Amado por uns, odiado por outros, o fato é que o Gutenberg se tornou a nova cara do editor de textos do WordPress. Quando foi lançado como recurso padrão, em 2018, o editor recebeu uma avalanche de críticas de blogueiros habituados com a versão clássica.
A recepção foi ruim se deu não apenas devido à mudança brusca na experiência de criação de posts, mas também em razão de pequenas falhas e limitações irritantes, típicas de uma ferramenta inédita.
Nada disso, porém, fez os desenvolvedores do WordPress voltarem atrás. Mesmo com a grande debandada de usuários que retornaram para o editor clássico, o projeto se manteve firme e, desde seu lançamento, recebe melhorias para minimizar as críticas e os problemas.
A atualização mais recente é a 14.2, cujas principais novidades focam justamente na experiência do usuário. Será que agora o Gutenberg finalmente cai no gosto dos blogueiros WordPress? É o que discutimos nos tópicos a seguir!
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
Não se preocupe, não fazemos spam.
O que é o projeto Gutenberg no WordPress?
O Gutenberg chegou no WordPress 5.0, versão lançada em dezembro de 2018. Sendo assim, quem está com o CMS atualizado não precisa instalar o Gutenberg, pois ele já é um recurso nativo.
A principal proposta do novo editor é modernizar a experiência de edição de posts, incorporando funcionalidades já consolidadas em outras plataformas de criação de sites, como a inserção de elementos em blocos e a funcionalidade de arrastar e soltar.
Por ser uma ferramenta nova, quase todos os plugins que se comunicavam com a edição de texto do WordPress precisaram ser atualizados. Como era de esperar, vários problemas foram relatados nas funções de diversos complementos, além de instabilidades dentro do próprio editor.
Com o passar do anos e com o trabalho imparável da comunidade de desenvolvedores do projeto, porém, os desafios foram sendo contornados aos poucos, embora com alguns percalços.
Um exemplo foi a não entrega do recurso Navigation Screen no Gutenberg 9.1, lançado dentro do WordPress 5.6, que acabou ficando para a versão seguinte.
Entre as ambições dos desenvolvedores, sem dúvida uma das mais cobiçadas é a aguardada versão estável do editor para dispositivos móveis.
Entretanto, assim como as demais funcionalidades do aplicativo oficial do WordPress, ainda há um longo caminho pela frente até que uma boa experiência em dispositivos móveis seja possível.
O que há de novo no Gutenberg 14.2?
A aceitação do Gutenberg no WordPress ainda não é das melhores. A ferramenta, atualmente, tem nota 2.1 de 5 na biblioteca de plugins do CMS, mas seus criadores estão dispostos a mudar esse cenário com atualizações cada vez mais direcionadas à experiência do usuário.
As últimas versões do editor já demonstram que ele está muito mais estável e “amadurecido”. A mais recente delas, o Gutenberg 14.2, lançada no último mês de setembro, promete reforçar essa impressão e apresentar um editor mais polido, fluido e inteligente.
A seguir, listamos as principais novidades da nova versão.
Correção de bugs e problemas de desempenho
Como em qualquer atualização, o Gutenberg 14.2 traz uma série de correções de bugs e falhas das versões anteriores, incluindo ajustes em uma funcionalidade recente, o Enhanced List Block (bloco de lista aprimorado).
Este recurso foi introduzido em agosto deste ano e apresentava problemas quando listas eram aninhadas entre si. Basicamente, o bloco era renderizado novamente a cada nova lista inserida. Com a correção do erro, porém, houve uma melhora significativa no carregamento inicial do editor.
Novas opções de customização no bloco de calendário
Agora é possível alternar o plano de fundo, o link e a cor do do texto nos calendários do Gutenberg, que também passaram a pré-carregar os estilos globais definidos pelo tema ou pelo usuário.
Fonte: WordPress.org
Banners e Rodapés
O Gutenberg 14.2 também traz novas categorias de padrões de bloco, os Rodapés (Footers) e os “Banners”, que são elementos visuais distintos que podem ser usados para estruturar melhor o conteúdo das páginas.
Fonte: WordPress.org
Preenchimento automático de links
Uma novidade muito interessante da nova versão é o atalho “[[“ (sem aspas) que abre, automaticamente, uma lista de links do seu conteúdo para você inserir rapidamente.
Fonte: WordPress.org
Espaçamento entre letras de títulos
Agora também é possível ajustar o espaçamento entre as letras do título no editor nas configurações de estilo globais (Global Styles). Isso confere maior liberdade ao usuário na escolha de fontes.
Vídeo embed: https://make.wordpress.org/core/files/2022/09/letter-spacing-1.mp4
Fonte: WordPress.org
Melhorias no fluxo de escrita
O Gutenberg 14.23 também trouxe melhorias para a experiência de produção de conteúdo dentro do editor:
a animação executada na inclusão de uma nova linha é mais natural e agradável;a seleção de diferentes blocos está mais consistente e sem trancos;e o menu de inserção de blocos agora fica oculto quando o usuário está digitando. Fonte: WordPress.org
Como utilizar o editor de blocos do Gutenberg? (Guia rápido)
Para quem deixou de usar o Gutenberg ou precisa dar uma refrescada no uso de suas principais funções, preparamos um guia rápido para utilizar o editor.
Lembrando que se você está usando algum plugin que desabilita a ferramenta, será preciso desativá-lo para ativar o Gutenberg novamente.
