E-mail: rafael@turbineseusite.com.br   |   Telefone: (41) 99521-8611

Suporte 24/7

Conheça os principais meios de comunicação visual e como aplicá-los
29 de setembro de 2021

Provavelmente, você já sabe o quanto os meios de comunicação visual podem ser transformadores no dia a dia das pessoas, mas afinal, o que realmente significa esse termo? Considerado uma parte do marketing, refere-se a todo meio de comunicação que utiliza elementos visuais para apresentar algo a partir de ícones, fotografias, desenhos, gráficos, vídeos, ilustrações, entre outros.

Para utilizar todo o potencial de comunicação desses meios, é necessário entender mais sobre eles, analisar os diferenciais de cada um e, assim, ter um embasamento maior para conectá-los aos objetivos e propósitos da sua marca. Não é à toa que a comunicação visual, no marketing, é um dos pontos de mais atenção: por meio dela, as mensagens da empresa podem ser veiculadas aos clientes, de acordo com o posicionamento e os resultados almejados da marca.

Para saber mais sobre quais são os principais meios de comunicação visual, qual é a importância dessa estratégia, como colocar boas práticas em ação e quais são as melhores dicas para obter resultados incríveis com a sua empresa, acompanhe este artigo conosco. Você vai descobrir:

O que é comunicação visual?

Apesar de parecer algo comum, você saberia explicar o que, realmente, é a comunicação visual? Basicamente, esse termo remete a qualquer forma de comunicação feita por elementos visuais. Assim, tanto a propaganda veiculada na TV quanto os cartazes que podem ser vistos pela rua, por exemplo, são considerados meios de comunicação visual. 

Muitas vezes, as interpretações sobre textos podem gerar prejuízos, mas ao veicular imagens para transmitir informações, os resultados, normalmente, alcançam os objetivos definidos de atingir o público com mais rapidez.

É válido ressaltar que a comunicação visual vai além de campanhas audiovisuais e obras artísticas, mas realmente representa tudo que tenta dialogar alguma mensagem por meio do uso de imagens. Entre elas, sinais de trânsito, semáforos, esboços e mapas mentais, entre outros.

Qual é a importância da comunicação visual?

Se você tem uma ideia, provavelmente, um dos seus propósitos é compartilhá-la com outras pessoas, não é mesmo? Normalmente, ao trabalhar no universo do empreendedorismo, muitos gestores têm dúvidas sobre qual é a melhor forma de comunicar os seus produtos ou serviços e, dessa forma, se aproximar do seu público ideal para obter um retorno mais satisfatório a longo prazo.

Investir em comunicação visual pode gerar uma série de benefícios relevantes para o seu negócio. Confira as principais vantagens desse processo, a seguir.

Atenção imediata

Se você já ouviu o ditado popular “uma imagem vale mais do que mil palavras”, já sabe que, por mais clichê que seja, ele é verdadeiro. O uso de imagens é, há muito tempo, uma das melhores formas de transmitir mensagens de forma mais impactante e eficiente, sendo uma das opções ideais para se destacar mais da concorrência e alcançar o seu público com mais facilidade.

Desde a infância, o ser humano é atraído por imagens, devido à linguagem simples e intuitiva que ela proporciona, além de ultrapassar a barreira dos idiomas, alcançando ainda mais pessoas de diversos lugares, idades e vivências. Assim, utilizar uma boa comunicação visual nas estratégias de sua empresa é uma ótima escolha para ampliar o alcance e captar mais clientes.

Fortalecimento da marca

Por provocar a atenção imediata e impulsionar o engajamento das pessoas, utilizar meios de comunicação visual também é uma forma de fortalecer a marca da sua empresa no mercado, melhorando o seu posicionamento e otimizando os resultados a longo prazo.

Engajamento

Como falamos há pouco, os meios de comunicação visual tendem a chamar mais atenção das pessoas, ampliando o público que pode ser atraído por tal estratégia e, dessa forma, comunicando mensagens mais impactantes, simples e diretas. Se desenvolvida de uma forma eficaz e condizente com a identidade da empresa, a comunicação visual pode engajar mais os clientes, melhorando a percepção da marca e, ainda, aumentando as vendas.

Aumento da credibilidade

Você já sentiu mais segurança em comprar um produto ou serviço ao ver imagens dele, das pessoas que já compraram e de quem estava vendendo? Pois é, o uso da comunicação visual nas estratégias de uma empresa também ajuda a gerar mais credibilidade, segurança e confiança aos clientes.

Destaque no mercado

Ao gerar informações que são percebidas e compreendidas de forma mais prática pelo público, a sua empresa ganha a oportunidade de se destacar perante à concorrência. Entre os impactos, podemos destacar construir autoridade no mercado, atrair e fidelizar mais clientes, otimizar os processos de vendas, melhorar o relacionamento com os consumidores e conquistar resultados mais atrativos.

Quais são os principais meios de comunicação visual?

Desde os tempos mais antigos, os seres humanos já tentavam se comunicar por meio das imagens. Atualmente é possível perceber uma gama ainda maior de mídias e informações no dia a dia. Então, com os avanços da internet e da tecnologia, há diversas formas de comunicar informações por meio da comunicação visual.

Vídeo

Um dos meios que mais têm ganhado força nos últimos anos é o vídeo, devido à facilidade e eficácia que ele tem para chamar a atenção das pessoas de forma rápida e dinâmica. No marketing digital, esse meio de comunicação visual também tem recebido bastante destaque, por ter a condição de utilizar símbolos e cores alinhados ao posicionamento da marca para obter um retorno bem-sucedido com o público.

Site

Tendo a sua publicação dentro da ampla rede virtual, mais conhecida por Internet, o site funciona como um espaço próprio para pessoas e empresas no meio online, podendo divulgar informações, dialogar com pessoas, coletar dados e linkar outras mídias, como as redes sociais, o blog e uma página de vendas.

Internet

Tanto por meio de computadores quanto por celulares ou tablets, a Internet é uma rede que liga milhões de pessoas a diversas informações, que são atualizadas constantemente. Por isso, é um dos meios de comunicação visual mais acessados, revolucionando não só a forma de se comunicar, mas a sociedade e o cotidiano como um todo.

Publicações nas redes sociais

As redes sociais são uma forma bastante prática de construir diálogos por meio de imagens, expandindo a sua audiência e conectando você a outros empreendedores e clientes. Tanto no Instagram quanto em outras mídias, é possível se apresentar, divulgar serviços ou produtos, construir relacionamentos com outras pessoas e melhorar as suas estratégias, por meio de fotografias, vídeos, ilustrações e símbolos, a fim de alcançar os objetivos almejados para a sua marca.

Como aplicar a comunicação visual nesses meios?

Agora que você já entende mais sobre o que é comunicação visual, qual é a sua importância e quais são os principais meios de se comunicar usando imagens, é hora de saber como aplicar tudo isso na prática para impulsionar os resultados do seu empreendimento. Siga conosco e confira!

Marketing de conteúdo

Investir em marketing de conteúdo é uma das melhores estratégias para aplicar a comunicação visual e garantir os seus melhores benefícios de forma orgânica e sustentável. Além de aumentar a visibilidade da sua marca, por meio de conteúdos relevantes, é possível se aproximar mais dos clientes, construir autoridade no mercado, se destacar mais no segmento em que atua e aumentar a fidelização do seu público.

Blog e SEO

Para melhorar o posicionamento do site da sua empresa nas páginas de busca da Internet, uma ótima opção é investir em conteúdos para blog. Ao produzir informações e dicas relevantes, utilizando técnicas de SEO, você consegue não apenas expandir a audiência para a sua organização, mas também, criar relacionamentos duradouros, dialogar com mais pessoas e gerar credibilidade à sua marca.

Com isso, você também consegue analisar dados fundamentais para entender mais as características do seu público, identificar os perfis dos seus clientes, avaliar quais são as soluções ideais para eles, Assim, terá mais acertos com os próximos planejamentos da sua marca, tendo mais embasamento do que é preciso mudar para impulsionar os resultados das suas estratégias.

Presença digital

Além do blog, outra forma de manter a presença digital ativa e transmitir mensagens é por meio das redes sociais, como Instagram, Facebook e LinkedIn. Por lá, é possível compartilhar imagens e textos de forma mais prática e acessível.

Fora as mídias sociais, também é fundamental ter um site para a sua marca, a fim de ter mais condições de divulgar informações em diversos formatos, atualizá-las constantemente e ter um meio mais seguro para usar como ponte às outras páginas virtuais da sua empresa.

Inbound Marketing

Outra forma de aplicar a comunicação visual é por meio do Inbound Marketing, processo que visa a oferecer conteúdos relevantes de acordo com a jornada do consumidor, analisando as suas necessidades e preferências. O objetivo é gerar retornos com mais acertos e eficácia a longo prazo.

Estratégia focada em atrair, converter e encantar clientes, o Inbound Marketing é a escolha perfeita para quem deseja se conectar mais com o público da sua marca, por meio do e-mail marketing, das redes sociais, das técnicas de SEO, do blog e do site da empresa.

Agora que você já conhece os principais meios para se comunicar com os seus clientes, já está preparado para ter mais sucesso com os meios de comunicação visual? Esperamos que este artigo tenha ajudado você a descobrir novas possibilidades e, assim, encontrar as soluções ideais para se aproximar do público da sua marca.

Descubra, também, como criar uma experiência diferenciada para os seus clientes com o Visual Merchandising.

The post Conheça os principais meios de comunicação visual e como aplicá-los appeared first on Rock Content – BR.

Fonte do artigo:

Rock Content – BR

Leia o artigo original clicando no link abaixo:

Read More

Leia Também

Postagens relacionadas em nosso Blog sobre Design, SEO, Marketing e Tecnologia.