Podcasts são os fenômenos de conteúdo dos últimos anos. De acordo com o Podcast Insights, 24% da população (pelo menos 68 milhões de pessoas) ouvem diferentes podcasts semanalmente.
E mesmo que o Spotify e a Apple tenham uma grande fatia desse bolo, é o YouTube que concentra a maior parcela de ouvintes — então não é uma surpresa que a plataforma esteja lançando uma homepage totalmente dedicada a podcasts.
Mas espere, o YouTube não está sozinho: o Twitter também vem se movimentando para dar mais espaço para esse tipo de conteúdo no seu app.
Deixe-me explicar em detalhes como essas atualizações recentes vão se desenrolar (e, mais importante: quais são as novas oportunidades para nós — profissionais de Marketing, marcas e criadores). Vamos começar?
Sim, os podcasts são um fenômeno. Mas essa é uma indústria saturada?
Muitos profissionais de podcast concordam que o setor pode ser considerado saturado. Afinal, um monte de conteúdo novo é carregado a cada hora em todos os tipos de plataformas de streaming e áudio, e é difícil para os usuários acompanharem os podcasts já estabelecidos. A maioria dos ouvintes se apega aos seus criadores favoritos, tornando difícil identificar novos públicos-alvo.
Com todos esses obstáculos, como novos podcasters e profissionais de Marketing podem encontrar sua oportunidade de sucesso?
É exatamente aí que entram os novos recursos do YouTube e do Twitter.
A homepage do YouTube para podcasts
O YouTube é a maior plataforma em termos de podcasting, com 24,2% dos ouvintes, com o Spotify em segundo lugar com 23,8% e a Apple em terceiro, com 16%.
Sua nova página (no momento, disponível apenas nos EUA) é feita para que os ouvintes explorem o conteúdo de forma mais fácil (e podcasters possam ser facilmente encontrados). O usuário pode explorar novos e populares episódios de podcast, programas e criadores, além de conteúdos recomendados.
Isso é algo particularmente interessante, especialmente porque o algoritmo do Spotify não permite realmente crescer e atingir grandes audiências sem a ajuda de outras plataformas de rede social, como Facebook, Instagram, Twitter e — veja só — o próprio YouTube.
O YouTube faz exatamente o contrário, dando visibilidade aos criadores de acordo com o interesse de um tema para um determinado público, possibilitando um alcance mais fácil do seu público-alvo.
A gigante do vídeo também contratou um novo executivo de Podcast, Kai Chuk, reforçando como a empresa busca liderar o setor e entregar mais valor para seus 2 bilhões de usuários do YouTube Music (50 milhões deles sendo usuários pagantes em 2021). Essas ferramentas vão facilitar que os ouvintes encontrem conteúdo para consumir.
Mas é claro… eles não estão sozinhos. Em questão de dias após o lançamento da homepage do podcast nos EUA, o Twitter respondeu com uma guia de áudio no aplicativo, que destaca esse formato de conteúdo.
A tela de podcasts integrados do Twitter
Pesquisas recentes no Twitter indicam que 45% das pessoas que usam o canal social do pássaro azul nos EUA ouvem podcasts mensalmente. Por isso, faz sentido que a plataforma encontre novas formas de explorar melhor esse tipo de conteúdo.
Na semana passada, o Twitter lançou uma nova tela integrada de podcasts na guia “Spaces” (na verdade, eles até a renomearam como guia “Audio”). Essa nova aba vai destacar podcasts, conteúdos pré-gravados e ao vivo em uma única tela, separados em tópicos específicos.
Nas próprias palavras do Twitter:
“Os fãs adoram ver quando seus podcasts favoritos estão lançando uma nova temporada, fazendo uma turnê ou recomendando um colega podcast como sugestão para se ouvir em seguida. Podcasters promissores e estabelecidos estão usando o Twitter para ajudar a expandir e informar seu público.”
Novas ferramentas e conteúdo de áudio muito além dos podcasts
É importante mencionar que o podcasting é apenas uma das várias maneiras de trabalhar com conteúdo de áudio — e as plataformas de streaming estão percebendo isso.
Enquanto novas ferramentas estão sendo testadas pelo YouTube e Twitter para ampliar o alcance dos podcasts, o Spotify vem investindo em audiolivros, buscando fazer frente ao crescimento exponencial da indústria com um aumento colossal de 60% do consumo entre os jovens americanos (entre 13 e 45), e até mesmo abraçando o vídeo e os jogos.
Então, quem ganha essa batalha? A resposta somos nós: ouvintes, marcas e criadores.
Todos esses novos recursos podem ser uma ótima oportunidade para novos criadores e profissionais de Marketing que desejam atingir seu público-alvo sem precisar lutar com os gigantes do Podcasting.
A geração mais jovem está mudando seu comportamento de busca para plataformas de informações rápidas como o TikTok, que é exatamente o oposto de um podcast. Mas o YouTube também pensou nisso e planeja lançar uma ferramenta de áudio, em que os criadores poderão fazer integrações e alcançar um novo público.
As novas homepages de podcasting também seriam de grande interesse para os novos criadores, pois permitem mais visibilidade para as pessoas que buscam podcasts, potencializando o alcance e o crescimento da audiência, tornando os podcasters menores visíveis para o grande público.
Para finalizar, a indústria de podcast é um investimento muito diversificado e interessante para aspirantes a criadores, e seu crescimento exponencial apenas expõe as infinitas possibilidades que podem ser exploradas nela. O novo mundo do podcasting provou ser o futuro para todos os públicos e as novas ferramentas lançadas são a prova das oportunidades que estão por vir — e você não quer ficar de fora dessa, certo?
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