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Aprenda o passo a passo para criar landing page no WordPress
2 de setembro de 2021

Uma das vantagens de trabalhar com o marketing digital é a grande variedade de estratégias à sua disposição. Uma opção bem comum que você deve considerar é criar uma landing page no WordPress para melhorar o desempenho da sua campanha.

Porém, para tirar melhor proveito dessa estratégia, você deve entender qual é o propósito de uma landing page, como ela é feita e quais princípios precisa seguir. O polimento da página é muito importante para melhorar suas chances de sucesso. E viemos aqui hoje para te ajudar a criar a melhor landing page.

Neste artigo, você verá:

Acompanhe e aprenda com criar sua landing page no WordPress.

O que é um landing page?

Para ter certeza que estamos todos na mesma página, vamos explicar primeiro o que é a landing page.

Em português, ela também é chamada de “página de destino”, “página de aterrissagem”, “página de captura de leads” ou “página estática”. Isso porque sua função é auxiliar na captação do público.

Ao desenvolver uma campanha de marketing digital, é provável que você crie uma série de anúncios em espaços diferentes, como redes sociais, no Google, blog, entre outros. Essas páginas, por sua vez, podem direcionar o lead para sua landing page, que servirá como ponto centralizador para suas campanhas.

Qual é o seu objetivo?

Todos os elementos de uma landing page são voltados para a conversão de leads, desde seu estilo visual até o conteúdo em si. Elas costumam ter menos informação, focando apenas o mínimo necessário para dar continuidade ao segmento. Além disso, elas também têm um formulário de inscrição, o qual é usado para registrar o contato do lead e seu interesse em sua campanha.

Outro propósito que essa página pode servir é já iniciar a segmentação do público. Se você inserir algumas categorias ou filtros no formulário, pode identificar diferentes tipos de público com base em suas personas e colocá-los em listas separadas.

É possível criar uma landing page no WordPress diretamente, fazendo com que ela fique vinculada ao seu site e à sua plataforma. Dessa forma, você poderá cruzar informações entre essas duas fontes mais facilmente.

Por que criar uma landing page?

Se for bem utilizada, a sua landing page aumenta bastante o número de leads que você consegue captar ao longo de uma campanha. Veja aqui alguns dos principais benefícios que essa página pode oferecer.

Redução de custos

Criar um site separado para lidar com novas campanhas de marketing digital não é sempre uma boa ideia. Isso pode dividir sua base de contatos, além de aumentar os custos de manutenção em cada domínio. Nesse ponto, criar uma landing page no WordPress é uma alternativa com melhor relação entre custo e benefício.

O processo de estruturação de uma landing page é bem mais simples, especialmente se você utilizar um dos templates oferecidos pelo WordPress como base. Isso ajuda a melhorar seus resultados sem incorrer em custos extras.

Fácil de administrar

Criar uma página que pode ser usada como foco para suas demais ações é uma forma simples e eficiente de maximizar seu retorno sem ter que aumentar seus custos de manutenção e produção. Considerando que a landing page tende a manter uma estrutura mais simples e direta, ela também é mais fácil de criar e administrar.

Boa parte da coleta e organização de informações sobre o público pode ser automatizada, assim como o envio de respostas e materiais. Isso te dá mais tempo para focar em conduzir a campanha como um todo e aprimorar seus serviços.

Melhora no produto

Leads que passam pela sua landing page têm mais chances de se tornarem clientes oficiais. Da mesma forma, eles também têm maiores chances de manter contato e responder a pedidos de feedback para aprimorar seus produtos e serviços. É um bom investimento construir uma página que aumente não só suas possibilidades de captação, mas também que te dê dados concretos para aprimorar seu negócio.

Segmentação de leads

Dentro do mesmo público-alvo, é bem provável que você consiga dividir seus leads em vários outros subgrupos usando critérios mais restritos. Seja com base no tipo de produto ou serviço, chance de conversão ou outros fatores. Você pode estabelecer alguns desses critérios diretamente no formulário da sua landing page e, com base nas respostas dos leads, já começar a segmentá-los. Isso te permite agir de forma mais efetiva diante de cada grupo.

Qual sua relação com os resultados da empresa?

Para melhorar a rentabilidade em um negócio, você precisa atrair e fidelizar mais clientes. Essa é toda a base do investimento em marketing como um todo. Ao criar uma landing page no WordPress, você está investimento na capacidade do seu negócio de aumentar sua base de leads. E, com uma taxa de conversão mais alta, seu investimento em marketing também se torna mais rentável.

Como criar uma landing page no WordPress?

A parte técnica da criação de landing pages não é tão difícil. Basta saber quais são seus passos. Confira aqui.

Passo a passo para criar landing page no WordPress

1. No painel de controle, selecione Páginas > Adicionar Nova

2. Clique no botão Adicionar Bloco no canto superior direito e adicione o título, o texto da landing page, um formulário e os botões de chamada. Depois, clique em Publicar

3. Volte ao painel de controle e clique em Aparência > Personalizar

4. Siga para Configurações da Página Inicial e marque a opção que diz Uma Página Estática. Depois disso, defina seu modelo de landing page como sua página inicial

E pronto, sua landing page está disponível.

O que observar para criar uma landing page?

Definir seu objetivo

Antes de começar, você deve definir quais metas deseja alcançar com sua landing page. É a distribuição de um material rico? Conversão direta para vendas? Divulgação de um novo produto ou serviço que você deseja promover? Depois de esclarecer o que você pretende alcançar com essa página, será mais fácil responder as próximas perguntas e otimizá-la para sua meta.

Usar bons templates

Uma das vantagens de utilizar o WordPress é que ele tem um amplo catálogo de templates para diferentes tipos de página, incluindo landing pages. Você deve escolher um que seja mais alinhado com sua identidade visual e que tenha os recursos necessários para sua estratégia. Há vários templates de qualidade, sendo muitos deles gratuitos. Porém, se um deles for particularmente bom, pode valer a pena adquiri-lo.

Escolher um plugin de qualidade

Plugins são usados para adicionar mais funcionalidades a um site ou domínio. Você pode incluir plugins com funções de coleta de dados, formulário, entre outros. Isso aumenta a gama de opções do que pode ser feito com a landing page para otimizar suas conversões.

Otimizar a página

Depois de montada a página, o que resta é fazer sua otimização, removendo plugins e linhas de código que não são mais relevantes. Isso torna a landing page mais leve, facilitando o acesso dos leads e evitando problemas de processamento.

Quais são os princípios para uma landing page de sucesso?

Além de entender o processo para criar uma landing page no WordPress, também é importante manter em mente alguns aspectos que ajudam em seu desempenho. Enquanto estiver elaborando a sua, tente seguir estes princípios.

Visual limpo

Excesso de informação visual pode prejudicar bastante a transmissão da sua mensagem, especialmente online. O ideal é que a página contenha o mínimo de assets e texto necessário para esclarecer sua mensagem. Use cores e fontes que facilitem a leitura, mas que também sejam condizentes com a identidade visual do seu negócio.

Informações claras

Além da clareza visual, é importante pensar bem no tipo de informação que você deseja transmitir e como você pode entregá-la de forma mais eficiente. Se o ideal é criar uma landing page no WordPress com o mínimo de texto necessário, então você deve ir direto ao ponto, falando sobre sua oferta, o que o lead recebe e informando o que ele precisa fazer.

Foco em imagens

Uma forma de compensar a falta de texto é utilizar imagens ilustrativas que cumpram o mesmo papel. Se a sua intenção é divulgar um novo material, então você pode ter uma foto dele que seja facilmente identificável. Isso não só torna a sua página mais fácil de reconhecer com apenas um olhar como também diminui a poluição visual que você precisa inserir na tela.

Call to Action

Toda landing page precisa terminar com uma chamada para ação. Um dos maiores erros que você pode cometer é terminar um conteúdo ou campanha sem dar um direcionamento claro para os leads. A simples existência de um botão escrito “leia mais” ou uma parte que diz explicitamente para o usuário preencher o formulário já aumenta suas chances de conversão.

Exemplos de landing pages de qualidade

A melhor forma de visualizar como você deseja criar sua landing page no WordPress é ver exemplos. Confira aqui alguns dos tipos mais comuns e seus objetivos:

Conversão: transformar visitantes em leads;Thank You Page: agradecer o lead pelo interesse em alguma oferta ou realização de uma ação;Oferta Direta: levar o lead a entrar em contato com a empresa.

O processo de criar uma landing page no WordPress não é difícil, mas você precisa de atenção para conseguir otimizá-la. E, com o tempo, é uma boa ideia integrar novos recursos em suas estratégias para melhorar seu desempenho.

Quer ver um exemplo disso? Então leia também nosso artigo sobre landing pages interativas.

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