Se algo está em alta, o Instagram encontra uma maneira de trazê-lo para a plataforma. Todos nós conhecemos essa tática, então era uma questão de tempo para ver como a tendência digital mais popular daria o ar da graça ao canal social da Meta.
Após o anúncio do mês passado de alterar seu algoritmo de classificação para beneficiar o conteúdo original, o chefe do Instagram, Adam Mosseri, anunciou um novo passo na valorização dos criadores de conteúdo no Instagram. Ele disse que a plataforma está começando a testar maneiras de os usuários compartilharem NFTs que eles fizeram ou compraram em seus canais.
Os testes já começaram com apenas um grupo de usuários dos EUA conseguindo exibir NFTs em seu feed, stories e mensagens. Vamos analisar isso neste artigo.
Poder descentralizado em uma plataforma centralizada
De acordo com Mosseri, “é um número limitado de pessoas para começar, e há muito mais funcionalidades que precisaremos construir ao longo do tempo, mas queríamos começar pequeno e aprender mais com a comunidade”.
Mas as tecnologias NFTs e Blockchain têm tudo a ver com distribuição de confiança e poder. Então, como o Instagram, uma plataforma centralizada que faz parte de uma empresa que não está em boas condições de confiança com seus usuários, pode eliminar a tensão entre esses aspectos fundamentais?
Mosseri disse que uma das razões pelas quais eles estão começando com pequenos testes é que eles estão trabalhando nisso. Em suas palavras: “Queremos ter certeza de que descobrimos como adotar esses princípios de confiança distribuída e poder distribuído, apesar do fato de sermos, sim, uma plataforma centralizada”.
A princípio, blockchains suportados para exibir NFT na plataforma são Ethereum e Polygon, e as carteiras de terceiros compatíveis para uso são Rainbow, MetaMask e Trust Wallet.
Embora o Instagram não seja a primeira plataforma social a oferecer suporte a NFTs (já que o Twitter adicionou NFTs à linha do tempo como fotos de perfil em forma de hexágono), sabemos o quão poderosa é a própria marca. Portanto, trazer a tecnologia para a plataforma pode fazer muito para esse nicho de criadores, que pode ser um divisor de águas para a economia dos criadores, e transformar as NFTs em um tipo de conteúdo popular depois de crescer mais de 11.000% no ano passado.
Que tipo de mudanças podemos esperar na plataforma e no cenário geral?
O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, anunciou que em breve o recurso estará disponível no Facebook, e também que a empresa está trabalhando com realidade aumentada para dar vida aos NFTs 3D.
Aparentemente, a criação de conteúdo está alcançando outro patamar e gerando grandes oportunidades para os criadores. E, já que estamos falando de retenção de usuários, podemos esperar recursos semelhantes para os outros canais, como TikTok e YouTube, pois todos parecem estar competindo pelos mesmos recursos e público.
Se sua marca planeja entrar no universo NFT, os resultados desse teste fechado podem conduzir diretamente sua estratégia em um futuro próximo. Se você quer inspiração sobre como começar, recomendo nosso artigo mostrando como as marcas estão construindo suas estratégias de NFT.
The post NFTs estão chegando no Instagram e isso é uma ótima oportunidade para criadores de conteúdo appeared first on Rock Content – BR.
Fonte do artigo:
Rock Content – BR
Leia o artigo original clicando no link abaixo: