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Microsoft revela 3 previsões para as tendências de PPC em 2023. Explico cada uma delas
2 de dezembro de 2022

Se você deseja direcionar tráfego para seu site, a Microsoft revelou 3 previsões para categorias de produtos no próximo ano. Temos algumas dicas sobre como — e quando — você pode aproveitar essas tendências!

As 3 categorias de produtos em que a Microsoft está apostando são:

alimentos e produtos alimentícios naturais ou orgânicos;roupa esportiva;alimentação saudável e fitness.

Essas categorias não são nenhuma surpresa se considerarmos que as resoluções de Ano Novo de muitas pessoas se concentram em viver um estilo de vida mais saudável — e o pessoal do Google concorda! Termos de pesquisa como condicionamento físico, exercícios físicos, academia e alimentos saudáveis costumam atingir seu pico no início de janeiro, de acordo com o Google.

Então, os varejistas que desejam aproveitar as intenções de pesquisa devem aumentar as campanhas para capturar esse interesse.

Neste artigo, destacaremos as 3 categorias de produtos que são tendências, os principais termos de pesquisa respectivos, assim como os períodos de pico e as estratégias para aumentar as taxas de conversão.

Alimentos naturais ou orgânicos

Seguem alguns dos principais termos de pesquisa:

receitas saudáveis;nutrição;cozinha vegetariana;alimentos naturais;alimentos orgânicos.

Como era de se esperar, quase todas palavras relacionadas com “dieta” aparecem como termos de pesquisa fortes, juntamente com produtos específicos e opções de receitas para salada, espinafre, couve-flor e quinoa.

Período

É esperado que cliques atinjam o pico na semana de 14 de janeiro, com níveis 20% acima do normal.

Estratégia

A Microsoft recomenda que você use públicos-alvo dentro do seu mercado para segmentar usuários que buscam opções de alimentos saudáveis ou nutritivos. Outra dica é garantir que você tenha orçamento suficiente, para evitar que sua campanha acabe antes do período relevante.

O mês de janeiro também corresponde ao pico de pessoas procurando receitas para air fryer, como alternativa saudável às frituras. Assim, considere segmentar consumidores que receberam fritadeiras como presente de Natal, apresentando tutoriais ou vídeos com instruções.

Roupa esportiva

Alguns dos principais termos de pesquisa incluem:

roupa esportiva;roupa para atividade física;lojas de roupas esportivas;roupas esportivas de marca;roupa de atleta.

Esses termos de pesquisa de cauda curta são mais amplos e ajudam a direcionar o tráfego para sua loja online. Mas você também pode querer destacar palavras-chave de cauda longa, que se concentram em linhas de produtos específicas. Termos como roupas esportivas da Nike, roupas de golfe, roupas de esqui, e outros trajes específicos de esportes, também chamam a atenção.

Período

As pesquisas por roupas esportivas começam a aumentar ao longo de dezembro e continuam em janeiro. De acordo com a análise de padrões de pesquisa da Microsoft, as semanas de 26 de novembro e 3 de dezembro representam os picos mais altos. No entanto, o tráfego continua alto em janeiro.

Estratégia

A Microsoft recomenda o uso campanhas de Shopping para destacar produtos de vestuário esportivo e fitness, começando antes das compras de fim de ano e indo até meados de janeiro para produtos específicos. Um investimento maior em campanhas PPC nesse período pode direcionar tráfego adicional para seu e-commerce ou o site da sua loja.

Você também deve considerar uma demanda maior impulsionada pelos grandes eventos esportivos. Pessoas que praticam esporte geralmente procuram equipamentos e roupas esportivas, podendo se interessar por artigos vinculados às grandes competições de futebol e outras modalidades. O mix de produtos pode mudar durante o ano, em especial devido às mudanças de estação.

Alimentação saudável e fitness

Veja alguns dos principais termos de pesquisa:

academia;esporte;musculação;exercícios físicos;como perder peso.

Como você pode ver, há muitos cruzamentos entre essas três categorias, pois todas fazem parte de um estilo de vida mais saudável. Em alguns casos, pode fazer sentido combinar os principais termos de pesquisa para abranger vários interesses do consumidor.

Período

Embora o interesse por fitness e nutrição seja maior no início do ano, a Microsoft Advertising observa que essa categoria tem alguns picos. Com base nos dados de 2021, a Microsoft diz que as pesquisas por termos de condicionamento físico e nutrição aumentarão em janeiro, maio, julho e outubro.

Estratégia

Você pode programar suas campanhas de PPC para aproveitar esses picos nesses 4 meses. Mas, como o interesse é contínuo ao longo do ano, a melhor estratégia pode ser apostar em uma presença consistente ao longo do ano, com um aumento do investimento nos picos.

Conclusão

Se alguma dessas categorias se adequar ao seu modelo de negócios, você terá uma oportunidade única de alavancar seus resultados com base na intenção de busca dos usuários nesses períodos-chave.

Além disso, é importante considerar que, durante esses picos, é provável que seus concorrentes também façam mais publicidade. Isso porque muitos desses itens são commodities ou estão disponíveis em vários lugares. Por isso, considere oferecer descontos ou outros incentivos durante esses períodos de pico para separar sua oferta do concorrente.

Inclusive, na maioria dos casos você tem pouco tempo para capturar um lead e convertê-lo. Assim, os descontos devem ser significativos, de modo que chamem a atenção e despertem o senso de urgência.

Mesmo que a melhor estratégia seja sempre ter uma presença regular, adicionar investimento nesses períodos de pico é uma abordagem inteligente para atrair mais interesse. Afinal, é preciso aproveitar o máximo possível quando o mercado está em alta.

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