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Como a Roland e a MaterDei estão usando o conteúdo interativo para melhorar suas estratégias de marketing
15 de outubro de 2021

É sempre positivo ver casos reais de como o conteúdo interativo pode fazer toda a diferença para a estratégia de uma empresa. Isso é ainda mais valioso quando se trata de empresas bem diferentes, com focos totalmente desconectados.

Em setembro de 2021, a Rock realizou o webinar Conteúdo Interativo na Prática, que contou com a participação de dois clientes que passaram a utilizar o Ion em suas iniciativas de conteúdo interativo recentemente: a Roland Brasil, uma das mais conhecidas marcas no mundo da música, e a Rede Mater Dei de Saúde, uma das maiores redes de saúde de Minas Gerais, que está se expandindo para além do estado com uma nova unidade em Salvador.

Pela Roland Brasil, estiveram no webinar o diretor de marketing, Sérgio Motta, e Matheus De Marchi, que é coordenador de marketing. Representando a Rede Mater Dei de Saúde, participaram da conversa a gerente de comunicação e marketing, Noélia Prado, e Adélia de Oliveira, que é supervisora de comunicação e marketing.

Para ilustrar como o conteúdo interativo pode fazer toda a diferença para os objetivos de uma empresa na prática, separamos a seguir os principais impactos que foram percebidos por esses clientes ao integrar o Ion à rotina deles. Confira!

Como a Roland conseguiu esgotar um produto encalhado com conteúdo interativo

O principal desafio encontrado pela Roland era permitir que o e-commerce tivesse a mesma experiência de entrar em uma loja física de instrumentos musicais. Isso significa poder conhecer os produtos de perto e se certificar da qualidade deles.

Ao mesmo tempo, a empresa tinha a necessidade de movimentar um produto específico, que era o kit de bateria VAD306. Então, ambos desafios foram combinados em uma experiência de conteúdo interativo com foco em informar e iniciar conversas com o público.

O resultado foi uma landing page focada exclusivamente no VAD306. Ao rolar a página, o visitante tem a oportunidade de clicar em vários pontos nos detalhes do produto para saber mais sobre as suas especificações técnicas.

Ou seja, a experiência é equivalente à de visitar uma loja e passar os dedos pelo produto, conhecendo cada um de seus detalhes. No rodapé da página, é possível ampliar essa experiência sensorial com vídeos do kit VAD306 sendo utilizado por bateristas.

Como a Mater Dei aproveita feedbacks do público com conteúdo interativo

Diferentemente da Roland, a Rede Mater Dei de Saúde não tinha um único produto para vender. No entanto, eles têm um objetivo equivalente, de iniciar conversas com o público, especificamente focando em educação na área da saúde.

Dessa forma, a equipe de conteúdo da Mater Dei sempre teve o hábito de criar conteúdos com o intuito de informar seu público. Eram materiais que iam desde dicas de bem-estar até detalhes mais aprofundados sobre todo tipo de doença. Afinal, a rede atende pacientes em diversas especializações e tratamentos.

No entanto, com o tempo a equipe percebeu o interesse crescente do público em participar mais desse conteúdo. Era comum que recebessem sugestões de temas para serem abordados nas publicações futuras, o que dava a essa audiência um papel ativo no conteúdo.

Aí estava a pista fundamental que apontava para a demanda de conteúdo interativo na Rede Mater Dei de Saúde. Como o público queria participar do material, então é natural que também tivesse interesse em consumir um conteúdo que envolvesse suas escolhas e decisões.

O resultado foi a elaboração de uma série de conteúdos como quizzes, infográficos e demais elementos interativos adicionados à coleção de materiais da Mater Dei. O grande destaque ficou sendo a publicação de uma revista digital que reúne todos esses formatos para entregar informação e qualidade de vida.

Como o conteúdo interativo e o Ion fazem toda a diferença

A Roland Brasil e a Rede Mater Dei de Saúde são duas empresas bem distintas que encontraram no conteúdo interativo uma forma de se aproximar de seus públicos de maneiras inovadoras. Tudo isso foi possível graças ao uso do Ion, que é a ferramenta da Rock com foco na criação e organização de conteúdo interativo.

Então, vale a pena reforçar de quais formas cada característica do Ion e do relacionamento com a Rock foram decisivas para o sucesso desses clientes. Confira mais detalhes a seguir!

Vários formatos à disposição para escolher

Não podem existir limites para a criatividade, e isso também vale para a criação de conteúdo interativo. Ao usar o Ion como ferramenta de criação, a Roland e a Mater Dei puderam aproveitar a versatilidade da plataforma para contarem com o conteúdo que precisavam.

Isso se deve principalmente à vasta seleção de formatos disponível no Ion. É possível escolher entre diversos modelos já disponíveis ou criar um completamente inédito que atenda às suas necessidades específicas. 

Facilidade de suporte na ferramenta

Tanto as equipes da Roland Brasil quanto da Rede Mater Dei de Saúde destacaram o quanto foi valioso contar com o apoio da equipe da Rock ao lidarem com o Ion no dia a dia. A ferramenta é bastante simples de utilizar, mas ir além do básico é bastante recompensador.

Com isso, quem utiliza o Ion tem uma equipe de apoio da Rock à disposição para tirar dúvidas e apontar caminhos para serem seguidos. Além disso, há uma vasta base de conhecimento disponível na ajuda da plataforma.

Possibilidade de abertura de diálogos com o público

A equipe da Roland Brasil tinha como objetivo se aproximar de seu público e, principalmente, fomentar conversas com essas pessoas. Afinal, pessoas do meio musical estão acostumadas a trocar experiências sobre equipamentos quando visitam uma loja especializada.

O conteúdo interativo se mostrou uma forma bastante eficaz de incentivar o engajamento do público. De repente, essas pessoas não se sentiam mais passivas diante de um conteúdo que não aceitava interação. Ao poderem escolher como a experiência se desenvolve, eles passam a integrar a conversa com a marca.

Rapidez na adaptação e foco em escalabilidade

Outro ponto importante a respeito do Ion levantado pelas equipes da Roland e Mater Dei é como a ferramenta se adaptou às necessidades de seus times com facilidade. Dessa forma, puderam reservar boa parte do tempo ao mais importante, que é o planejamento de conteúdos estratégicos.

Todo mundo ficou bastante animado em mergulhar de cabeça nas possibilidades do Ion. Isso significou um aproveitamento muito maior da plataforma para as particularidades de cada empresa.

Como você viu acima, a Roland Brasil e a Rede Mater Dei de Saúde são exemplos de empresas bem diferentes que puderam aproveitar os benefícios trazidos pelo conteúdo interativo para suas estratégias de marketing. Isso porque, apesar de serem de meios bem distintos, têm o mesmo objetivo: dar ao público um papel mais ativo no consumo de conteúdo.

E você, ficou com curiosidade de experimentar o Ion para a sua empresa? Então, aproveite para solicitar uma demonstração premium do Ion agora mesmo!

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