E-mail: rafael@turbineseusite.com.br   |   Telefone: (41) 99521-8611

Suporte 24/7

Novos recursos de pesquisa local do Google podem ser uma oportunidade para sua estratégia de conteúdo
24 de novembro de 2021

A pandemia trouxe uma série de novos comportamentos digitais. Quando os usuários desejam algo, agora eles querem de forma fácil e acessível. O Google Trends mostrou que a pesquisa por “notícias perto de mim” aumentou 3 vezes nos últimos cinco anos em todo o mundo.

De acordo com a plataforma de pesquisa, os novos recursos de busca local visam melhorar a visibilidade das notícias locais, ajudar pequenas empresas de mídia a lucrar e trazer melhores percepções sobre o que está acontecendo em uma determinada região.

Essa é uma grande oportunidade para jornais locais como O Tempo (Minas Gerais) e Gazeta de S. Paulo.

Mas isso pode ser o começo de algo muito mais significativo para o marketing digital, principalmente quando se trata de criação de conteúdo. Saiba mais a seguir!

O que muda com esses novos recursos do Google?

Antes de nos aprofundarmos nos detalhes sobre o que mudou, é essencial destacar que esta atualização não se trata de melhorias simples de SEO local.

O trabalho de SEO local ainda é uma prática de longo prazo para quem quer aparecer no topo dos resultados de pesquisa em sua região, sem a necessidade de investir dinheiro nisso.

Esses novos recursos para notícias colocam em evidência as editoras locais, criando uma visão macro em tempo real do que está acontecendo nas imediações do usuário.

Carrossel de notícias locais

Disponível globalmente e em todos os idiomas, esse recurso de carrossel exibirá veículos locais para serem facilmente encontrados por comunidades que realmente tenham interesse nessas informações.

Fonte: Google

Principais manchetes

O Google também aprimorou seus sistemas para que notícias locais confiáveis ​​sejam exibidas ao lado de veículos nacionais nas notícias principais. Com isso, os sites locais são endossados ​​por aqueles com mais leitores, reforçando sua relevância e alcance.

Do global ao local

Outro recurso que esta atualização traz é transformar um termo de pesquisa amplo em resultados mais restritos relacionados à área do usuário. Por exemplo, quando os visitantes procuram por futebol, em vez de mostrarem apenas resultados nacionais, assuntos locais sobre esse assunto também serão adicionados à lista.

O que os recursos de pesquisa local têm a ver com marketing de conteúdo?

Esse novo recurso do Google para notícias locais é um desdobramento do Centro de Notícias de Covid-19, lançado pela empresa no ano passado com o objetivo de ser uma fonte segura de notícias sobre a pandemia.

Ter uma página do site exibida como resultado da pesquisa para a Centro de Notícias de Covid-19 significava automaticamente que a página tinha precisão e confiabilidade. Nesse sentido, os publishers passaram a aprimorar a qualidade de seu conteúdo, agregando mais relevância às informações publicadas. Essa prática ajudou esses portais a se tornarem autoridades nos assuntos relacionados à pandemia.

Seguindo os mesmos passos, os sites de notícias locais estão prestes a entrar em cena. E as páginas que são construídas com as melhores práticas de marketing de conteúdo se beneficiarão mais com isso.

Como melhorar a estratégia de marketing de conteúdo para busca local?

Já faz um tempo que o Google também mede a relevância do conteúdo quando se trata de mecanismos de SEO. Portanto, não é de se estranhar que a qualidade seja imprescindível para se alcançar o sucesso nesse campo. A seguir estão duas oportunidades para aproveitar:

Para publishers locais

Você ainda tem tempo para expandir sua estratégia de marketing de conteúdo. Mapeie as práticas recomendadas que o Google usa para categorizar um conteúdo, blog ou página da web como relevante para seus resultados de pesquisa. Em seguida, você pode criar um calendário editorial para aumentar a frequência de novas postagens.

Além de publicar notícias locais, aproveite os novos visitantes provenientes desse recurso do Google para geração de leads, publicidade, vendas ou o que você precisar. Depois de oferecer uma experiência de alta qualidade, agora você pode “pedir” algo em troca.

Para outros serviços locais

É apenas uma questão de tempo para o Google aumentar sua seleção de segmentos de negócios em exibição para resultados locais. E em vez de esperar que isso aconteça para melhorar sua estratégia de conteúdo, que tal começar desde já?

Por meio de uma estratégia de marketing de conteúdo robusta, você pode: expandir o tráfego do seu blog, aumentar as taxas de conversão, gerar novas sessões e tornar seu negócio mais lucrativo.

Quanto antes você começar a tirar proveito dos novos recursos de pesquisa local do Google, maiores serão as chances de obter resultados melhores e mais relevantes com eles.

Se você trabalha com a publicação de notícias locais, esta é sua grande chance de ser visto e construir a reputação que você merece. E se você é de um segmento diferente, o tempo está a seu favor para aprimorar sua estratégia de marketing de conteúdo e se preparar para atualizações futuras.

E então, como você vai lidar com esse novo recurso?

The post Novos recursos de pesquisa local do Google podem ser uma oportunidade para sua estratégia de conteúdo appeared first on Rock Content – BR.

Fonte do artigo:

Rock Content – BR

Leia o artigo original clicando no link abaixo:

Read More

Leia Também

Postagens relacionadas em nosso Blog sobre Design, SEO, Marketing e Tecnologia.