O profissional freelancer tem que lidar com todas as facetas do seu trabalho, não só com o produto ou serviço. E não há melhor exemplo disso do que ter que pensar na comunicação com o público, uma tarefa fundamental, mas cheia de complexidade. Por exemplo, você sabe usar os diferentes tipos de comunicação como parte de sua estratégia?
Mesmo para quem trabalha sozinho, saber se comunicar é indispensável para ter um bom desempenho. Vale a pena tirar algum tempo para aprimorar essa habilidade e entender todas as suas aplicações.
Neste artigo, você verá:
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Acompanhe e veja como usar os diferentes tipos de comunicação!
O que é comunicação?
Comunicação é a transmissão de mensagens e significados entre um emissor (quem transmite a mensagem) e um interlocutor (quem recebe a mensagem). Isso inclui qualquer método usado para estabelecer esse contato, seja com a fala, um gesto, pela escrita, desenhos, movimentos, entre outras coisas.
Uma pessoa com uma boa habilidade de comunicação consegue transmitir e receber informação com mais clareza. Ou seja, ela entende mais facilmente o que os outros tentam comunicar e compreende melhor o que recebe.
Quais são os tipos de comunicação?
O primeiro passo para usar a comunicação de forma efetiva na sua carreira de freelancer é conhecer seus tipos. Existem 4 variações com as quais você vai ter que lidar no dia a dia. Veja abaixo quais são!
Verbal é a comunicação falada, em que você usa palavras para expressar o que pensa e sente. Inclui não só palavras, mas também o tom e intensidade. É a mais usada no dia a dia e a que mais afeta sua relação com os clientes.A não-verbal é a que ocorre sem fala expressa, como a linguagem corporal, e que também pode modificar como a sua linguagem verbal é recebida. Braços cruzados, por exemplo, indicam alguém mais defensivo.A escrita é quando você transforma a linguagem falada em escrita, em e-mails, blogs, anúncios, entre outros espaços. Também tem o benefício de deixar tudo registrado para referências futuras.A comunicação visual é o uso de formas, imagens e movimento no lugar de apenas palavras para se comunicar. Pode-se dizer que é um tipo de comunicação não-verbal, só que mais específica.
Quando e como usar cada tipo de comunicação?
Cada tipo tem suas aplicações, assim como vantagens e desvantagens. Há momentos em que um método é mais eficiente que outro para transmitir a mensagem que você quer, por exemplo. Por isso é importante dominar todos eles e saber quando usá-los.
Confira mais detalhes sobre cada tipo de comunicação, quando usá-los e como aprimorá-los!
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Comunicação verbal
Quando você está cara a cara com alguém, a comunicação verbal é a escolha padrão. No entanto, você pode nem se dar conta de todos os fatores envolvidos em uma simples conversa. Para o freelancer empreendedor, boa comunicação verbal no dia a dia faz toda a diferença em sua produtividade e na sua relação com seus clientes.
Se acha que precisa melhorar sua comunicação verbal, veja aqui algumas dicas.
Demonstre confiança
Pessoas seguras de si tendem a transmitir essa segurança para outras pessoas ao redor, o que também facilita a comunicação. Ao falar, pense no que você quer dizer e acredite nas suas próprias palavras. Se não, o cliente não vai ter motivo para confiar na sua palavra.
Tenha uma escuta ativa
Comunicação verbal não é só falar: também é ouvir. Fazer um esforço para entender o que uma pessoa quer dizer facilita bastante a comunicação. A longo prazo, essa é a maneira mais efetiva de melhorar o seu próprio discurso.
Cuidado com as tangentes
A naturalidade da comunicação verbal é tanto um ponto positivo quanto negativo. Por um lado, você pode se expressar de forma mais fluida, mas precisa tomar cuidado para não perder o rumo da conversa. Especialmente se precisa sair dela com uma decisão.
CNV (Comunicação Não-Violenta): o que é, quais são os seus pilares e como praticarO que é comunicação estratégica e por que ela é importante nas empresas
Comunicação não-verbal
Esse é um dos tipos de comunicação mais importantes, mesmo que você não note. Muitos clientes querem falar pessoalmente com um profissional antes de contratá-lo para conhecê-lo melhor. Isso porque, dessa forma, podem avaliar sua comunicação não-verbal, seja na forma de gestos, postura, expressão facial, entre outras coisas do tipo. Se você não tem esse hábito, saiba que ele pode ajudar a manter clientes mesmo em tempos difíceis.
Veja aqui algumas coisas a saber sobre a comunicação não-verbal.
A postura modifica o discurso
O significado do que uma pessoa diz pode mudar bastante dependendo de sua linguagem corporal. Há uma grande diferença entre uma pessoa que diz “parabéns” sem se mover e outra que levanta os braços e oferece um abraço. Saber reconhecer esses sinais também ajuda a entender melhor como um cliente se sente e sua disposição no momento.
As emoções afetam seus gestos
Um dos motivos para a linguagem não-verbal ser tão eficaz é que, em grande parte, ela é involuntária. É bem mais fácil controlar suas palavras e seu tom de voz do que a sua expressão facial. Isso vale tanto para você quanto para seus clientes.
Comunicação escrita
Se você já tem comprometimento com a vida de freelancer, então já conhece esse tipo de comunicação de perto. E-mails, mensagens e redes sociais são parte do dia a dia de muitos profissionais autônomos. É muito útil para registrar informações e para deixar seu pensamento mais organizado.
Confira aqui como melhorar sua comunicação escrita.
Revise antes de enviar
A maior vantagem de poder escrever antes de enviar algo é ler tudo desde o começo e ter certeza de que está tudo em ordem. Só de reler um e-mail você já vai encontrar algumas coisas que quer mudar.
Isso inclui também a ortografia. Não tem problema mandar algo com um erro de digitação de vez em quando, mas é importante construir frases coerentes, coesas e com boa pontuação.
Mantenha o foco
Assim como na linguagem verbal, você também pode ter alguns devaneios ao escrever. Quanto mais informação você coloca em sua mensagem, mais difícil ela fica de entender. A boa comunicação escrita deve ser simplificada, focando em um assunto de cada vez. Na hora de elaborar uma pauta de reunião, por exemplo, você quer deixar bem claros todos os pontos que serão abordados.
Comunicação visual
Quando você assiste a um filme, lê uma tirinha ou um meme na internet, provavelmente está lidando com uma forma de comunicação visual. É um dos melhores recursos para auxiliar outras formas de comunicação. Um gráfico, por exemplo, é uma forma de transformar os números em algo mais fácil de compreender. Também é muito mais chamativo, caso você precise capturar a atenção do público em um curto espaço de tempo.
Confira aqui algumas dicas para ter uma boa comunicação visual.
Clareza é prioridade
Arte é uma forma de expressão, mas pode não ser a melhor opção se você quer comunicar algo específico. Lembre-se, a imagem deve facilitar o entendimento da mensagem, não abrir espaço para dúzias de interpretações e dúvidas. Se falta clareza, é melhor mudar a sua tática.
Veja também essas leituras complementares:
Saiba o que é comunicação visual, exemplos e sua importância nas empresasConheça os principais meios de comunicação visual e como aplicá-losAprenda quais são os principais tipos de comunicação visual e como usá-los
Peça a opinião de outras pessoas
Digamos que você está montando um banner para uma postagem no seu perfil profissional. Na sua cabeça, toda a mensagem está bem clara. Mas, assim que você mostra o conteúdo para outras pessoas, o efeito é completamente diferente do esperado.
Infelizmente, você não é a melhor pessoa para julgar a clareza da sua própria mensagem. O ideal é ter alguém que possa dar um feedback honesto e direto antes de você usar qualquer material visual.
Quais os benefícios de investir em boa comunicação?
Para ter sucesso como freelancer, você precisa trabalhar todos os tipos de comunicação no seu dia a dia. Mesmo que isso tome um pouco do tempo que você dedicaria ao seu produto no início.
Confira aqui algumas das maiores vantagens que você pode esperar!
Melhor relacionamento com seus clientes
Vamos começar com o mais óbvio: boa comunicação ajuda a cultivar um bom relacionamento com seu público. E-mails mais claros e uma escuta atenta já fazem uma grande diferença na hora de entender o que um cliente quer e dar uma resposta satisfatória.
Facilita o reconhecimento da sua marca
Marketing é comunicação — seja nas redes sociais, em blogs ou diretamente. Ter uma marca bem estabelecida como freelancer também é muito importante se você pretende crescer no seu ramo.
Otimiza o trabalho com parceiros de mercado
Mesmo quem trabalha sozinho tem que dividir tarefas ocasionalmente. Para que todos os envolvidos sejam mais efetivos, você precisa saber como se expressar e como entendê-los melhor. Muitos projetos tendem a atrasar justamente devido a mal-entendidos.
Entender os tipos de comunicação é o primeiro passo para crescer como freelancer. Você já tem que lidar com várias tarefas ao mesmo tempo, então não pode deixar erros de comunicação ficarem no seu caminho!
Quer dar o próximo passo em sua jornada profissional? Aproveite a visita e veja também nosso material sobre como profissionalizar a sua carreira de freelancer!
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