Recentemente, o Yandex, mecanismo de busca russo construído como um “clone” do Google por seus ex-funcionários, sofreu um vazamento de dados onde foram revelados 1922 fatores de ranqueamento.
Ainda que também tenham muitas diferenças, os resultados do Google e do Yandex tem uma similaridade nos resultados de 70%.
Para profissionais de SEO, é um grande acontecimento, já que para entender como de fato alguns algoritmos funcionam vai muito além de uma informação básica como “façam conteúdos humanizados”. Sabemos que vai muito além disso, e entender como alguns desses fatores de fato funcionam, pode fazer toda a diferença em nosso dia a dia.
Ainda que os dois mecanismos de busca sejam similares nos resultados, eles são bem diferentes em relação aos fatores de classificação nas buscas. Se um fator no Yandex é “x”, no Google pode ser “y”. Então, cuidado com o uso dessas informações! Veja quais de fato podem ser úteis no seu dia a dia de trabalho e utilize ao seu favor.
Fatores de ranqueamento do Yandex
É possível ver todos os fatores de classificação do Yandex aqui. Sugiro que baixem esse arquivo, já que normalmente é dito que o Yandex pode tirar essas informações do ar. Apesar de serem 1.922 fatores, 244 foram categorizados como “não utilizados” e não são mais considerados pelo mecanismo. Além disso, 988 estão obsoletos. Portanto, 64% do documento não é utilizado de fato, mas não deixa de ter uma grande importância.
Além do conhecimento de SEO, é necessário conhecimento em códigos de programação para entender o documento de maneira mais aprofundada. No entanto, separei aqui alguns que podem ser interessantes:
Ranking da página: O PageRank é o primeiro fator de ranqueamento listado no documento. O Yandex utiliza o PageRank como um fator de classificação e, considerando como muitas táticas do “Google” funcionam, pode-se presumir que o Yandex PageRank funciona da mesma forma que o do Google.
Relevância do texto: Outro ponto importante e próximo ao Google é a relevância do conteúdo. O quão aquele conteúdo pode ser relevante para o usuário? É útil?
Construção de URL: Os links são bem importantes no Yandex e isso está listado em mais de 130 fatores do mecanismo de busca. A URL deve conter relação semântica com a consulta do usuário, e além disso, e o uso de números no link pode ser negativo. Esses são apenas dois exemplos.
Alguns dos fatores de classificação diferentes do que estamos acostumados a ver são:
número de visitantes únicosporcentagem de tráfego orgânicoclassificação média de domínio nas consultas
Para quem sabe inglês (e se não, pode usar a tradução do Twitter), Alex Buraks fez duas threads sobre esses e outros fatores de ranqueamento. Vale a pena dar uma olhada!
O que você achou? Acredita que é possível termos mais novidades em relação ao Yandex que podem fazer diferença? Poderemos ver cada vez mais estudos e notícias sobre isso logo logo. Acredito que não só na inteligência artificial que o Google deve ficar de olho, mas agora tem mais um “problema” no seu radar, já que o Yandex já está dando o que falar.
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