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Por que um CRM como a HubSpot está investindo em criadores de conteúdo?
5 de abril de 2022

A Hubspot, plataforma de automação de marketing e vendas, anunciou o lançamento da Hubspot Creators, um novo programa para investir e apoiar criadores de conteúdo emergentes.

Iniciando com podcasts, o programa será lançado com uma coorte inicial de oito criadores de conteúdo. Eles produzirão conteúdos do zero e receberão recursos para expandir suas marcas, suporte operacional, além de um pagamento mensal que aumenta junto com o sucesso do criador.

Mas por que uma plataforma SaaS estaria tão dedicada a investir em um programa de criadores de conteúdo? Qual seria a estratégia por trás disso?

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Entendendo o comportamento do consumidor

Primeiramente, precisamos nos lembrar que o Marketing é feito para pessoas, e pessoas mudam constantemente.

Elas mudam seus gostos, hábitos, preferências e é preciso sempre entender essas transformações e se ajustar a elas.

Parece bobeira, mas é bastante comum vermos marcas que ainda não entenderam que suas estratégias precisam mudar constantemente à medida que o comportamento muda.

Agora, quero passar para você dados extremamente valiosos sobre o comportamento do novo consumidor. Vamos lá?

A confiança do consumidor em criadores de conteúdo

Um estudo realizado pela Olapic e Cite Research revela um crescimento da desconfiança dos consumidores em relação às marcas.

Dada a grande quantidade de notícias falsas sendo compartilhadas pela internet, esses compradores estão cada vez mais propensos a confiar em postagens de pessoas reais do que em recomendações feitas pelas próprias marcas.

Mudanças nas formas de consumir conteúdos

Você sabia que 75% das crianças da nova geração sonham em se tornar Youtubers? Pois é, esses são apenas reflexos das grandes mudanças de comportamento do consumidor atual.

Os novos celulares, SmartTVs e laptops trouxeram novas possibilidades de se consumir conteúdos pela internet. Além disso, o número de criadores de conteúdo vem crescendo cada vez mais em plataformas como Youtube, Spotify, Twitch, Instagram, entre outras.

Com o grande número de pessoas consumindo tais conteúdos, é extremamente importante que as marcas se adaptem a esses novos canais dentro de suas estratégias de marketing.

Podcast estão superando as mídias tradicionais

Poder ouvir (ou assistir) o que quiser e quando quiser é uma tendência da nova geração. Isso tem levado diversas pessoas a migrar das grandes mídias para as plataformas digitais.

Nesse mundo de possibilidades, os podcasts têm ganhado posições de destaque.

Pesquisas mostram que o número de podcasts em todo o mundo já superou a marca de 2 milhões e esse valor não para de crescer! Essas mesmas pesquisas indicam que 24% da população americana ouve podcasts semanalmente.

Estudos realizados pela Claritas sugerem que os podcasts aumentam entre 24% e 79% o reconhecimento de marca. Isso representa até 30 vezes as taxas de canais como a TV tradicional.

Dados como esses, tem levado diversas marcas a investirem cada vez mais nesse canal, tanto em patrocínio quanto em incentivo, para a criação de novos influenciadores e criadores de conteúdo.

Qual seria a estratégia da Hubspot com seu Creators Program?

Um estudo realizado pela RealEyes sobre o TikTok revelou que criadores de conteúdo com uma média de 540.000 seguidores recebem maiores níveis de atenção em comparação com influenciadores com mais de 50 milhões.

Ao investir em criadores ainda não descobertos, a Hubspot faz uma aposta bastante promissora. Além disso, sua estratégia está perfeitamente alinhada com as novas tendências e comportamentos dos consumidores na internet.

Marcas precisam estar presentes na vida dos consumidores e produzir conteúdos que inspiram e educam sua audiência. E isso é algo que diversas empresas de tecnologia tem falhado em suas estratégias de marketing.

Muitas dessas empresas insistem em falar apenas sobre seus produtos e suas vantagens. Assim como não procuram atualizar suas estratégias de acordo com as mudanças dos hábitos de consumo da sua persona.

A Hubspot entende que suas estratégias precisam estar alinhadas ao comportamento da nova geração. Seu investimento em criadores de conteúdo é um exemplo claro disso.

A plataforma já havia acertado em cheio na aquisição da newsletter The Hustle e agora expande seus canais para outra grande tendência: os podcasts.

O que os profissionais de marketing e marcas precisam entender com isso?

Como disse anteriormente neste artigo, o marketing é feito para pessoas. E entender que a estratégia que funciona hoje pode não funcionar amanhã é compreender que o comportamento das pessoas muda com o passar do tempo.

Entenda quem é o seu público, o que ele consome, onde ele está e adapte sua estratégia conforme essas transformações acontecem.

A consistência é uma das principais chaves para o sucesso de uma estratégia de marketing, porém “fazer mais do mesmo” pode ser a pior decisão de um negócio.

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