O marketing digital se torna um campo cada vez mais vasto. Se antigamente as empresas só tinham um site, hoje podem estar nas redes sociais, investir em anúncios, otimizar páginas com SEO, enviar email marketing, gerar leads e mais uma infinidade de estratégias.
Porém, nem todas as empresas têm equipe, conhecimento, verba e tempo para pensar em tudo isso! Então, uma agência de marketing digital pode ser a melhor solução. A agência pode desenvolver todas essas atividades com profissionais especializados e potencializar a atuação online dos seus clientes.
Neste artigo, você vai entender melhor como funciona uma agência de marketing digital, se vale a pena contratar para o seu negócio e como fazer a melhor escolha. Acompanhe!
O que é uma agência de marketing digital?
Uma agência de marketing digital é uma empresa especializada em promover marcas e produtos em canais digitais, com estratégias de divulgação e relacionamento. Esse tipo de empresa atende clientes que desejam terceirizar o marketing digital com um parceiro.
As agências digitais surgiram no contexto de crescimento e popularização do marketing digital. À medida que os canais e estratégias digitais ganharam relevância para o marketing das empresas, novas agências foram surgindo pelo mundo como uma especialidade das tradicionais agências de publicidade, que até então trabalhavam com marketing offline.
Por isso, muitas agências de marketing digital seguem a estrutura das agências de publicidade, com setores de Atendimento, Planejamento, Mídia e Criação. Mas o marketing digital traz algumas adaptações, como a inclusão de áreas de SEO, Performance, Conteúdo, Desenvolvimento, entre outras.
Uma agência de marketing digital de grande porte costuma ter todas essas subdivisões, com equipes completas para cada área. Mas existem também agências menores, com equipes enxutas, ou ainda especializadas, como: agência de SEO, agência de social media, agência de marketing de conteúdo, agência de performance, entre outras.
O cliente pode ter uma relação contínua com a agência, como se fosse uma extensão da empresa. Mas também é possível contratar para estratégias específicas (email marketing ou social media, por exemplo) ou determinados períodos (campanha de Black Friday, por exemplo).
O que faz uma agência de marketing digital?
É importante entender que o papel da agência de marketing digital não é apenas usar ferramentas. O diferencial dessa parceria é contar com a expertise dos profissionais em conhecer o mercado digital, planejar as estratégias e identificar as melhores oportunidades.
Portanto, é uma parceria estratégica, não apenas operacional. Por isso, os serviços da agência de marketing digital vão desde o planejamento até a mensuração. A seguir, entenda melhor o que faz uma agência digital e quais serviços oferece:
Planejamento estratégico
A parceria entre a agência e o cliente começa com o planejamento. É nesse momento que a agência colhe informações sobre o mercado, concorrentes e o próprio negócio. Aqui é importante a integração com a equipe do cliente para alinhar as informações e entender melhor o contexto da empresa.
A partir desses dados, a agência de marketing digital traça um planejamento estratégico, de acordo com as demandas identificadas e os resultados esperados. É preciso definir os objetivos, estratégias, orçamentos, cronogramas e indicadores.
Gestão de canais e estratégias
A agência de marketing digital é responsável pela gestão de estratégias e canais digitais. Você não contrata uma agência apenas para criar um anúncio no Facebook, por exemplo, e sim para gerenciar campanhas de mídias pagas.
Isso envolve uma visão mais ampla sobre a estratégia e o canal, que não seja apenas operacional, mas que também pense estrategicamente. Com essa lógica, a agência também gerencia estratégias de email marketing, SEO, redes sociais, inbound marketing e outras.
Anúncios online
Uma das principais atribuições da agência de marketing digital é a criação de anúncios online, como links patrocinados e social ads. Afinal, essa é uma das formas mais eficazes de gerar vendas e conversões para os negócios.
Então, a agência é responsável por definir os objetivos de mídia paga, segmentar o público-alvo das campanhas, gerenciar a verba dos anúncios e monitorar resultados. Ao longo da veiculação dos anúncios, também deve identificar oportunidades de otimização da performance dos anúncios.
Produção de conteúdo
A produção de conteúdo é necessária em todo tipo de estratégia de marketing digital — para otimizar um site, criar um blog, publicar nas redes sociais ou nutrir leads, por exemplo. Por isso, muitas agências contam com uma área de Conteúdo, com profissionais especializados em marketing de conteúdo.
Design
As agências geralmente também contam com designers e webdesigners junto à área de Conteúdo. Afinal, o marketing digital depende da criação de layouts para diversas estratégias, desde um post no Facebook até um site. É por meio do design que a agência desenvolve a melhor interface com o usuário.
Desenvolvimento de sites
Desenvolvedores também são profissionais que costumam fazer parte de uma agência de marketing digital. Eles são responsáveis por programar sites, blogs, landing pages, hotsites e outros tipos de páginas na web. Agência também pode desenvolver aplicativos mobile, softwares e outros tipos de programas.
Mensuração de resultados
O trabalho da agência engloba desde o planejamento até a mensuração. Ela precisa mostrar se conseguiu atingir os objetivos traçados e quais impactos positivos trouxe para o negócio.
A mensuração deve ser uma atividade recorrente da agência, a fim de fazer melhorias contínuas e ter melhores resultados. Mas também é comum a apresentação de relatórios ao cliente a cada período (trimestre, semestre, ano) ou ao final de uma campanha específica.
Uso de ferramentas
Já dissemos que saber usar ferramentas não é a única atividade de uma agência, mas é uma das mais importantes. Elas são essenciais para colocar em prática todas as atividades que mencionamos acima, pois permitem concentrar dados em uma plataforma e automatizar ações.
Ferramentas de CRM, gestão de redes sociais, automação de marketing, pesquisa de concorrentes e envio de email marketing, por exemplo, fazem parte do escopo.
Vale a pena contratar uma agência de marketing digital?
A resposta para essa pergunta depende de uma avaliação interna de cada empresa. Mas uma agência de marketing digital certamente pode ajudar qualquer negócio a alavancar seus resultados na internet.
Profissionais especializados, economia de recursos e custo-benefício são algumas das vantagens de contratar uma agência, como vamos ver a seguir. Mas você precisa avaliar se é necessário terceirizar os serviços de marketing digital da sua empresa.
Empresas de grande porte podem ter uma equipe interna de marketing bastante robusta, com profissionais especializados. Ainda assim, geralmente contam com agências para gerenciar determinadas estratégias, canais ou campanhas pontuais.
Já as empresas de pequeno e médio porte geralmente têm equipes enxutas de marketing, que não conseguem absorver todas as demandas de área. Assim, os resultados não vêm… Aliás, agora que você já sabe tudo o que uma agência de marketing digital faz, deve ter percebido que não é pouca coisa!
Por isso, vale a pena contratar uma agência para executar todas aquelas atividades e trazer resultados efetivos. A presença digital de uma marca é determinante para as vendas, o relacionamento com seus públicos e a percepção sobre a sua imagem. Então, a agência de marketing digital garante uma atuação qualificada da marca na internet.
Quais as vantagens?
Vamos falar agora das principais vantagens de contratar uma agência de marketing digital. Acompanhe:
Profissionais especializados
Uma agência de marketing digital tem profissionais especializados em diversas áreas: redes sociais, SEO, email marketing, mídias pagas, inbound marketing, design, desenvolvimento web e outras. Esses profissionais têm conhecimento e experiência nas suas especialidades e estão sempre atualizados.
Especialmente para pequenas e médias empresas, é praticamente inviável contratar tantos profissionais especializados e ter uma equipe completa de marketing digital. Por isso, melhor é contar com uma equipe terceirizada.
Economia com ferramentas e softwares
As atividades de marketing digital dependem do uso de várias ferramentas para diferentes estratégias. Se você for adquirir todas as plataformas que são necessárias, provavelmente vai acabar saindo caro. Ainda é preciso considerar a curva de aprendizado e a necessidade de treinamentos para a equipe.
Já a agência pode adquirir ferramentas para atender vários clientes e já tem a experiência para extrair o melhor de cada plataforma. Assim, você não precisa gastar com aquisição de ferramentas e treinamentos, apenas com o valor de contratação da agência.
Foco no core business
Enquanto a agência realiza o planejamento e execução das estratégias, você pode se dedicar ao seu core business.
Caso contrário, o marketing digital se torna um peso para a sua equipe, já que demanda muitas atividades recorrentes. Com essa sobrecarga, as atividades centrais do seu negócio podem ficar em segundo plano.
Estratégia escalável
As agências de marketing digital são capazes de desenvolver estratégias escaláveis para o seu negócio. Isso significa que você pode crescer sem precisar investir mais em infraestrutura, contratações ou ferramentas.
Estratégias de inbound marketing, especialmente, podem escalar seu negócio ao otimizar o processo de vendas com base em produção de conteúdo e nutrição de leads.
Custo-benefício
Por fim, vale a pena ressaltar o custo-benefício como uma das vantagens de contratar uma agência de marketing digital.
Você paga um valor mensal ou por campanha, dependendo do tipo de parceria, e recebe um serviço completo, com todo o conhecimento e a experiência que os profissionais da agência oferecem. O principal benefício disso, você pode perceber nos resultados que o marketing passa a entregar para o negócio.
Como escolher uma boa agência de marketing digital?
Agora, se você já entendeu que vale a pena contratar uma agência de marketing digital, vamos às dicas de como fazer a melhor escolha para o seu negócio. Confira:
1. Identifique as suas necessidades
Primeiramente, identifique quais são as necessidades do seu negócio. Você precisa de alguém para gerenciar a marca nas redes sociais? Quer apenas uma campanha pontual de Black Friday? Precisa de uma agência que entenda do seu nicho?
Essas questões são essenciais para direcionar a escolha, já que você precisa identificar agências que possam atender suas demandas.
2. Investigue o histórico e reputação da agência
Se você já está de olho em algumas agências, faça uma pesquisa sobre o seu histórico e reputação no mercado. Lembre-se de que a agência deve ser uma parceira do seu negócio, então você precisa sentir confiança nela.
Analise os cases da agência, leia depoimentos e avaliações na internet e, quando possível converse com clientes antigos. Assim você consegue perceber se a agência é confiável e presta um bom serviço.
3. Entenda as especialidades da agência
As agências costumam ter algumas áreas em que se destacam. Muitas vezes, são especializadas em determinados setores, como mercado imobiliário ou fashion. Em outros casos, a agência tem cases em determinados nichos ou estratégias que mostram sua expertise.
Então, investigue também quais são as especialidades da agência de marketing digital. Contratar uma agência que entenda a fundo o seu nicho ou a estratégia que você quer desenvolver pode potencializar a parceria.
4. Analise o porte da agência de marketing digital
Analise também o porte da agência, o tamanho da equipe e se ela é capaz de atender o seu negócio.
Muitas vezes, grandes agências têm grandes equipes e atendem grandes clientes. Mas talvez você não seja uma prioridade na carteira de clientes. Já uma agência de pequeno porte, embora tenha uma equipe mais enxuta e menos recursos, pode dar mais atenção ao seu negócio.
5. Analise o seu orçamento
Por fim, é claro que uma questão importante para a escolha da agência de marketing digital é o valor da contratação. Essa parceria precisa caber no seu orçamento! Por isso, avalie também quanto você pode investir.
Mas cuidado para não olhar apenas para o preço mais baixo — o barato pode custar muito caro. Uma agência de marketing digital tem a grande responsabilidade de cuidar da imagem da sua marca na internet. Então, você deve contratar uma agência que tenha condições de assumir essa responsabilidade.
A escolha de uma agência de marketing digital envolve uma avaliação cuidado e criteriosa. Trouxemos aqui as principais informações que você precisa para avaliar o que uma agência faz, os benefícios de terceirizar os serviços de marketing digital e como escolher um bom parceiro.
Aqui na Rock, trabalhamos para potencializar os resultados dos nossos clientes com marketing de conteúdo. Aproveite para ler o case do nosso blogpost que já gerou mais de 2 milhões de reais em 3 anos e mostra como essa estratégia é poderosa.
The post Descubra se vale a pena contratar uma agência de marketing digital para a sua empresa appeared first on Rock Content – BR.
Fonte do artigo:
Rock Content – BR
Leia o artigo original clicando no link abaixo: