Se você é um profissional de Marketing, tenho certeza de que ouviu muito sobre como todas as plataformas de rede social estão copiando os recursos do TikTok ultimamente — e como aparentemente todo negócio de tecnologia deve ter algum tipo de conteúdo no estilo do TikTok.
O Instagram, por exemplo, está priorizando cada vez mais o formato de vídeo com Reels, muito parecido com o feed do TikTok. O YouTube não queria ficar para trás e também lançou o YouTube Shorts, com o objetivo de ajudar os criadores de conteúdo a aumentar seu público com vídeos curtos.
Com esses (e muitos outros) exemplos, podemos ver que muitos aplicativos estão se “TikTokificando”, mas e o outro lado? O que o TikTok está fazendo para atrair mais usuários, expandir sua plataforma e se posicionar no mercado? Quando olhamos da sua perspectiva, parece que eles querem ser muito mais do que um aplicativo de danças, vídeos curtos e diversão.
Cada vez mais, a plataforma está investindo pesado em recursos semelhantes a outras empresas e concorrentes para conquistar ainda mais mercados, e parece que podemos esperar um futuro um pouco diferente para ela.
Como será o futuro do TikTok?
Uma das vantagens de ser conhecido “apenas” como a plataforma de vídeo com danças é que isso abre um leque de oportunidades para o TikTok explorar. Além disso, a rede social já gerou dados suficientes sobre o comportamento dos usuários para ajudá-la a identificar tais oportunidades.
Mas, com base em seus movimentos recentes, o que podemos esperar daqui para frente?
1. Buscas
O primeiro movimento que podemos ver está relacionado às ferramentas de busca. De acordo com o Google, quase 40% da Geração Z prefere pesquisar no TikTok e no Instagram em vez da Pesquisa do Google e do Maps. Isso significa que os jovens usam o TikTok para encontrar lugares para comer, por exemplo, em vez do Google.
Pois bem, como a funcionalidade de busca já é uma realidade para os usuários do TikTok, faz todo o sentido o cuidado especial com meios para permitir que os usuários pesquisem o que quiserem. Assim, a plataforma já está testando um novo recurso para identificar palavras-chave nos comentários e vinculá-las aos resultados da pesquisa.
2. E-commerce
Isso pode parecer muito longe dos tutoriais de dança e vídeos curtos aos quais estamos acostumados, mas o TikTok planeja construir seus próprios centros de atendimento de produtos nos EUA, muito semelhantes ao sistema de cadeia de suprimentos da Amazon. Se isso realmente acontecer, podemos ver o TikTok se tornando um player sério no espaço do comércio eletrônico.
Os próximos passos para essa conquista ainda não estão claros, mas a empresa já busca alguém para tirar esse projeto do papel. Recentemente, em um anúncio de uma vaga de emprego no LinkedIn do TikTok, eles escreveram sobre sua missão de ajudar os vendedores a melhorar sua capacidade e eficiência operacionais, fornecer aos compradores uma experiência de compra satisfatória e garantir um crescimento rápido e sustentável do TikTok Shop.
3. Música
O TikTok é conhecido por suas tendências virais, principalmente relacionadas à música. Não por acaso, hoje em dia 63% dos usuários descobrem novas músicas no TikTok antes de qualquer outra plataforma. Como resultado, já podemos ver a empresa dando alguns passos para se tornar também uma plataforma para hospedar as próprias músicas.
No Brasil, Índia e Indonésia, os usuários do TikTok podem contar com o Resso, o crescente site de streaming lançado pela empresa controladora da plataforma. Além disso, o TikTok está conversando com gravadoras para expandir sua atuação na indústria de streaming de música em escala global.
4. Um pouco de inspiração de outras redes sociais
Se todo mundo quer algum tipo de conteúdo com estilo do TikTok, ele também está se inspirando em outras plataformas de rede social — a velha conhecida “via de mão dupla”.
Por exemplo, o TikTok está copiando o Instagram com o “Modo Foto”, um recurso para permitir que os usuários compartilhem várias fotos estáticas — com ou sem música — em uma postagem, juntamente com legendas de até 2.200 caracteres, antes limitadas a 300 caracteres.
Falando em inspiração, o TikTok lançou recentemente um novo recurso chamado TikTok Now, com o objetivo de promover conteúdo em tempo real. Com esta nova versão, os usuários têm avisos diários para compartilhar conteúdo usando as câmeras frontal e traseira. Isso soa familiar para você? Se você pensou em BeReal, acertou! O novo aplicativo do momento também tem sido uma fonte de inspiração recente para o TikTok.
Com todos esses movimentos, uma coisa está ficando clara para nós: os aplicativos de rede social estão começando a ter a mesma aparência. Não apenas no layout, mas também na funcionalidade. Mas vale a pena o TikTok começar a ficar exatamente igual ao Instagram, uma vez que o formato TikTok conquistou tantos corações? Não perderá sua essência dessa forma? Ou é realmente uma decisão muito inteligente e estratégica ter cada vez mais de tudo em uma única plataforma, para entreter seus usuários de todas as formas possíveis?
Honestamente, não temos a resposta agora. Parece uma luta de gigantes, e ainda estamos apenas na plateia, observando cada movimento. Mas não posso negar que estou animada com as possibilidades para o futuro!
Quer continuar atualizado com as melhores práticas de Marketing? Então se inscreva na The Beat, o boletim interativo da Rock Content. Lá, você encontrará todas as tendências que importam no cenário do Marketing Digital. Vejo você lá!
The post Todo mundo quer ser o TikTok, mas o que podemos esperar dele no futuro? appeared first on Rock Content – BR.
Fonte do artigo:
Rock Content – BR
Leia o artigo original clicando no link abaixo: