo SaaS e quer ranquear para a palavra-chave “YouTube”. Como “YouTube” é a palavra-chave número 1 no mundo, de acordo com a ferramenta Ahrefs, você enfrentará mais de 180 milhões de concorrentes.

Uma vez iniciada a sua estratégia de SEO, você vai precisa rastrear seus rankings nas buscas. O Google exibe 10 resultados de busca por página e fornece rankings para os 100 principais termos de busca relacionados.

Você aumentará seus rankings à medida que gerar mais conteúdo em torno de cada palavra-chave. Cada página conta, e isso inclui landing pages, posts em blogs e páginas do site. Certifique-se de incluir a palavra-chave no título da página.

Use variações da palavra-chave e evite o chamado “keyword stuffing”, que é o uso da mesma palavra-chave repetidamente, já que o Google penaliza esse tipo de tática. Aliás, se você utilizar essa ou outras táticas proibidas, o Google colocará seus canais em sua blacklist.

6. Crie conteúdo para converter o tráfego gerado pelas táticas de SEO

Para uma empresa SaaS, o KPI mais importante é o crescimento da receita. E para ter receita, é preciso gerar leads. Mas como fazer isso em seu site? Quando seus compradores estão na fase de conscientização da jornada de compra, eles querem encontrar uma solução para seus problema e recorrem ao Google.

Eles encontram artigos baseados nas palavras-chave inseridas na busca e visitam as landing pages ou outras páginas de empresas que fornecem essas respostas. Isso é ótimo, mas não é tudo.

Você tem o público e precisa transformá-lo em leads. Para convencer alguém a fornecer suas informações pessoais, tais como nome, e-mail e cargo, você precisa oferecer experiências valiosas.

É aí que entra o Marketing de Conteúdo. Há muitos tipos de conteúdo, e você deve fundir diferentes formatos para obter melhores resultados. Abaixo, você verá alguns dos tipos mais populares.

Vídeos

O YouTube é o segundo mecanismo de busca mais popular, ficando atrás apenas do Google. As pessoas adoram vídeos: tutoriais, vlogs, vídeos de dança e música, entre outros. Todos geram muito tráfego por meio das palavras-chave.

A captura de tela abaixo ilustra o valor dos vídeos e das palavras-chave. A palavra-chave “fun tutorial videos” revela um vídeo tutorial simples que recebeu mais de 515 mil visualizações.

Postagens no blog 

As pessoas ainda leem em pequenos pedaços. Os blogs são informativos e motivadores. Eles são fáceis de produzir, mas é preciso postar com certa regularidade.

Se você não puder fazer isso com os recursos que tem, contar com uma agência de Marketing de Conteúdo vai facilitar sua vida.

E-books 

Os consumidores também gostam de ler materiais mais longos, tais como e-books e white papers.

Esse conteúdo mais longo é frequentemente referido como conteúdo evergreen, uma vez que é escrito para durar muito tempo. Ele gera muito valor de SEO ao longo do tempo e pode produzir resultados por anos.

Infográficos 

Imagens contam histórias. Os infográficos misturam fatos, números e palavras para criar um conteúdo fascinante. Os infográficos são frequentemente publicados como um post no blog ou como uma peça evergreen para gerar reconhecimento do problema.

7. Escreva para o leitor

O Google quer que os usuários tenham experiências de busca agradáveis, o que inclui encontrar facilmente o conteúdo relevante e ter uma leitura agradável. Para escrever conteúdos para os mecanismos de busca que atendam a esses critérios, sua escrita tem que ser pessoal e informativa.

Quanto mais relevante for o seu conteúdo, melhor será o seu ranking. O termo “SEO para SaaS” é a palavra-chave para este artigo, mas você deve ter notado que o utilizamos em diferentes formatos. Os algoritmos do Google reconhecem sinônimos e variações, permitindo que você escreva de forma mais natural.

8. Crie links para páginas relevantes do site

Seu conteúdo deve ser bem escrito e vir de uma fonte respeitada. O fornecimento de links em seu artigo para outros materiais gera autoridade e faz com que seus leitores tenham maior respeito pelo conteúdo.

A chave é fornecer links para outras páginas dentro de seu site. Esses links internos aumentam seu SEO on-page. O segundo fator é estabelecer um link para recursos externos confiáveis. Contudo, você deve ter o cuidado de evitar links para sites de competidores ou de procedência desconhecida.

9. Mensure seus resultados de SEO

Lembra-se de nossa discussão sobre KPIs e métricas? Você precisa provar ao seu chefe ou cliente que seu planejamento de SEO está gerando resultados. Medir KPIs como tráfego no website, cliques e leads fornece a evidência necessária para manter o financiamento do seu projeto.

A compilação desses leads em um só local facilita a visualização do progresso. Você pode usar um software SEO, uma plataforma de automação de marketing ou um app analítico. Utilizar uma solução de software SaaS significa que suas estatísticas são atualizadas em tempo real, fornecendo feedback instantâneo.

10. Analise e revise a estratégia

É importante prestar atenção nas suas métricas e não resistir às mudanças. A experimentação é vital para melhorar os resultados de SEO. Se você monitorar continuamente suas palavras-chave e realizar os ajustes necessários, adicionando novos conteúdos, seus resultados vão se aperfeiçoar com o tempo.

Conduza sessões periódicas de revisão com sua equipe de SEO e conteúdos, fazendo brainstorming para encontrar novos termos e palavras-chave. Preste atenção ao que os clientes e leads estão pedindo em seus e-mails e interações nas redes sociais. Além disso, após criar um conteúdo, acompanhe o seu desempenho para preservar o resultado.

O SEO é uma ferramenta poderosa, sendo que leva tempo para construir uma estratégia robusta de Inbound Marketing. Mas seus esforços serão recompensados se você manter a sua abordagem atualizada.

Como você pode ver, SEO para SaaS é um tópico complexo. Você precisa descobrir as necessidades e desafios de seu comprador, compreender como seu produto e serviço são únicos e encontrar maneiras de colocar seu conteúdo em evidência na internet.

O ambiente SaaS é muito competitivo — e o Search Engine Optimization não é uma exceção. Desenvolver personas, criar conteúdo de qualidade e relevante para seus compradores na fase de conscientização e usar formulários para converter esses usuários em leads é essencial para sua campanha de geração de leads.

Lembre-se também de que você precisa ser paciente e persistente, pois estratégias orgânicas de SEO levam tempo para gerar leads. Você precisará de um fluxo constante de postagens em blogs para atrair seu público.

Ao seguir os passos elencados neste artigo, você poderia montar a sua estratégia de SEO para SaaS. Vale lembrar que estabelecer metas e KPIs que permitam a mensuração e otimização de todo o processo é muito importante para que o trabalho seja bem-sucedido.

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