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Aprenda quais são os principais tipos de comunicação visual e como usá-los
11 de outubro de 2021

Você sabia que estímulos visuais são os mais lembrados pelas pessoas? É por isso que eles são usados nas estratégias de marketing para destacar a comunicação das marcas. Nesse cenário, definir os tipos de comunicação visual é fundamental transmitir as mensagens que a sua empresa deseja.

Contudo, todo esse processo precisa ser muito bem planejado, a fim de alcançar os resultados pretendidos, destacando a sua marca da concorrência. Por isso, é fundamental que a comunicação visual da sua empresa seja atrativa e também coerente com o próprio posicionamento adotado pelo negócio.

Quer saber quais são os principais tipos de comunicação visual e como usá-los? Então, confira este artigo. Nele, você vai entender:

O que é a comunicação visual?

A comunicação visual compreende as expressões que fazem uso de elementos visuais para ser compreendida pelos seus públicos de relacionamento. O termo é referente à troca de informações por meio do campo visual.

Como o ser humano responde a estímulos visuais muito mais rapidamente do que a outras sensações, usar esse recurso para persuadir, educar e informar é altamente eficiente para alcançar as meta da empresa. A comunicação visual também tem como base de estudos pesquisas relacionadas a:

teorias cognitivas e de percepção;estética;semiótica;teoria das cores;psicologia Gestalt;design e, até mesmo, física e anatomia.

Essa ampla base de estudos permitiu uma melhor compreensão sobre como o ser humano enxerga e decodifica símbolos e imagens. Usando cores e formas alinhadas com os valores da empresa, é possível desenvolver comunicações cada vez mais eficazes para a sua marca.

Qual é a importância da comunicação visual para a sua empresa?

Resumidamente, a comunicação visual trata de transmitir mensagens para o público de forma mais ágil e efetiva. Isso acontece porque, enquanto os textos necessitam ser lidos e interpretados, a comunicação visual tem a capacidade de despertar emoções no consumidor de maneira imediata.

Contudo, isso não quer dizer que a comunicação escrita não seja importante para as ações publicitárias da sua marca. Muito pelo contrário. As estratégias de inbound marketing estão aí, justamente, para provar que conteúdo pode ser a base de qualquer negócio.

Veja, a seguir, quais os benefícios da comunicação visual para as marcas:

impacto instantâneo;maior engajamento;destaque no mercado;fortalecimento da marca;credibilidade.

A comunicação visual também contribui para evidenciar e reforçar diversos valores da sua marca. Assim, a melhor maneira de assegurar que os seus clientes reconheçam esses valores é utilizar símbolos e imagens.

Por exemplo, atualmente, grande parte das pessoas está muito mais preocupada em consumir de forma mais consciente. Com uma comunicação visual alinhada a esse conceito, o seu cliente sabe que a sua empresa tem valores e preocupações similares aos deles.

É indicado comunicar por meio de vídeos, newsletter, redes sociais e outros canais quais são as políticas da sua empresa que garantem esses valores. Contudo, a comunicação visual, por si, é capaz de informar a mesma coisa de forma imediata, e ainda traz vantagens como sentimentos de confiabilidade, identificação e empatia.

Quais são os principais tipos de comunicação visual?

Uma marca consistente colabora para melhorar a credibilidade da sua empresa. Para isso, é preciso alinhar toda a comunicação visual do negócio.

Nesse sentido, ser coerente e conciso na comunicação visual colabora para posicionar e destacar a sua empresa como autoridade no mercado, ainda mais se você investir em um bom plano de marketing.

Assim, uma boa identidade visual ainda pode gerar uma experiência positiva para os seus clientes, reforçando os valores da sua marca. Os principais tipos de comunicação visual são:

desenhos;imagens;vídeos;gráficos.

Exemplos de cada tipo de comunicação visual

No âmbito do marketing, a comunicação visual se dá, principalmente, pelas artes gráficas. Veja, a seguir, alguns exemplos!

Folhetos e revistas comerciais

Usados para se comunicar com o consumidor final, panfletos, revistas e folhetos comerciais fazem parte das estratégias de marketing. O objetivo é que as imagens incentivem o consumidor a adquirir um bem ou serviço.

Fotografias

A captura de ambientes, rostos, paisagens, animais, comida e outros elementos representa a imagem capturada, usada para ilustrar as artes gráficas das empresas.

Outdoors

Para reforçar expressões e ideias, os outdoors são usados para reforçar as companhas publicitárias.

Como usar a comunicação visual no marketing?

Agora que você já sabe o que é comunicação visual, sua importância e quais os tipos, veja como usá-la no marketing da sua empresa.

Comece com a criação do logotipo

O logotipo é a base de toda comunicação com a marca, e para ser eficiente, ele deve ter características que o diferenciem da concorrência, tornando-o único. Um logotipo utiliza cores, tipografia, símbolos e outros elementos gráficos.

Para garantir o sucesso do seu logotipo, você precisa estar atento ao seu formato. É fundamental que ele considere diferentes dimensões, levando em conta tanto a redução quanto o aumento.

Isso garante que ele tenha uma boa visibilidade em seus diversos meios de aplicação, nos mais diferentes tipos de mídia, a exemplo de revistas, panfletos e redes sociais. Um logotipo eficiente precisa conter alguns itens capazes de transmitir clareza e simplicidade.

Use elementos visuais que façam referência à empresa

Apostar em símbolos que estejam longe do conhecimento do seu público pode não ser uma boa ideia. Isso porque, em vez de engajá-lo, a tendência é que as pessoas se afastem. A originalidade também é fundamental para alcançar os resultados pretendidos.

É claro que você pode procurar referências capazes de inspirar a criação de uma marca inovadora, mas tenha sempre em mente que é preciso apresentar algo inédito. É importante, ainda, usar elementos que façam referência ao seu negócio.

Reforce a comunicação visual frequentemente

Reforçar a sua identidade visual garante que ela fixe na mente do seu consumidor. Assim, o cenário ideal é fazer a divulgação e reforçar a comunicação visual da empresa de forma periódica. Vale lembrar que esse reforço deve constar no planejamento de comunicação da marca, feito previamente.

Mantenha-se atualizado

A comunicação visual deve ser sempre usada quando a empresa precisa transmitir mensagens como promoções, lançamentos, avisos e, até mesmo, na comunicação institucional. Para isso, deve estar sempre atualizada, trazendo os recursos gráficos necessários para identificar a marca e contribuir para que ela fique conhecida.

Estabeleça um padrão

Ao pensar em comunicação visual para a sua marca, é preciso ter em mente que é necessário buscar uma coerência entre todas as frentes de contato com os consumidores.

Além da padronização do logotipo, cores e valores que a marca deseja transmitir, é preciso ainda pensar em criar uma harmonia com a comunicação da marca de forma definitiva, a fim de que a identidade visual da empresa fique na memória do seu cliente, tanto nos canais online quanto off-line.

O objetivo é fazer com que o seu cliente se lembre da empresa sempre que ele vir determinada cor ou elemento.

Viu como esse tipo de associação é importante e poderosa para elevar a sua marca para o mercado? Assim, caso você não consiga fazer uma associação na mente do seu consumidor, as chances de ele se perder são grandes, o que também colabora para sua falta de interesse.

O motivo é que as jornadas de compra acontecem de maneira não-linear. Assim, diversos pontos de referência podem ser consultados para que cada consumidor possa construir uma percepção sobre a marca.

Portanto, quando o cliente não localiza uma coerência ou padrão, ele não fixa a informação. Como consequência, perde a confiança na marca e passa para outra opção.

Mas, quando todas as técnicas de comunicação visual são utilizadas com estratégia e planejamento, é possível fixar a marca no imaginário do leitor, aumentando as chances de ela ser escolhida na hora que o potencial cliente está em busca de uma solução.

Nesse cenário, é necessário manter um padrão de qualidade visual para que a memória da marca seja positiva. Caso isso não aconteça, são grandes as chances de esses consumidores enxergarem a sua propaganda como negativa, além de nunca mais retornarem. Portanto, esse é um elemento forte no desenvolvimento da marca.

Como vimos ao longo desta leitura, a comunicação visual é usada para destacar e reforçar a comunicação das marcas, sendo fundamental para suportar as estratégias de marketing online e off-line. Vale lembrar que, para uma maior efetividade dos resultados, é necessário que todas as estruturas estejam alinhadas, o que compreende processos, pessoas e produtos. Isso assegura que todo o reflexo da sua comunicação seja o melhor possível.

Além disso, os tipos de comunicação visual devem ser usados com critério, seguindo uma unidade visual para comunicar interesses, promoções, lançamentos e outros conteúdos referentes ao posicionamento da empresa no mercado, tanto no âmbito de vendas quanto institucional.

Se você gostou deste artigo sobre tipos de comunicação visual, confira mais informações sobre marketing de conteúdo visual.

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