Aprenda a usar as principais funcionalidades do editor!
Adicionei, edite, mova e remova blocos
A grande mudança de paradigma do Gutenberg em relação ao editor clássico é que, nele, a edição do conteúdo é feita em blocos. A experiência é parecida com a de editores famosos, como o do Wix e do Elementor.
Você só precisa arrastar o mouse até o botão Mais (+) ou digitar “/” (sem aspas) para que a lista de blocos apareça.
Esse pequeno menu contém um resumo com os blocos mais relevantes ou os últimos que você utilizou. Para ter acesso a todas as opções, você pode clicar em “Navegar por todos” ou clicar em “+” no menu superior.
Abra, navegue ou oculte os menus
O Gutenberg disponibiliza vários menus para você navegar e configurar a sua página, além do menu de blocos. O lateral direito — que você pode abrir ou fechar clicando na engrenagem do menu superior — apresenta configurações gerais do post em um aba (como modelo, link permanente, categoria e imagem destacada) e configurações do bloco selecionado em outra (como fundo, cor do texto e tamanho da fonte).
Há também a visualização em lista para facilitar a navegação pelos blocos, muito útil na edição de posts extensos. Para abrir, basta clicar no ícone da lista no menu superior.
Customize títulos e parágrafos
Repousando o mouse sobre um título ou dando um clique com o botão direito, um menu surgirá com várias opções de edição de texto, como title tags para SEO (H1, H2, H3 etc.), negrito, itálico, links, entre outros.
Para mais opções, basta acessar a aba Bloco no menu lateral. Nela, você pode mudar a cor do texto, do fundo do bloco, mudar o tamanho das letras e adicionar regras de aparência.
Utilize modelos prontos para criar páginas e posts
O Gutenberg também oferece alguns templates para você usar no editor, que podem variar conforme o tema utilizado. Para acessá-los, basta clicar no Mais (+) no menu superior e selecionar a aba “Padrões”.
Ao selecionar um modelo, ele será adicionado por completo logo abaixo da linha selecionada no texto. Depois é só editar os textos e imagens.
Arraste os blocos livremente
Para mudar um bloco de lugar, você pode usar as setas dentro do menu de edição rápida — lembrando que agora ele desaparece quando você está digitando.
Você também pode copiar e colar blocos inteiros, ou selecionar trechos de parágrafos e títulos.
Retorne, avance, crie rascunhos, visualize ou publique
No menu superior, você pode usar as setinhas para desfazer edições ou retorná-las, tal como em editores de texto tradicionais. No canto direito, você tem as opções Salvar Rascunho, Visualizar (em computador, tablet ou mobile) e Publicar.
É claro que o editor tem muito mais funções, ainda mais agora com os incrementos do Gutenberg 14.2, mas isso demandaria um post à parte. O ideal é explorá-lo sem medo, descobrindo suas funções enquanto o utiliza no dia a dia.
Quais são os prós e os contras do Gutenberg?
Que o Gutenberg divide opiniões, isso não é novidade. Entretanto, não podemos ser injustos com a ferramenta, que é sim de altíssima qualidade e confere um tom de modernidade ao WordPress.
De maneira geral, podemos destacar como pontos positivos:
edição mais fluída e com menor rigidez;visual e funcionalidades mais próximos das tendências atuais;muitos recursos embutidos, o que fazer requerer menos complementos;nenhuma necessidade de inserir ou editar códigos.
Em relação aos seus pontos negativos, podemos destacar:
a curva de aprendizado, que acaba sendo um pouco mais longa para usuários habituados com editores de texto clássicos;e alguns problemas de compatibilidade com temas e plugins que não foram totalmente corrigidos.
Como aproveitar o melhor do Gutenberg utilizando plugins?
Você também pode usar plugins para aumentar as possibilidades do Gutenberg. Esses complementos, basicamente, adicionam novos blocos ao editor.
Confira algumas opções interessantes.
CoBlocks
Esse pacote contém blocos de layout e conteúdo com linhas e colunas redimensionáveis. Entre as opções de conteúdo, encontramos cartões de mídia, tabelas de preço, perfil de autor e muito mais.
Block Gallery
Esse pacote traz novas opções de galeria para permitir a adição e a edição de imagens nos posts de uma maneira mais dinâmica, fluida e criativa.
Atomic Blocks
Os blocos deste plugin são focados em utilitários, como preços, depoimentos de clientes, CTA, ícones de compartilhamento, entre outros recursos que interessam, especialmente, prestadores de serviço e e-commerces.
Kadence Blocks
Por último, temos o Kadence Blocks que traz opções de layout exclusivas. Além de disponibilizar novos tipos de blocos, ele também adiciona novos modelos de linhas e colunas.
Como você vê, o Gutenberg 14.2 deixa claro que a equipe do WordPress continua se empenhando para tornar o seu atual editor uma ferramenta cada vez melhor e querida por seus usuários.
Ainda há muito a ser aprimorado no serviço, mas as recentes melhorias certamente contribuirão bastante para o dia a dia dos blogueiros e webmasters.
Mesmo com os novos recursos, ainda não conseguiu se habituar ao Gutenberg? Não se preocupe, é só acessar o nosso passo a passo para voltar o seu site para o editor clássico!
The post Chegou o Gutenberg 14.2 no WordPress! Saiba tudo sobre o editor. appeared first on Rock Content – BR.
Fonte do artigo:
Rock Content – BR
Leia o artigo original clicando no link abaixo: