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Rock Content, Adventures e o V-SEO: Como Aumentamos o Tráfego Orgânico do Grupo Sabin
25 de agosto de 2021

A primeira brandtech da América Latina, que está construindo o maior ecossistema de marcas nativas digitais das Américas, através da criação, aquisição, investimento, aceleração e operação de marcas nativas digitais para que possam crescer de maneira exponencial.

É assim que a Adventures se define. A empresa exibe orgulhosamente em seu portfólio grandes marcas de destaque , como TikTok, Tinder, Stone, Disney, Privalia, Americanas e muitas outras.

Atuando na linha de frente da criação de conteúdos originais, a Brandtech está sempre ligada nas principais tendências digitais. 

Com menos de um ano em operação, a Brandtech – fundada por Rapha Avellar, Ricardo Dias e Gerard de Roure – já alcança resultados impressionantes na internet. Graças a expertise do empreendimento, receberam a tarefa de otimizar a estratégia de marketing de um cliente específico: o Grupo Sabin.

Mas como a Rock Content e a Adventures se cruzaram nesse processo para encontrar uma solução em conjunto que trouxesse um nível de performance ainda maior?

Para entender mais sobre os detalhes dessa parceria, conversamos com Joyce Ferraz, formada em  Marketing Digital e especialista em SEO e Voice-SEO. 

Joyce ocupa o cargo de Product Owner de V-SEO (Voice Search Engine Optimization) na Adventures e, em nossas conversas, deixou clara a relevância das buscas por Voz a nível mundial e na atual estratégia de conteúdo do Sabin. Continue lendo para saber mais!

O que é a Adventures? E o Sabin? 

Fundada em 2020 pelos empreendedores Rapha Avellar, Ricardo Dias e Gerard de Roure, a Adventures está construindo o maior ecossistema de marcas nativas digitais das Américas, através da criação, aquisição, investimento, aceleração e operação de marcas nativas digitais para que possam crescer de maneira exponencial.

A empresa  tinha como grande objetivo para seus primeiros 6 meses construir uma plataforma capaz de acelerar marcas no novo ambiente digital.

Ao longo deste período, tem sido extremamente bem sucedida, estando a frente das estratégias de muitas marcas de sucesso. Em janeiro de 2021, adquiriu a Go4it Agency, empresa responsável pelo gerenciamento de carreira de celebridades. Agora, em agosto de 2021, anuncia o rollout de sua principal estratégia de negócio: O uso dessa plataforma para criar o maior ecossistema de marcas nativas digitais das Américas, criando, adquirindo, investindo, acelerando e operando DNVBs próprias.

Se no portfólio de clientes, a Adventures agrega grandes marcas como a Disney, o Tik Tok, a Domino’s e o próprio Sabin, no que diz respeito a Talents não é diferente. 

Entre os principais nomes, estão Letícia Bufoni e Gabriel Medina, atletas de destaque no esporte brasileiro e mundial que decolaram ainda mais com a participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio. 

O foco aqui, contudo, não é o gerenciamento de carreiras. A parceria entre a Rock Content e Adventures mira na otimização da performance digital do Grupo Sabin. 

Com mais de 35 anos de existência, o grupo, que leva o nome de Albert Bruce Sabin – inventor da vacina oral contra a Póliomielite – contabiliza mais de 5 mil colaboradores e 296 unidades de saúde. 

Reconhecido pelos programas de excelência, o desafio do Sabin, desde 2014, é atrelar em suas atividades, iniciativas de inovação social. E para ajudar em uma parte disso, envolveu a Adventures para conduzir alguns projetos de estratégias de comunicação digital.

Como começou a parceria com a Rock Content? 

Referência em Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing, a Rock Content oferece soluções para blogs e canais digitais que possibilitam o ganho de posicionamento em sites de busca como o Google, representando uma excelente forma de alavancar resultados orgânicos e gerar tráfego relevante para empresas. 

Ciente de tal potencial e das necessidades do Grupo Sabin, a Adventures decidiu unir forças com a Rock Content. 

Os esforços sincronizados garantiram ótimas colocações em resultados de pesquisas para o cliente, não só via texto, mas também nas buscas feitas por voz. 

Assim, o domínio do Sabin sobre as palavras-chave mais relevantes cresceu ainda mais, abrangendo um público mais extenso e oferecendo experiências diversificadas para os usuários. 

Quais resultados foram alcançados por meio da parceria? 

A estratégia desenvolvida para um dos canais digitais do Sabin envolve, principalmente, a realização de melhorias técnicas e de conteúdo, com o objetivo de otimizar o desempenho geral. 

Para alcançar as metas definidas, foi realizado um estudo que indicou a necessidade de iniciar esforços para otimizar o SEO técnico, com foco no fortalecimento das métricas Core Web Vitals, implementadas pelo Google neste ano em seu algoritmo de ranqueamento. 

Assim, a Adventures teve a oportunidade de consertar tags em HTML, eliminar conteúdos duplicados, inserir títulos, otimizar descrições e melhorar os metadados necessários para impulsionar o rastreamento do buscador. 

Além disso, foram desenvolvidos sitemaps para o canal e diversas páginas irrelevantes foram simplesmente bloqueadas. 

O resultado? Um impulso rápido e consistente nas buscas orgânicas. 

Entre maio e junho de 2021, o número de visitas via tráfego orgânico cresceu de 15.340 para 27.041. Ou seja, o número de oportunidades geradas sem a necessidade de investimento em anúncios praticamente duplicou. 

O crescimento não parou por aí. Em maio, o Sabin estimava contar com 9 páginas com impressões conquistadas por estar nos primeiros lugares do Google. Em junho, esse número passou para 92

Outra vitória extremamente relevante para a estratégia digital do Grupo Sabin foi a aquisição de Featured Snippets para a página de perguntas frequentes (FAQ). 

Em um momento em que a busca por assuntos relacionados à vacinação está em alta, contar com snippets como os destacados na imagem abaixo é um grande diferencial. 

O trabalho com a otimização de URLs também trouxe resultados satisfatórios. Todos os links do canal foram aprimorados, elevando o grau de rastreamento dos bots. 

Mais uma vez, a diferença entre os resultados obtidos em apenas um mês mostra o grau de sucesso da estratégia: as 137 solicitações de rastreamento cresceram para um total de 450

Por fim, mas não menos importante, cabe uma menção ao plano de Voice SEO, que ainda é negligenciado em diversas estratégias digitais. 

Com o know-how da Adventures e a experiência da Rock Content, foi possível alcançar a primeira colocação em resultados por voz para as principais palavras-chave envolvendo a marca. 

E para ajudar a testar, foi utilizada a Bespoken, ferramenta que emula pesquisas feitas por voz em assistentes como o Google Home e o Google Assistant. 

E quais são esses resultados por voz?

Mirando resultados por voz em estados específicos, as fichas do Google Meu Negócio foram otimizadas para ativar pesquisas geolocalizadas e obter resultados em diferentes frentes e formatos. Ao pesquisar por voz a palavra-chave short tail “Laboratório” e em Salvador, foram obtidos resultados na primeira posição de uma das fichas. 

A ferramenta Bespoken apresenta em um painel os resultados por voz gravados para serem estudados, a posição que a palavra-chave ocupava no Google naquela data, um print do assistente com tela, o áudio transcrito  (de voz para texto) e muito mais.

Isso ajuda a entender os erros e acertos da estratégia de pesquisas pelos termos-chave do Sabin.

Ao pesquisar “Sabin Loja Virtual” por voz e localizando o assistente em Salvador, a Adventures obteve o Sabin como resposta na primeira posição. Idealmente, ao buscar-se uma marca,  a resposta deve vir do seu negócio, e não de sites que possam ser duvidosos. 

Joyce dá um exemplo de pesquisa por voz para a vacina de H1N1.

Hoje, poucas marcas entendem a necessidade de responder seus clientes em diferentes canais e também por voz, e esse movimento cada vez mais ganha espaço no mundo, já que o comportamento do consumidor mudou.

Conteúdo e voz estão intimamente atrelados ao atual cenário de pesquisas mundiais. A voz, por ser inclusiva, ganhou espaço de forma extremamente rápida no mercado. Crianças, idosos, pessoas com baixa alfabetização, que falem línguas que sejam difíceis de digitar, ou com alguma deficiência motora quebram essa barreira da digitação ao pesquisar de forma muito mais veloz via seus assistentes virtuais, sejam em seus Smartphones ou Home assistants. 

O que vem pela frente? 

O alinhamento de mindset entre as diferentes equipes envolvidas e a disposição em explorar novas tecnologias permite que o Sabin e a Adventures sonhem alto. 

Daqui em adiante, o objetivo é possibilitar ainda mais crescimento para a empresa e seus diferentes produtos, seguindo a missão proposta pela Adventures e abraçada pela Rock Content. 

Fundada em 2013, a Rock Content vem evoluindo junto com as principais tendências de conteúdo e de experiências digitais. Nossos mais de 80 mil especialistas criativos possibilitam o desenvolvimento de produtos e estratégias completas de marketing, aplicadas com sucesso entre as mais de 2 mil marcas que confiam em nosso trabalho.

Faça como a Adventures e conte com a Rock Content para alavancar seus resultados e otimizar a entrega de qualidade aos seus clientes. Não perca tempo e fale com um de nossos consultores!

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Rock Content – BR

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