E-mail: rafael@turbineseusite.com.br   |   Telefone: (41) 99521-8611

Suporte 24/7

Entenda de uma vez qual é o prazo de retorno do investimento nas empresas
16 de junho de 2021

Assim como existem métricas no Marketing que possibilitam o cálculo de quanto foi conquistado ao utilizar uma estratégia, o popular ROI, é possível usar um conceito parecido para identificar o desempenho de uma empresa como um todo. Para isso, você precisa calcular o prazo de retorno do investimento, também conhecido como PRI.

Seja para avaliar os riscos de seguir naquele negócio, seja para reduzir problemas operacionais que atrapalhem o desempenho da empresa, descobrir quanto vai demorar para alcançar o retorno financeiro do investimento inicial também pode ser importante, até mesmo, para atrair possíveis investidores e parceiros. Mas você sabe como realizar o cálculo desse indicador?

Para ajudar você a esclarecer qualquer dúvida sobre o assunto, preparamos um artigo completo, em que vamos abordar os seguintes temas:

O que acha, então, de descobrir como calcular o prazo de retorno do investimento e entender a importância dessa métrica para o seu negócio? Confira!

O que é prazo de retorno do investimento?

O prazo de retorno do investimento é o indicador que mostra quanto tempo vai ser necessário até que o aporte financeiro inicial seja retornado. Imagine que os fundadores de uma startup querem saber o prazo até que o negócio comece a dar lucros. Eles devem utilizar o PRI para fazer o cálculo e traçar um planejamento estratégico a partir dele.

A métrica também é muito utilizada para avaliar o retorno que um empreendedor vai ter ao investir em uma franquia, por exemplo. Um aporte inicial de R$50 mil reais para ser um franqueado pode se tornar mais atrativo a partir do momento em que se sabe qual é o prazo de retorno do investimento.

É uma projeção feita a partir de informações do próprio negócio para entender mais sobre o cenário futuro. Trata-se, portanto, do cálculo do tempo necessário para recuperar o investimento que foi feito para tirar um negócio do papel.

Para um e-commerce, a conta deve contemplar desde os valores referentes ao que foi gasto com soluções e ferramentas de automação de marketing até os custos para hospedar a loja virtual e os contratos firmados com fornecedores.

Essa métrica permite que o gestor, sócio ou empreendedor consiga avaliar as perspectivas para aquele negócio. Além disso, pode ser um atrativo para que uma empresa consiga atrair investidores para ajudar no seu desenvolvimento. O prazo de retorno de investimento também é conhecido como payback, e muito utilizado no meio corporativo.

Por que é importante calcular esse prazo?

Na prática, quais são os benefícios de entender o prazo de retorno do investimento? Seja para uma empresa, seja para um processo específico, o cálculo é muito útil para quem quer ter o máximo de informações possíveis antes de tomar uma decisão.

Entendimento dos riscos

Você, provavelmente, já utilizou a análise SWOT para avaliar o cenário do seu negócio, não é mesmo? A matriz que ajuda a identificar quais são as ameaças, as forças, as fraquezas e as oportunidades é fundamental para entender em qual contexto está uma empresa, um produto ou, até mesmo, uma ideia.

Ao calcular o prazo de retorno do investimento, você está entendendo um dos riscos (ameaças) ou oportunidades para aquele negócio. Uma startup com um prazo muito alto pode ter dificuldades em atrair novos investidores, por exemplo.

Enquanto isso, um retorno rápido para uma estratégia ou ferramenta específica que ajude uma empresa a potencializar as suas vendas pode tornar a oferta de valor ainda mais atrativa. Isso permite uma análise detalhada sobre o risco que aquele aporte pode resultar, essencial para uma administração eficiente.

Simplicidade

Muitas pessoas ficam com o pé atrás de realizar um cálculo de certas métricas, por conta da complexidade. A boa notícia é que entender qual é o prazo de retorno do investimento é muito simples de ser feito e com um alto nível de precisão. Sua equipe não precisa perder horas fazendo um cálculo, pois uma fórmula fácil de ser aplicada já apresenta o resultado.

Geração de insights

Na era do Big Data, toda empresa deve coletar o máximo de informações sobre o funcionamento das suas operações. É a partir dessa análise constante que fica mais fácil tomar as decisões mais certeiras.

Com o cálculo do prazo de retorno do investimento, você e a sua equipe podem se debruçar sobre o número e traçar um planejamento estratégico a partir do resultado final. O prazo está muito alto? Quais são os caminhos necessários para reduzir esse tempo até que o negócio ou o investimento se pague?

Sabendo que o tempo para o retorno vai ser longo, como a sua empresa deve se organizar financeiramente para passar pelo momento sem nenhum tipo de problema no orçamento? São vários os insights que podem ser gerados a partir desse cálculo.

Redução de suposições incorretas

Poucas coisas são tão prejudiciais para um negócio quanto o achismo. Já imaginou definir quem é a persona da sua empresa, simplesmente, por achar que esse é o perfil de cliente ideal? Sem realizar nenhuma pesquisa ou análise?

As suposições são muito prejudiciais, especialmente, em um momento em que o índice de acerto precisa ser alto para se destacar em um mercado tão competitivo. Antes de tomar uma decisão, você não vai “achar” que o prazo é X ou Y. Você vai fazer uma conta para identificar um período que, de fato, faça sentido.

Imagine quantos erros podem ser cometidos a partir de uma suposição equivocada? Uma série de decisões prejudiciais ao seu negócio pode ser desencadeada, o que resulta na perda de recursos e, em casos mais graves, até mesmo, fechamento de uma empresa.

Se você se organizou pensando em ter o retorno do investimento em dois anos, mas ele acontece em quatro, são muitas as variáveis que precisam mudar. Caso o orçamento não tenha sido planejado para aguardar tanto tempo, todo o negócio pode não resistir. O mesmo vale para a aquisição de uma solução que pode ter um resultado muito depois do que é necessário para a sua companhia.

Identifica soluções

Calcular o prazo de retorno do investimento também ajuda o seu negócio a encontrar as soluções necessárias para os melhores resultados. Não é preciso fazer apenas suposições, sua equipe pode identificar quais são os pontos que precisam ser aprimorados para que os objetivos sejam atingidos.

Um tempo maior para conseguir o retorno financeiro pode implicar em mudanças operacionais. Vamos para um exemplo: um time responsável pelo Marketing Digital de uma empresa precisa de uma ferramenta de CRM para uma melhor geração de leads, mas o prazo para ter o retorno é muito elevado.

A equipe pode, então, traçar estratégias paralelas que ajudem a acelerar esse retorno. Dessa forma, a ferramenta vai gerar um impacto positivo o mais rápido possível.

Quais são os pontos de atenção ao utilizar esse cálculo?

Além dos muitos benefícios que o cálculo do prazo de retorno do investimento oferece, é importante ficar atento ao utilizar essa métrica.

Suposições incorretas

A avaliação sobre o fluxo de caixa é fundamental para fazer o cálculo, mas e se ela estiver errada? Se o erro for cometido antes mesmo de utilizar a fórmula? O resultado vai ser completamente diferente, e isso pode atrapalhar o seu planejamento.

Por isso, é fundamental usar números mais próximos da realidade, sempre a partir de um embasamento técnico. Para uma franquia, por exemplo, você pode utilizar o desempenho de outros franqueados como comparativo para ter um número mais preciso.

Além disso, é preciso levar em consideração que problemas podem acontecer ao longo do processo. E se uma das ferramentas compradas não consegue ser facilmente integrada ao sistema da sua companhia? Isso pode significar mais prazo.

Fluxos de caixa adicionais

A equação não calcula os fluxos de caixa nos anos anteriores, ao ponto em que se espera que o retorno seja pago. É possível que esses fluxos de caixa sejam maiores do que os anos anteriores.

Rentabilidade

A equação não leva em conta a rentabilidade. Como falamos acima, é natural que as empresas e os gestores procurem por negócios ou soluções que tenham um prazo de retorno do investimento mais curto, certo?

A ideia é ter esse retorno mais rapidamente para conseguir reinvestir em outras áreas. Mas nem sempre é possível entender qual é a rentabilidade a partir desse cálculo.

Operação completa

O cálculo não considera o que está acontecendo no resto da empresa. Imagine que a ferramenta comprada está funcionando muito bem, mas e o resto das operações?

A equação vai ser muito específica e não vai levar em conta outros fatores. Isso pode acabar mascarando outros problemas nos processos internos da sua companhia e, assim, prejudicar o prazo de retorno.

Fatores externos

Além do que acontece dentro de uma organização, existem fatores externos que influenciam o prazo de retorno de investimento. Atenção: nem sempre podem ser previstos. Quem imaginaria uma pandemia impactando empresas do varejo, por exemplo? O cálculo não contempla esses fatores e pode surpreender e derrubar toda a conta.

Sem um tempo ideal

Outra questão importante que precisa ser analisada em relação ao prazo calculado é não apresentar um tempo ideal para ter esse retorno. Ou seja, o cálculo mostra um valor, mas é preciso analisar uma série de outros fatores para entender se, de fato, aquele período é o ideal para o seu orçamento, ou mesmo para possibilitar que o negócio tenha resultados positivos.

Como calcular o prazo de retorno de um investimento?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o que é o prazo de retorno de investimento, o que acha de colocá-lo em prática? Além de explicar como deve ser feito o cálculo, separamos outras questões que precisam ser avaliadas ao fazer a conta. Confira!

Qual é a fórmula a ser utilizada?

A fórmula usada para calcular o prazo de retorno do investimento é muito simples:

Investimento inicial / fluxo anual de caixa = prazo de retorno do investimento (PRI)

Imagine que foram R$20 mil investidos para abrir o seu e-commerce, e a projeção do fluxo anual do caixa da loja virtual é de R$5 mil. Vamos fazer a simulação:

Investimento inicial / fluxo anual de caixa = prazo de retorno do investimento (PRI)

R$20 mil / R$5 mil = prazo de retorno do investimento (PRI)

PRI = 4 anos

Ou seja, são quatro anos até que o e-commerce do exemplo tenha o retorno do investimento realizado. Também é fundamental acompanhar de perto o que foi estipulado.

Imagine que você definiu que o prazo de retorno do investimento é de dois anos. Ao longo dos meses, é necessário monitorar a evolução dos números para se certificar de que o valor necessário para atingir (ou, até mesmo, antecipar) o tempo para ter retorno está dentro do planejamento inicial.

O prazo de retorno do investimento é, portanto, uma métrica essencial para quem busca entender um pouco mais sobre o desempenho de uma empresa e suas perspectivas para o futuro. Com esse cálculo, uma organização consegue identificar problemas no percurso e agir de forma certeira para que tudo o que foi planejado inicialmente seja alcançado.

Além dessa visão macro sobre uma empresa, é possível aplicar uma metodologia parecida para entender mais sobre a eficiência e os resultados que podem ser conquistados com estratégias específicas de Marketing. Descubra, então, como calcular o ROI do conteúdo interativo!

The post Entenda de uma vez qual é o prazo de retorno do investimento nas empresas appeared first on Rock Content – BR.

Fonte do artigo:

Rock Content – BR

Leia o artigo original clicando no link abaixo:

Read More

Leia Também

Postagens relacionadas em nosso Blog sobre Design, SEO, Marketing e Tecnologia.