Já se foi o tempo em que, simplesmente, postar uma atualização de texto nas redes sociais era suficiente para fazer você ser notado. Agora, você deve incluir imagens impressionantes ou gráficos interessantes para ganhar um alto nível de engajamento do seu público. Isso significa que criar um plano de marketing visual é mais relevante do que nunca.
Para tornar o processo mais simples para sua equipe, montamos este guia com a importância do conteúdo visual nas redes sociais. Explicamos o que o torna tão eficaz e trazemos as nossas melhores dicas para encontrar e usar os tipos certos de conteúdo visual.
Tudo pronto para começar? Então, vamos lá:
Conteúdo visual realmente importa?
Ao discutir a importância dos recursos visuais no processo de marketing de conteúdo, muitas pessoas se perguntam se isso é realmente importante. A resposta? É muito relevante mesmo.
Os cientistas já provaram que imagens chegam ao cérebro 60.000 vezes mais rápido do que o texto. Embora não saibamos exatamente por que esse é o caso, certamente, tem algo a ver com a forma como nossas mentes processam a linguagem escrita.
Afinal, você pode apenas ver uma imagem e entender o que ela significa, em vez de ter que ler um texto e convertê-lo em um pensamento em sua mente. É por isso que incorporar elementos visuais em sua publicidade digital e marketing de redes sociais é tão importante para o seu sucesso.
Quando o seu público pode ver uma foto que acompanha seu conteúdo, é muito mais provável que ele responda ou tome uma atitude rapidamente, antes de voltar a sua atenção para outra coisa. Adicionar imagens aos seus posts de redes sociais é obrigatório se você está procurando um melhor engajamento e respostas.
Por que o conteúdo visual é eficaz?
Nós já falamos sobre a razão biológica pela qual o conteúdo visual é tão eficaz nas redes sociais, mas vamos mergulhar em mais algumas razões práticas, que se resumem a um mercado saturado, no final das contas. Seus seguidores e público-alvo são inundados com ruído digital diariamente.
Cada vez que eles fazem login em suas plataformas favoritas, eles têm milhões de peças de conteúdo para ver em uma fração de segundo. É muita concorrência para os seus posts, certo?
Mas se tudo o que você está postando é apenas um texto sem algum tipo de elemento visual, ele será negligenciado, em favor de um vídeo ou imagem legal. Seus concorrentes sabem disso. É por isso que você precisa de uma ótima estratégia visual para se manter na competição e expandir sua marca.
No entanto, essa não é a única razão para adotar esse tipo de abordagem de marketing de conteúdo. As imagens ajudam a aumentar a eficácia da visualização de dados. Memes e desenhos animados oferecem uma abordagem alegre para um tópico sério. As fotos de um produto facilitam a decisão de comprá-lo.
Esses são apenas exemplos pequenos de como diferentes tipos de mídia podem obter uma resposta positiva de seus clientes-alvo. Simplificando, o conteúdo visual chama a atenção do seu cliente e torna mais provável que ele faça uma compra ou compartilhe as informações com outras pessoas.
Como as redes sociais mudaram nas últimas duas décadas?
Assim como os diferentes elementos da sociedade, as redes sociais estão em constante evolução. Conforme as plataformas são atualizadas para formatos novos e melhorados, os algoritmos mudam e trabalham consistentemente para entregar uma experiência melhor para os usuários, assim como todos nós consumimos informações digitais nesses sites e aplicativos.
Por exemplo, há cerca de 20 anos, não era nada para alguém ter um perfil no MySpace ou um blog no Livejournal. Depois, vieram o Facebook e o Twitter, que tornaram a interação nesse tipo de formato mais popular. Eventualmente, adicionamos Pinterest, Instagram e YouTube: todas plataformas de mídia social altamente visuais, que dependem de fotos e vídeos.
E agora? O processo de transmissão ao vivo por meio de aplicativos como TikTok e Twitch está se tornando ainda mais popular. Isso significa que as plataformas convencionais originais, como Facebook, Instagram e até o Pinterest estão encontrando maneiras de ajudar as pessoas a passar das fotos para o vídeo.
Como você pode ver, todo o mercado está mudando para um espaço em que esse tipo de conteúdo será vital para empresas que desejam ganhar uma presença digital.
Por que isso está acontecendo?
Para começar, a tecnologia melhorou significativamente nas últimas duas décadas. As lentes dos smartphones são tão boas quanto algumas das câmeras digitais convencionais, tornando rápido e fácil criar vídeos e editar imagens digitais em trânsito.
O mais fascinante é que algumas dessas redes sociais estão se inclinando para levar seus recursos de tecnologia ainda mais além, adicionando realidade virtual, como o Oculus do Facebook ou o VR do YouTube.
Você pode imaginar um tempo no futuro em que criar conteúdo para seu público-alvo signifique, literalmente, construir um mundo para desfrutar interativamente? Podemos estar indo nessa direção com base nas tendências anteriores, e é por isso que adotar uma estratégia visual, agora, é tão crucial para os profissionais de Marketing Digital.
Quais tipos de conteúdo visual são populares atualmente?
Agora que o conteúdo visual é, certamente, a regra quando se trata de construir um público nas redes sociais, vamos dar uma olhada em alguns dos tipos mais populares.
Vídeo
Quando se trata de conteúdo visual, os vídeos são parte integrante de fazer seu público interagir com sua marca. Mas não sinta que isso precisa ser muito elaborado, também. Às vezes, apenas uma espiada rápida nas operações ou acontecimentos em seu escritório é o suficiente para chamar a atenção nas redes sociais.
Transmissão ao vivo
Assistir a vídeos ao vivo deixa o público muito animado. Afinal, canais de notícias de televisão e reality shows, há anos, apostam nesse formato.
Usar Facebook, Instagram ou, até mesmo, Twitch para transmitir lives é uma ótima maneira de dar a seus seguidores uma amostra do que sua empresa faz. Também pode ser útil para sessões de perguntas educacionais, apresentar novos produtos no lançamento e muito mais.
Quizzes
Conteúdo interativo que exige do espectador tomar uma decisão ou executar uma ação é sempre uma ótima maneira de aumentar o engajamento. Os quizzes, ou questionários, são especialmente populares, mesmo em um ambiente de e-commerce. Por exemplo, você pode incentivar um cliente a responder a perguntas para ajudá-lo a encontrar seu sabor, cor ou design favorito em uma lista em seu estoque.
Vídeos curtos
Parte dessa lista de tipos populares de conteúdo visual também inclui vídeos curtos. O que queremos dizer com isso são aqueles que duram menos de um minuto, e que oferecem algum tipo de entretenimento ou valor educacional. O TikTok e o Instagram Stories são bons exemplos de como isso pode ser usado para criar conteúdo com o qual seu público se identifica.
Mapas e gráficos
Às vezes, o conteúdo em si é bastante seco, especialmente, em um ambiente B2B. No entanto, isso não significa que você deve ignorar a utilização de conteúdo visual como uma forma de melhorar suas redes sociais.
Até mesmo o LinkedIn é um bom lugar para compartilhar mapas, gráficos ou outros recursos visuais semelhantes, para ajudar a detalhar um ponto específico que você está mencionando em seu post ou os dados que você está explicando.
Memes e GIFs
Claro, o mundo sempre pode curtir uma boa risada. Dizem que o humor é o que nos une, e é por isso que memes e GIFs se tornaram muito populares nas redes sociais. Essas pequenas imagens animadas ou clipes são uma ótima maneira de adicionar personalização, expressão e até uma dose de humor, também.
Como escolher seu conteúdo visual efetivamente?
É claro que escolher o conteúdo visual certo para usar em suas redes sociais também é importante. Você não quer apenas colocar qualquer imagem e apontá-la como sua.
Da mesma forma, você quer garantir que seus visuais correspondam à brand voice, ao seu esquema de cores e estilo. Aqui estão algumas dicas adicionais a serem consideradas!
Lembre-se da diversidade
Quando se trata de selecionar conteúdo visual para suas redes sociais, não se esqueça de incluir diversidade. Isso significa obter uma variedade de imagens de pessoas de diferentes origens raciais, étnicas, de gênero e sociais.
Muitas grandes marcas descobriram a importância disso da maneira mais difícil nos últimos anos. É por isso que sua empresa vai querer ter um cuidado especial ao selecionar um conjunto diversificado de pessoas para várias fotos.
Pense no que você está postando
Você já viu uma postagem de uma empresa nas redes sociais e imaginou que a equipe de marketing dela realmente não pensou antes de compartilhar? Não seja essa empresa!
Em vez disso, pense em todas as diferentes maneiras como seu público-alvo poderia reagir ao que você está prestes a adicionar às suas redes sociais. Faça uma revisão para garantir que você não está cometendo erros factuais ou adicionando algo que possa ser considerado altamente controverso.
Siga com a estética de sua marca
Caso você não saiba, a estética de sua marca são as cores, fontes e estilo das mídias que sua empresa publica. É extremamente importante garantir que os clientes saibam exatamente quem você é no momento em que veem seu conteúdo em qualquer canal.
Para tornar isso mais fácil, tenha um manual da marca nos arquivos internos da sua empresa, que permita a todos os integrantes da sua equipe usar as mesmas opções ao criar conteúdo visual.
Planeje-se para os próximos eventos
Ao escolher o conteúdo visual para adicionar às redes sociais, certifique-se de se planejar para os próximos eventos. Feriados, lançamentos de produtos, grandes acontecimentos e muito mais são bons motivos para publicar conteúdo visual adicional nas plataformas da sua empresa.
Onde exatamente você deve pesquisar conteúdo visual?
Então, agora que você sabe a importância do conteúdo visual e os diferentes tipos que são populares, vamos ver como encontrá-los. Claro, você não quer roubar outros sites usando as imagens deles. Essa é uma prática ruim e que pode, até mesmo, render um processo custoso de direitos autorais no futuro.
Em vez disso, sempre procure aqueles que oferecem direitos de compartilhamento ou, primeiro, peça a permissão do proprietário. Você também pode terceirizar o processo para um designer gráfico freelancer ou outra agência.
Aliás, o Visually, da Rock Content, pode ajudar você a criar um conteúdo interativo impressionante, que realmente faça sua marca ser notada. E se você precisar de uma imagem rápida? Até mesmo texto em um fundo bonito, feito no aplicativo Canva, é adequado.
De novo, você quer que pelo menos um elemento visual acompanhe sua mensagem para garantir que você está recebendo a atenção de seu público. Por fim, considere a possibilidade de tirar fotos e fazer vídeos por conta própria.
A maioria dos smartphones tem ótimas câmeras, e existem diversos aplicativos gratuitos para fazer uma pequena edição visual em minutos. Se você está em um nicho específico, em que encontrar imagens de estoque não é uma opção, essa é uma ótima ideia.
Conclusão: a importância do conteúdo visual nas redes sociais
Hoje em dia, as empresas não podem contar com postagens em texto, simplesmente, para receber atenção nas redes sociais. Ter recursos visuais, como vídeos, mapas, gráficos ou fotos, é a única maneira de fazer as pessoas falarem sobre as informações que você está compartilhando, e incentivá-las a agir.
Se você está procurando mais dicas sobre como fazer isso, o ebook Tudo Sobre Conteúdo Interativo da Rock Content é um ótimo lugar para começar. Você aprenderá dicas, truques e as melhores maneiras de divulgar seus posts nas redes sociais e na internet.
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