Quem sou eu para julgar os fandoms de princesas e super-heróis vibrando com essa notícia, enquanto eu mesmo escrevo este artigo vestindo um roupão de Star Wars? Como se não bastasse toda a esfera fanática que gira em torno da marca, agora a Disney está investindo em um programa de membresia ao estilo do Amazon Prime.
Como assim, uma das marcas mais amadas do mundo vai oferecer descontos e vantagens exclusivas para buscar mais fidelidade? De acordo com o The Wall Street Journal, “Disney Prime” é o apelido dado pelos executivos (e agora pelo mercado).
Bom, é claro que há um planejamento de vendas por trás de programas de assinaturas. E para entendermos melhor os seus benefícios, a Rock Content me convidou para olhar o que está por trás dessa estratégia da Disney.
Vem comigo conferir porque empresas como Amazon e Disney oferecem promoções aos seus clientes mais fiéis!
Benefícios de um programa de assinatura
A pergunta aqui é: o que a Disney ganharia com isso? Afinal a empresa possui os filmes mais amados do mundo, se tornou líder no streaming esse ano e possui o parque mais visitado do mundo. E não parece contraproducente “comprar a fidelidade de fiéis”?
Bem, eis algumas das vantagens diretas de programas de assinatura:
Fidelizar a base de clientesAumentar a base de consumidores fiéisGerar um maior fluxo de caixaColetar um maior número de dados sobre o hábito do seu consumidor
Vamos olhar para esses benefícios através de um exemplo? Conheça o Rockério!
Rockério assina Disney+ e é um colecionador da Marvel. Assim que a nossa persona descobre e assina o “Disney Prime”, ela percebe brinquedos mais baratos e outras promoções, como ingressos, resorts, etc. Agora ao invés de comprar um brinquedo por mês, ele compra dois e ainda um terceiro pra presente, camisetas para os filhos e planeja uma viagem para Orlando. Enfim, você pegou a ideia…
Além disso, há outra vantagem de ouro por trás disso: como Rockério se inscreveu e deu à Disney muitas informações de dados enquanto interage com o conteúdo e as ofertas da Disney, a empresa de Mickey Mouse começa a ser mais assertiva. Além disso, a Disney passa a entender que Rockério tem filhos e pode oferecer materiais escolares do Homem de Ferro nos seus anúncios.
Dependendo da quantidade do consumo de Rockério, a Disney passa a não só gerar mais fluxo de caixa do que antes, como a lucrar em volume de vendas.
Então, o que podemos aprender com a Disney?
A Disney vem nos ensinando a fazer negócios desde 1923 e não seria diferente agora. Aliás, a fidelização acontece desde os tempos de Walt e Roy, quando o atendimento e o encantamento eram os principais fatores do sucesso da empresa.
Então, eu olho para um possível programa de assinatura da Disney com um olhar otimista.
Afinal, hoje, como o maior conglomerado de mídia e com o maior serviço de streaming do planeta, a companhia (e outros vários exemplos) mostra que a sua empresa deve perseguir o crescimento, ou será engolida.
Olhar para a concorrência é sinal de humildade! Seja inteligente na hora de analisar o mercado, aprenda com os seus competidores e não tenha medo de criar.
Quer continuar atualizado com as melhores práticas de Marketing? Então se inscreva na The Beat, o boletim interativo da Rock Content. Lá, você encontrará todas as tendências que importam no cenário do Marketing Digital. Vejo você lá!
The post Programa de assinatura da Disney? A estratégia por trás do ‘Disney Prime’ appeared first on Rock Content – BR.
Fonte do artigo:
Rock Content – BR
Leia o artigo original clicando no link abaixo: