E-mail: [email protected]   |   Telefone: (41) 99521-8611

Suporte 24/7

Entre em contato

Conheça as 8 ações de marketing no Instagram para implantar no seu
24 de setembro de 2021

Mais do que oferecer um produto de maior qualidade ou ter preços competitivos, as empresas precisam se posicionar nas plataformas digitais, não é mesmo? As redes sociais fazem parte desse universo e não podem ser desconsideradas. Mas muitos gestores têm dúvidas sobre o que deve ser feito nesse canal. Afinal, quais ações de marketing no Instagram são eficientes?

Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo sobre o assunto para esclarecer todas as suas dúvidas e potencializar os seus resultados. Abordaremos as razões para investir na presença digital dentro da rede social e as ações específicas de marketing que podem ser implementadas pela sua equipe. Confira:

Que tal, então, dar o próximo passo e começar a implementar essas ações de marketing no Instagram? Continue a leitura deste artigo e saiba o que fazer!

Que tipo de empresa deve fazer marketing no Instagram?

As ações de marketing no Instagram são essenciais para qualquer empresa. Não importa qual é o seu segmento de atuação, tamanho ou audiência.

A ideia é fortalecer a presença digital da sua marca nas plataformas em que os consumidores estão. Afinal, dados mostram que os brasileiros passam, em média, cinco horas por dia nas redes sociais e 90% das pessoas no Instagram seguem uma empresa.

Quais são as 8 melhores ações de marketing no Instagram?

Mas, afinal, que ações devem ser adotadas para aproveitar o marketing no Instagram? Como implementar cada uma delas? Confira algumas das nossas sugestões!

1. Tenha um objetivo

Antes de tudo: defina um objetivo para a sua conta no Instagram. Quais são as metas que precisam ser alcançadas e qual é o propósito de ter uma conta na rede social? Ao responder essas perguntas, fica muito mais fácil identificar quais são as estratégias mais adequadas para conseguir se diferenciar em um ambiente amplamente concorrido.

Afinal, uma empresa que tem como objetivo aumentar os seus seguidores apenas precisa utilizar diferentes estratégias de uma marca que deseja ampliar o seu engajamento com o público-alvo. Ou seja, a definição de um caminho a ser seguido nessa etapa é fundamental para direcionar todos os esforços futuros de comunicação realizados dentro da rede social.

2. Construa uma estratégia de conteúdo

Já definiu o seu principal objetivo? Excelente! Mas independentemente de qual seja ele, a sua empresa precisa construir uma estratégia de conteúdo. Os conceitos do Marketing de Conteúdo também devem se fazer presentes no Instagram. Não importa a sua meta: os usuários não vão ajudar você a alcançá-la, se o que for compartilhado não for relevante para eles.

A melhor forma de solucionar esse problema é definir uma persona para a sua marca — um perfil semificcional do seu cliente ideal —, que vai permitir que se faça o direcionamento dos conteúdos. Além disso, a organização necessária para um planejamento também contribui para que os materiais sejam, de fato, do interesse da sua audiência, estimulando o engajamento.

Que tal conferir algumas das nossas dicas de post:

3. Faça um calendário de publicações

É natural que se tenha dificuldades ao longo do processo de produção de conteúdo, certo? Pensando nisso, uma forma de reduzir os riscos de não dar conta da sua estratégia é construir um calendário de publicações. Em uma data específica, a sua equipe pode se reunir para definir quais são os temas a serem explorados no Instagram e quando cada post precisa ficar pronto.

Esse planejamento oferece um maior controle para o gestor, que consegue acompanhar com calma a evolução do trabalho da sua equipe. Assim, a urgência de as publicações serem feitas de um dia para o outro acaba. Cada profissional — do redator ao designer — pode organizar as suas agendas para cumprir com os prazos que foram estipulados no calendário, garantindo também uma maior qualidade.

4. Use boas hashtags

O algoritmo do Instagram considera uma série de fatores para fazer a segmentação das publicações exibidas para cada usuário, e um deles é a preferência e os interesses de cada um. Pensando nisso, uma forma de sempre se manter em evidência na rede social é explorar as hashtags que mais façam sentido para a sua audiência.

Uma foto de alta qualidade e uma legenda cativante são excelentes, mas o mau uso das hashtags pode limitar o alcance das suas publicações. Como a ideia do Instagram é, justamente, conseguir ampliar o alcance de uma empresa, é preciso trabalhar bem a adoção desse recurso. Traçando um paralelo, é o mesmo que usar palavras-chave erradas para os conteúdos do seu blog.

Se quiser saber mais sobre o algoritmo do Instagram, produzimos um vídeo sobre ele:

5. Capriche nas imagens

O Instagram surgiu com o propósito de focar o conteúdo visual. Por mais que isso tenha se modificado durante o tempo, a qualidade das imagens e dos vídeos ainda é um diferencial competitivo para as marcas. Sendo assim, é essencial que a sua empresa capriche nos conteúdos que são publicados no seu feed, independentemente do objetivo.

Uma legenda que estimule o engajamento é muito importante, mas o que chama a atenção dos usuários nessa rede social ainda é, sem dúvidas, a qualidade das imagens e vídeos. A boa notícia é que você e a sua equipe não precisam contar com um orçamento gigantesco para fazer isso, pois os smartphones já têm câmeras cada vez mais eficientes.

6. Aposte na autenticidade e na criatividade

Para ter sucesso no Instagram, buscar inspiração é sempre válido, mas isso não significa copiar. A autenticidade e a criatividade são essenciais para que o engajamento dentro da rede social seja natural e eficiente. Caso contrário, a sua página pode até ter bastante seguidores, mas isso talvez não represente os resultados que espera com o fortalecimento do seu feed.

7. Interaja com a sua audiência

A interação com a audiência é outro ponto que precisa ser acompanhado de perto se você deseja ter sucesso com as suas ações de marketing no Instagram. Caso contrário, qual é o sentido de investir tanto tempo e recursos na sua presença digital dentro desse canal? Sempre responda os comentários, estimule a interação nos Stories, enfim, promova o engajamento constantemente para que os usuários retornem mais vezes.

8. Explore diferentes formatos

Assim como em qualquer estratégia de Marketing Digital, a variação de formatos de conteúdo é fundamental para o sucesso das suas ações no Instagram. Só publicar fotos, por exemplo, pode acabar se tornando repetitivo para os seus seguidores. Mesmo que a qualidade seja excelente e as publicações relevantes, a rede social oferece uma série de alternativas que devem ser exploradas.

Por que não utilizar o IGTV, por exemplo, para fazer um conteúdo especial? Dependendo da faixa etária ou do perfil do seu público, por que não explorar o Reels e os conteúdos divertidos e mais rápidos? A ideia é construir um feed mais diversificado, em que o usuário consiga ver que a qualidade se mantém em todos eles, fortalecendo ainda mais a sua autoridade entre os seus seguidores.

Como boas estratégias de marketing no Instagram podem melhorar seus resultados?

Quando uma empresa se posiciona como referência em seu segmento de atuação no Instagram, a tendência é que cada vez mais usuários confiem na sua marca. Esse posicionamento reforçado nos canais online garante mais eficiência para se comunicar com o público, maior alcance das publicações e, consequentemente, melhores resultados de marketing e vendas.

O mais importante é entender quais são as necessidades e objetivos da sua empresa, além das preferências da sua audiência. A partir disso, fica mais fácil saber quais são as ações de marketing no Instagram que mais vão ajudar a sua marca a fortalecer a sua presença digital. Com uma conta de sucesso, todo o seu negócio pode se beneficiar desses resultados.

Quer se aprofundar ainda mais em ações de marketing no Instagram? Então, preencha esse formulário e ganhe acesso gratuito a três conteúdos completos que vão ajudar a construir uma estratégia fantástica no Instagram: Estratégias para o Instagram Stories, Guia do IGTV para empresas e Marketing no Instagram — O Guia da Rock Content!

The post Conheça as 8 ações de marketing no Instagram para implantar no seu appeared first on Rock Content – BR.

Fonte do artigo:

Rock Content – BR

Leia o artigo original clicando no link abaixo:

Read More

Leia Também

Postagens relacionadas em nosso Blog sobre Design, SEO, Marketing e Tecnologia.