Construir sites de grandes empresas não é tão simples quanto pegar um template pronto, escrever uns textos e inserir fotos de bancos de imagens. Ok, nenhum site deve ser criado com essa displicência, mas marcas conhecidas devem ter ainda mais cuidado com a sua presença online.
Grandes empresas, muitas vezes mundialmente conhecidas, têm uma grande responsabilidade com a sua reputação. Por isso, devem criar um site que seja condizente com o seu porte e contribua para a força e consistência da sua marca. Afinal, um site costuma ser o principal canal do marketing digital.
Agora, vamos analisar melhor a importância de um site para grandes empresas e quais características ele deve ter para cumprir o seu papel na estratégia de marketing. Acompanhe!
A importância do site para as grandes empresas
Grandes empresas geralmente já têm marcas consolidadas, já são reconhecidas pelo público e têm uma reputação no mercado. Isso não quer dizer, porém, que elas devam se acomodar. É preciso ter um marketing forte para crescer ainda mais.
O papel de um site, então, é fortalecer a marca e proteger sua reputação, sem deixar de alcançar mais pessoas e conquistar mais clientes.
Um site representa o hub de uma estratégia digital. É o canal que centraliza as informações sobre a empresa e funciona como um cartão de visitas na internet. Se tem um e-commerce, é também o canal que centraliza as vendas. Se tem um blog, também centraliza os conteúdos.
É nesse canal que a empresa se apresenta ao mundo. Portanto, um site bem desenvolvido é capaz de despertar a confiança dos seus públicos, sejam eles consumidores, fornecedores, parceiros, colaboradores, imprensa ou sociedade em geral.
Além disso, grandes marcas podem parecer distantes, inalcançáveis. Não são como aquelas lojas de bairro em que você conversa diretamente com o dono do negócio. Então, elas também podem explorar o seu site para criar proximidade com os públicos e mostrar que são feitas por pessoas.
Desafios para a criação de sites em grandes empresas
A capacidade de investimento não é o problema das grandes empresas. É possível investir em boas ferramentas, montar grandes times bastante capacitados e contratar bons fornecedores. Em tese, isso possibilitaria a criação dos melhores sites.
Porém, muitas vezes o que encontramos são sites inconsistentes, com conteúdos superficiais e problemas de inatividade, que não engajam os leitores nem cumprem efetivamente sua função no marketing.
Isso não é uma regra, claro. Muitos sites de grandes empresas são bem desenvolvidos. Mas muitas equipes enfrentam desafios comuns a grandes empresas que podem impactar na qualidade do site.
Muitas vezes, a estrutura hierárquica das grandes empresas se torna muito rígida. Para levar uma ideia adiante, é preciso passar por diferentes níveis de aprovação — o analista, o supervisor, o gerente, o diretor… Imagine, então, a burocracia que pode ser a criação de um site, que precisa de agilidade.
A rigidez da gestão também pode limitar a liberdade de criação. Os profissionais geralmente perdem autonomia e têm mais dificuldade de assumir os riscos das novas ideias, que são essenciais para ter sites mais criativos e diferenciados.
Além disso, um site pode ser melhor desenvolvido quando há colaboração entre as equipes, mesmo quando a criação do site é terceirizada. Porém, grandes empresas também correm o risco de limitar suas equipes e colaboradores em silos, para que cada um cumpra a sua função.
Devido a essas limitações nas grandes empresas, profissionais geralmente olham para startups e pequenos negócios para buscar inspirações, já que há mais autonomia e liberdade de criação.
Por outro lado, metodologias ágeis e formas de gestão mais horizontais já estão sendo adotadas em grandes empresas para mudar esse cenário. Essas mudanças tendem a favorecer a inovação e fazer com que os sites dessas empresas se tornem referências para os profissionais do mercado.
O que sites de grandes empresas devem ter?
Todo site deve seguir alguns princípios de criação e desenvolvimento para ter um bom desempenho. Foco na experiência do usuário, design responsivo, velocidade de carregamento, menus intuitivos e imagens de qualidade, além de um backend simples e funcional, são alguns elementos essenciais.
Neste artigo, porém, vamos analisar algumas características que são mais relevantes para sites de grandes empresas, devido às suas peculiaridades. A seguir, saiba o que é mais importante nesses sites:
Branding
Grandes empresas têm marcas fortes. Elas já têm um nome e uma identidade visual conhecidos pelo público, muitas vezes internacionalmente. Elas têm missão e valores consolidados, que norteiam sua atuação.
Portanto, o site deve ajudar a fortalecer o branding junto aos seus públicos, já que é um importante ponto de contato com o público, muitas vezes o primeiro.
A identidade visual e a linguagem do site devem ser alinhadas às diretrizes da marca, em consistência com os outros canais de marketing digital. As cores, as fontes, as expressões e toda a experiência de uso do site devem transmitir o que é a essência da sua marca.
Para entender melhor o que estamos falando, aproveite para navegar um pouco pelo site da Apple e veja como o branding está presente em toda a experiência da navegação.
Mobile-first design
Todo site deve ser desenvolvido atualmente pensando nos diferentes dispositivos e tamanhos de tela que os usuários utilizam. É por isso que os sites, inclusive de grandes empresas, devem ter layout responsivo ou outras formas de compatibilidade com dispositivos móveis.
Porém, o desenvolvimento mobile não é mais apenas uma etapa no desenvolvimento de sites. Uma das principais tendências de design é o mobile-first, ou seja, a priorização do mobile em detrimento do desktop.
Nessa perspectiva, os sites são desenvolvidos primeiramente para otimizar a experiência no celular e, depois, no computador. Para isso, considera-se não apenas o tamanho de tela menor, mas também o contexto mobile, como a conexão mais lenta e o usuário em movimento.
Afinal, os acessos à internet por dispositivos móveis já ultrapassaram o desktop. Em grandes empresas, é preciso considerar o volume de visitas que podem ser realizadas em celulares e tablets — e quantas oportunidades podem se perder se a experiência mobile for negativa.
Escalabilidade
Sites de grandes empresas recebem um volume considerável de visitas. Em datas importantes, como a Black Friday, os acessos tendem a se multiplicar.
Imagine, então, se o site de uma grande empresa demora a carregar ou permanece inativo por muito tempo quando recebe muitas visitas… São milhões de reais em jogo, além da credibilidade da marca, que é colocada em xeque.
Por isso, sites de grandes empresas devem ter escalabilidade. Isso significa garantir que o site mantenha suas funcionalidades mesmo que o número de visitantes cresça — ao longo dos anos ou em uma data específica.
A contratação de uma hospedagem para grandes empresas é essencial para isso. O fornecedor deve garantir a disponibilidade do site 24h por dia e suportar picos de acessos, além de oferecer segurança e velocidade de carregamento.
É possível optar pela hospedagem dedicada ou compartilhada. As duas atendem bem grandes empresas, sendo que a dedicada é ideal para as gigantes do mercado, que recebem milhões de acessos. Procure uma empresa que tenha uma infraestrutura confiável, ofereça suporte técnico permanente e garanta um uptime de 99,9% ou mais.
Suporte técnico 24/7
Se os sites de grandes empresas recebem milhares de visitantes e precisam sempre estar ativos, é importante contar com suporte técnico 24h por dia, 7 dias por semana.
O serviço de hospedagem e a plataforma de criação do site devem estar disponíveis para resolver qualquer problema que surgir, principalmente em períodos de inatividade, que podem gerar grandes prejuízos.
Integrações
Grandes empresas também trabalham com diversas plataformas de gestão, como ERP, CRM, e-commerce, email marketing ou automação de marketing. São ferramentas usadas em diferentes áreas do negócio, que precisam ser integradas para gerar mais inteligência e não criar informações desencontradas.
Por isso, a plataforma de criação do site deve oferecer também integrações com plataformas que a empresa utiliza. Dessa maneira, os leads gerados no site vão diretamente para a ferramenta de CRM, por exemplo, ou os contatos de clientes vão para a ferramenta de suporte.
Portanto, integrações são importantes para automatizar o marketing e gerar informações estratégicas.
Arquitetura da informação
Organizar as informações do site é essencial. Grandes empresas podem ter diversas áreas de negócio, atender diferentes perfis de clientes e participar de inúmeros projetos. Por isso, o site precisa ser claro para proporcionar a melhor experiência ao usuário.
Portanto, a arquitetura da informação é uma etapa importante do desenvolvimento dos sites de grandes empresas. É preciso planejar e estudar as informações que vão para o site, além de hierarquizar os conteúdos de acordo com os interesses da persona e os objetivos do negócio. Isso se reflete na organização dos menus, das categorias do site e dos elementos das páginas.
É importante perceber como isso tem a ver com a usabilidade do site. Você quer que o usuário encontre logo a informação que deseja e realize a ação de conversão sem dificuldades, sem precisar pensar muito ou fazer muito esforço.
Veja, por exemplo, como o menu do Microsoft 365 é organizado conforme o perfil do usuário, para que ele encontre rapidamente o que deseja.
Segurança
Sites de grandes empresas recebem milhares de visitantes e lidam com uma quantidade imensurável de dados, que podem virar inteligência de negócio, mas também podem entrar na mira de hackers e invasores.
Por isso, as empresas devem ter responsabilidade com os dados dos usuários. Se forem violados ou mal utilizados, podem gerar danos financeiros significativos, além de impactar na reputação da marca no mercado. De acordo com o 2021 Cyber Security Report, da Check Point, uma nova organização se torna vítima de ransomware a cada 10 segundos em todo o mundo.
Algumas medidas de segurança do site devem ser adotadas, como:
certificado de segurança SSL e protocolo HTTPS;definição de níveis de acesso aos dados;backups periódicos;uso de softwares de antivírus nas máquinas;atualização periódica de softwares.política de privacidade.
Além disso, é necessário se adequar à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, que já está em vigor no Brasil. Toda empresa deve desenvolver uma política de proteção de dados, nomear um responsável por essa área e criar uma relação de transparência com os usuários sobre os seus dados.
Acessibilidade
Acessibilidade é uma necessidade atualmente. Se as empresas querem ser mais inclusivas, devem ter um site acessível a todos os públicos, sem discriminação, que se alinhe ao discurso cada vez mais recorrente a favor da diversidade.
Sites de grandes empresas, especialmente, recebem milhares de visitantes que incluem pessoas de diferentes perfis e características. Então, o desenvolvimento do site deve incluir recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência.
O site da Coca-Cola, por exemplo, tem recursos para tornar o site compatível com leitores de tela, permitir que os usuários naveguem pelo teclado (sem usar o mouse) e executar comandos de voz com um microfone, por exemplo.
Gestão multisite
Sites de grandes empresas podem se desmembrar em diversos sites. Muitas vezes, elas atuam em diferentes países ou têm diferentes áreas de negócio, que podem ter seu próprio espaço na web, conforme a estratégia do negócio.
Por isso, é interessante ter uma plataforma de gestão multisite. Se eles estão hospedados no WordPress, por exemplo, é possível usar o WordPress Multisite para isso.
Essa ferramenta permite gerenciar múltiplos sites em um mesmo painel, que concentra todas as mídias e conteúdos, facilita as configurações de temas e permite alternar entre os sites de maneira prática.
Autoridade
Grandes empresas têm autoridade no mercado. Isso precisa estar expresso no site, na apresentação do negócio, na linguagem visual, em cases e depoimentos de clientes e, é claro, na publicação de conteúdos.
O marketing de conteúdo é essencial para mostrar a autoridade da marca. Posts de blog, ebooks, entrevistas, podcasts, webinars, relatórios de pesquisa e muitos outros conteúdos ajudam a construir a imagem da marca como referência do mercado. Além de conquistar a confiança do cliente, esses conteúdos também contribuem para o SEO e ajudam a levar o site até as primeiras posições do Google.
Um bom exemplo é o site da Thoughtworks, que tem uma seção chamada Insights, com inúmeros conteúdos, em diversos formatos, sobre o universo da tecnologia.
Foco em resultados
Um site não pode deixar de focar em conversões. Muitas vezes, as páginas de grandes empresas capricham no branding, apresentam bons conteúdos, mas não aproveitam para converter os visitantes em oportunidades de negócio.
Por isso, é importante incluir ofertas, formulários de cadastro e, se a empresa tiver um e-commerce, já direcionar os visitantes para as páginas de venda. Dessa forma, o site gera resultados efetivos para o marketing.
Portanto, esses são os principais elementos que os sites de grandes empresas devem ter. Perceba que esse tipo de site lida com um alto volume de acessos e dados. Isso traz mais responsabilidades e desafios para o desenvolvimento, que deve sempre primar pela qualidade da experiência do usuário.
Agora, converse com os especialistas do Stage para saber como construir um site robusto, com uma hospedagem segura e eficiente para grandes empresas.
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