O seu blog corporativo é uma parte crucial da estratégia de marketing de conteúdo da sua empresa. Ele traz tráfego, constrói relacionamentos e reforça a autoridade do seu site.
Mas você já percebeu que nem todo post de blog tem o mesmo desempenho? A maioria tem um grande fluxo inicial de visualizações, mas depois perde fôlego.
No entanto, você pode ter algumas postagens que continuam a atrair um número crescente de visitas por meses ou até anos após a publicação.
As postagens que aumentam o tráfego com o tempo são chamadas de blog posts compostos e podem ter um impacto gigantesco em sua empresa.
A seguir, vamos guiar você pelo processo de aprendizagem sobre posts de blog compostos abordando os seguintes tópicos:
O que são blog posts compostos?
Blog posts compostos são aqueles que ganham mais e mais tráfego com o tempo.
Eles contrastam com os blog posts decadentes, que podem ter um grande pico inicial de tráfego, mas não atraem muitas visualizações alguns meses após a publicação.
Para dizer de outra forma, postagens de blog compostas levam a um aumento nas visitas ao longo do tempo, enquanto postagens de blog decadentes diminuem.
É normal que a maioria das empresas tenha os dois tipos de postagem.
Posts de blog muito sensíveis ao tempo podem gerar bastante interesse e fazer um bem genuíno para o seu negócio, mas, inerentemente, vão se deteriorar.
Isso porque poucos leitores se importarão com as notícias da indústria desta semana, daqui a 27 meses.
Dependendo da sua estratégia de marketing de conteúdo, é possível que você tenha poucos (ou nenhum) posts de blog compostos publicado até agora.
Tudo bem, também, embora acreditemos que você deva trabalhar para mudar isso.
Segundo uma pesquisa grande realizada pela HubSpot com sua própria base de clientes, cerca de um em cada 10 posts de blog publicados é do tipo composto. Não são muitos, considerando o todo.
Quais são as vantagens de usar posts de blog compostos?
Essa distinção entre posts de blog compostos e decadentes é importante por algumas razões, todas relacionadas aos motivos pelos quais sua empresa está criando conteúdo para blog em primeiro lugar. Acompanhe!
Ter tráfego vitalício
Se sua meta é aumentar o tráfego do blog, um tipo de postagem que consiga níveis mais altos de visitas é valioso para o seu negócio. E os blog posts compostos certamente fazem isso.
Normalmente, em uma única empresa ou unidade de negócios, a maioria das postagens de blog conta com uma popularidade inicial bastante semelhante. Não idêntica, mas muito próxima.
É comum que você não tenha um post com 20 visualizações na primeira semana, seguida por outra que obtenha um milhão.
Se for verdade que sua empresa obtém uma quantidade de tráfego inicial bastante previsível em cada postagem do blog, então a diferença entre postagens compostas e decadentes torna-se clara.
Se os dois tipos de postagem receberem 10 mil visitantes na primeira semana, ambos estão tendo um bom desempenho — por enquanto.
Mas considere o que acontece a seguir.
A postagem decadente cai rapidamente para apenas algumas dezenas por mês. Mas a postagem composta continua crescendo, alcançando mais e mais leitores e gerando tráfego de forma consistente.
Para ficar mais claro, isso não significa automaticamente que suas postagens decadentes estão quebradas.
Algumas postagens — se você decidir publicá-las — sempre decairão.
Ainda assim, quanto mais você puder criar posts de blog compostos, maior será o efeito que você verá em seus esforços para aumentar o tráfego do blog.
Fazer mais com menos
A composição de postagens de blog também permite que você faça mais com menos.
A HubSpot também descobriu que uma postagem composta recebe tantos visitantes ao longo de sua vida quanto seis postagens decadentes.
Essa é uma diferença enorme no alcance geral!
Ser capaz de fazer mais (e alcançar mais e converter mais) com menos postagens gerais seria algo excelente para a maioria das empresas, especialmente aquelas que têm a meta de aumentar o tráfego do blog.
Aqui está outra maneira de ver o valor disso.
Postagens de blog não são gratuitas: você precisa pagar alguém para escrevê-las, certo? Portanto, qualquer oportunidade de obter mais tráfego com menos trabalho é uma oportunidade que você deve buscar.
Será que todo blog post composto realmente ajuda?
Aqui, está mais uma coisa que vale a pena observar antes de abordarmos como criar posts de blog compostos para aumentar o tráfego.
Nem todo tipo de post composto realmente cria valor para todos os negócios.
Por exemplo, uma publicação que gera tráfego recorrente de pessoas não interessadas em seu produto ou serviço tem um valor limitado.
Ela pode ajudar a construir autoridade e aumentar as visitas ao site, mas não gera conversões.
Aqui está um exemplo simples: se a sua empresa vende software de contabilidade, uma postagem evergreen sobre a profundidade do piso do pneu ou como trocar o óleo do seu carro pode aumentar o tráfego do blog. Mas não criará clientes.
Esse é um exemplo exagerado, mas serve para passar uma ideia básica.
Nem todo post de blog que você pode publicar vai realmente ajudar a atingir seus objetivos.
Ao começar a publicar mais posts de blog compostos, certifique-se de manter em vista os objetivos de uma estratégia de marketing de conteúdo de alto nível.
Qual é a fórmula para criar postagens de blog compostos?
Não existe uma fórmula exata para isso.
O que queremos dizer é o seguinte: não existe uma fórmula definida que garanta que sua próxima postagem no blog será composta.
Como em toda abordagem orgânica, sempre há um fator desconhecido na mistura.
Você pode seguir cada dica e truque que encontrar, criando uma postagem de blog aparentemente perfeita apenas para que ela decaia algumas semanas após a publicação.
Dito isso, existem certos princípios que você pode seguir para aumentar muito a chance de uma publicação composta pós-produção.
1. Não trabalhe com tempo limitado
Em primeiro lugar, se o seu objetivo é criar postagens compostas, não priorize conteúdo altamente urgente.
Para ficar mais claro, você provavelmente também não deveria descartar completamente o conteúdo urgente. Qualquer coisa sensível ao tempo pode parecer urgente no momento, e certamente há um lugar para escrever sobre essas coisas.
Você só não deve fazer isso se o seu objetivo é criar postagens de blog compostas.
Por que?
Pense nisto: no momento em que estou escrevendo esse artigo, um novo iPhone acaba de ser lançado.
Se eu disser qual deles, e você estiver lendo isso alguns anos depois, você sentirá imediatamente que esta postagem está datada.
Só que ela não deveria ser.
Os editores deste site devem manter esta postagem atualizada se alguma coisa estiver ultrapassada. Mas, quer façam ou não, essas referências datadas ainda prejudicam o post.
Um monte de referências a filmes ou dispositivos antigos, todos descritos no presente como se fossem recentes desanimariam você, certo?
2. Procure se concentrar em tópicos evergreen
Em seguida, se estiver escrevendo um post sobre algum tema, concentre-se naqueles que sejam evergreen, ou seja, que permanecem relevantes ao longo do tempo. Existem duas maneiras de fazer isso.
Primeiro, você pode se concentrar em algo que geralmente é sempre relevante.
“Melhor software de contabilidade para empresas de médio porte”, por exemplo, é uma busca evergreen. Os resultados podem mudar com o passar dos anos, mas as pessoas continuarão procurando esse tipo de frase.
Mas também esteja ciente de que evergreen não significa sempre presente.
Um tópico que se torna relevante em frequência regular, como “melhores janelas para invernos frios” ou “quando devo pré-tratar meu gramado”, ainda pode ser qualificado como evergreen.
Você terá picos de visitas compostas e concentradas em partes específicas do ano, mas o interesse contínuo ainda existe.
3. Utilize tópicos mais abrangentes
Manter os tópicos muito abrangentes também ajudará a aumentar o interesse pela publicação ao longo do tempo.
Isso pode parecer contraintuitivo, já que as melhores práticas de estratégia de conteúdo incluem ser específico e detalhado enquanto você trabalha para construir autoridade.
Mas essas duas ideias não são tão contraditórias quanto você pode imaginar.
A sua publicação ainda deve ser específica e detalhada na sua abordagem. No entanto, o assunto ou tópico em si não deve ser muito nichado.
Você deseja capturar o máximo possível de seu público em potencial e que o tópico seja amplo o suficiente para que as pessoas continuem pesquisando mês após mês.
4. Responda a perguntas comuns
As publicações mais compostas são aquelas que respondem diretamente às perguntas que as pessoas procuram.
Seja qual for o cenário do seu mercado, trabalhe para encontrar as perguntas que os seus atuais clientes e aqueles em potencial estão fazendo nos sites de pesquisa.
Em seguida, escreva posts que respondam a essas perguntas com conteúdo confiável, bem escrito e de qualidade.
Se você pode adicionar conteúdo rico — gráficos, vídeos, conteúdo interativo — é ainda melhor em termos de conversões.
Mas o principal fator que leva essas postagens a se tornarem compostas e aumentar o tráfego é a qualidade da resposta a qualquer pergunta que tenha gerado a postagem.
Não tem certeza de quais podem ser essas perguntas comuns?
Algumas investigações de SEO podem ajudar. Encontre uma pergunta e pergunte ao Google. Se você vir a caixa “as pessoas também perguntaram”, preste atenção a esses resultados.
Você pode gerar uma lista bastante longa de tópicos de blog em potencial apenas investigando essas questões.
Claro, para uma ajuda mais profunda ou mais envolvente, considere consultar um profissional de SEO ou uma agência de experiência de conteúdo.
Eles podem ajudar você a criar uma abordagem mais estratégica para o seu calendário editorial — incluindo um foco mais específico na composição de postagens de blog.
Quais práticas devem ser adotadas para a criação de posts de blog compostos?
Além das estratégias destacadas acima, siga algumas práticas recomendadas para continuar a aumentar as chances de um post de blog se tornar composto. Acompanhe!
Preste atenção aos títulos dos posts de blog
O título do post do seu blog precisa revelar que a publicação em si contém todas as coisas discutidas acima.
Se for altamente técnico, muito longo ou restrito, os leitores têm menos probabilidade de clicar — mesmo se o conteúdo for altamente valioso.
Então, mantenha os títulos dos seus posts de blog amplos, focados em questões comuns relacionadas ao seu setor e evite tópicos urgentes ou excessivamente técnicos.
Fique no seu quadrado, mas tenha confiança dentro dele
Existem tantas perguntas sendo feitas online, mas você não pode — e não deve — tentar responder a todas elas.
Atente-se às coisas que sua empresa conhece bem. Nem todo post precisa estar diretamente relacionado a algo que você oferece ou vende, mas muitos deveriam.
Pense nas perguntas que você e sua equipe respondem regularmente para clientes regulares e potenciais na vida real.
Se você puder esclarecer as coisas sobre as quais as pessoas não têm certeza em seu setor, faça isso. Você construirá confiança e autoridade e atrairá visitantes adicionais no processo.
Use uma ferramenta de gestão focada em conteúdo
Conforme você continua aumentando seus esforços de marketing de conteúdo e blog, é fácil para o conteúdo sair de controle.
Sem a ferramenta certa para manter todos os seus ativos e atribuições organizados, você acaba trabalhando sem rumo.
Uma plataforma que pode ajudar você é o Studio.
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Converta postagens antigas
Algumas publicações compostas podem parar de funcionar com o tempo.
Normalmente, há um motivo e, às vezes, você pode consertá-la.
Revisite as postagens mais antigas que tiveram um bom desempenho por um tempo e atualize-as se puder. Tire o pó do conteúdo que agora parece desatualizado ou adicione referências a modelos e dispositivos mais novos à postagem.
Fazer isso é muito mais fácil do que criar uma nova postagem de blog composta, e você deverá ver um interesse renovado na postagem atualizada.
Conclusão: criar mais blog posts compostos deve ser sua meta
Fazer isso pode ser desafiador e nunca é garantido.
Mas, ao implementar as estratégias corretas, você pode aumentar muito as chances de uma postagem ganhar um poder real de permanência.
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