O conteúdo gerado por IA é a pauta mais frequente nos debates sobre marketing digital em 2023. Ferramentas como o ChatGPT desenvolvido pela OpenAI e outras que iremos abordar, representam uma série de transformações para quem produz e para quem consome conteúdo na internet.
Ainda que o ChatGPT e demais ferramentas de IA sejam bastante recentes, a movimentação já é intensa. Muito se especula sobre o conteúdo gerado por inteligência artificial e o debate tem sido caloroso.
Um fato é: não é possível lutar contra os avanços tecnológicos. Por isso, continue a leitura e saiba como utilizar o conteúdo gerado por IA na sua estratégia digital.
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
Não se preocupe, não fazemos spam.
O que é conteúdo gerado por inteligência artificial?
Um conteúdo gerado por inteligência artificial é aquele em que uma tecnologia programada por humanos é capaz de produzir um material, seja um texto, imagem, respostas para perguntas, entre outros exemplos.
Ou seja, o papel humano no processo de criação está apenas em construir essa tecnologia e direcioná-la, já que o material é completamente produzido pela IA. O ChatGPT é um excelente exemplo, pois é capaz de dar ideias, produzir redações, fornecer respostas, entre outros usos, como veremos no decorrer do texto.
Assim, o conteúdo gerado por inteligência artificial é um material produzido por um robô, como se tivesse sido produzido por um humano.
No caso do ChatGPT, a ferramenta foi elaborada para ser capaz de processar um grande número de dados em pouco tempo, além de ser capaz de aprender. Dessa forma, gera respostas relevantes de acordo com as perguntas dos usuários, além de estar disponível em uma série de idiomas.
Essa e outras ferramentas têm contribuído com a criatividade para a geração de conteúdo digital, potencializando a performance em um mercado competitivo. Porém, é preciso saber que há alguns limites.
Quais são os limites do uso de IA em uma estratégia de conteúdo?
Como é de se esperar, conteúdos produzidos por robôs possuem uma série de limitações. Recentemente, o Google se posicionou sobre o assunto, afirmando que:
“A IA tem a capacidade de alimentar novos níveis de expressão e criatividade e servir como uma ferramenta crítica para ajudar as pessoas a criar um ótimo conteúdo para a web”.
Por outro lado, a prática de automação visando manipular os resultados da pesquisa é considerada spam pela plataforma. Essa violação das regras, gera punições. Em outras palavras, a posição do Google sobre as IAs é que devem ser utilizadas com responsabilidade e parcimônia.
O representante de pesquisa da empresa, Danny Sullivan, também se posicionou sobre o assunto. De acordo com um dos maiores nomes do Google na atualidade, a IA pode ser explorada para a criação de conteúdo, desde que seja útil e criado com foco nas pessoas. Ou seja, o conteúdo criado deve continuar relevante e responder às questões dos usuários.
Inteligência Artificial: entenda o que é e como ela funcionaO que é Marketing de Conteúdo? Tudo que você precisa saber para se tornar um especialista no assunto
A tecnologia não é imparcial
Segundo a professora e jornalista de dados Meredith Broussard, a inteligência artificial é apenas matemática e o mundo não deve ser comandado apenas por essa ciência exata, visto que a sociedade possui problemas complexos demais para serem processados exclusivamente dessa forma.
Em uma entrevista da professora divulgada pelo MIT Technology Review, a especialista em dados afirma que o grande ponto é que a tecnologia não é imparcial. De acordo com Broussard, o uso irrestrito de tecnologia pode agravar problemas sociais, pois a tecnologia, como parte do sistema profundamente desigual em que vivemos, reproduz esses vieses.
Textos, imagens e até mesmo respostas fornecidas pela IA podem prejudicar o seu conteúdo, ao reproduzir padrões de desigualdade social, construindo uma imagem negativa da empresa. Por esse motivo, é fundamental que o conteúdo gerado por IA seja revisado por humanos.
Ainda de acordo com a pesquisadora, já existem propostas de solução para o problema que vêm da própria tecnologia. É o caso da auditoria algorítmica, uma método que permite analisar parcialidades e tendenciosidades no conteúdo produzido por IA. Porém, ainda é uma solução bastante recente e no momento nenhuma tecnologia é capaz de substituir o trabalho humano.
Os limites do ChatGPT
O ChatGPT apresenta uma série de limites. Um deles já é bastante conhecido em outros exemplos de Chatbot: a linguagem robotizada. Apesar da ferramenta gerar textos únicos, jamais será capaz de produzir textos como humanos.
De acordo com os criadores da própria tecnologia, o ChatGPT é capaz de gerar ideias de conteúdo e ajudar na pesquisa. Porém, seu objetivo não é substituir a criatividade humana, as capacidades de planejamento de ideias e a forma de interpretação de dados das pessoas.
Por fim, até o momento, as fontes utilizadas pelo ChatGPT são limitadas ao ano de 2021, o que é um obstáculo na produção de conteúdo.
Como se manter competitivo em um mercado dominado pela IA?
A velocidade é um fator relevante na estratégia digital e o conteúdo gerado por inteligência artificial pode ajudar em diversos aspectos.
Um bom exemplo é o uso do conteúdo gerado por IA na seleção de pautas. Além disso, também é possível ter ajuda da plataforma na revisão ortográfica, aumentando a produtividade e ganhando qualidade no texto. Veja algumas ideias de como se manter competitivo com o auxílio da IA:
Pesquisa de temas para a produção de conteúdos;Sugestões de palavras-chave;Textos para chatbot e otimização do atendimento ao cliente;Produção de títulos relevantes e legendas para redes sociais, desde que revisadas por humanos.
No caso dos textos para chatbot, vale lembrar que as pessoas normalmente procuram o atendimento humano para resolver seus problemas justamente porque a comunicação robotizada e padronizada não é capaz de resolver suas questões. O atendimento humano e personalizado, juntamente ao chatbot, ainda é preferência dos clientes.
Portanto, as ferramentas de IA ajudam a manter a competitividade ao apostar em mais tecnologia e otimização, mas devem sempre ser usadas com cautela e não substituem o trabalho humano.
7 ferramentas de inteligência artificial para otimizar a produção de conteúdo
Como vimos, há uma série de recursos da IA que podem ser aplicados na sua estratégia digital. Agora, vamos conferir as principais ferramentas que podem ajudar.
ChatGPT
O ChatPGT tem revolucionado a produção de conteúdo. Apontado por alguns como um “rival” do Google, o fato é que a ferramenta serve para fazer buscas de palavras-chave, é excelente em fornecer ideias para posts, além de ajudar nas pesquisas para conteúdo em geral.
Adicionando apenas algumas palavras-chave ou termos, é possível escrever textos originais de forma rápida, otimizando processos de produção de conteúdo. Porém, ainda esbarram no limite da linguagem robotizada, como vimos.
A ferramenta, recentemente, ganhou uma versão paga, com maior poder de processamento e com mais idiomas.
NIARA
A Niara é uma ferramenta elaborada para a otimização de SEO. É capaz de fornecer sugestões de conteúdos úteis, palavras-chave e também descrições de produtos, tudo isso conforme os fundamentos de otimização de SEO.
A tecnologia é a primeira do segmento do Brasil e atualmente, é paga, mas com versão trial de 7 dias.
Jasper
O Jasper é um assistente de copywriting e a sua proposta é escrever textos de maneira mais rápida. Dessa forma, a ferramenta produz materiais livres de plágio, em mais de 25 idiomas e otimizados com palavras-chave de acordo com o que você pretende construir no conteúdo.
A ferramenta é paga, mas possui versão gratuita para teste.
Article Forge
A ferramenta é capaz de pesquisar, planejar e produzir conteúdos longos para sites. Para isso, basta inserir a palavra-chave desejada, tamanho do texto em palavras e outras personalizações desejadas para receber o texto. A ferramenta é paga.
Dall-e 2
É uma tecnologia que gera imagens por IA a partir de descrições. Para usá-la, basta informar o tipo de imagem que deseja (pintura, realista, fotografia) e o que deseja representar. A ferramenta é paga.
Runway
O Ranway é uma ferramenta que cria vídeos curtos a partir de comandos específicos. Na solução, os usuários devem informar uma descrição de conteúdo para o vídeo e, minutos depois, os quadros já estarão prontos para usar. A ferramenta é paga e disponível apenas em inglês.
Play.ht
Por fim, o Play.ht é um voice generator, ou seja, uma plataforma para geração de vozes por IA. É possível personalizar o sotaque, tom de voz, estilo, idade, gênero, entre outros comandos.
Útil para narração de conteúdos em vídeo, leitura automática de textos em sites para acessibilidade e outros usos na sua estratégia digital.
Conclusão
O conteúdo gerado por inteligência artificial é uma maneira inteligente de se manter relevante no mercado dominado pela tecnologia. Como vimos, a inteligência artificial já propõe a otimização de diversos processos.
Porém, vimos também que a IA conta com alguns limites, como o tom de voz robotizado e não substitui o conteúdo gerado por humanos. Assim, ela deve ser utilizada com planejamento e como uma assistente para os processos criativos, jamais como substituta.
Comece a criar conteúdo de qualidade para a sua marca hoje mesmo! Acesse o WriterAccess e experimente gratuitamente a versão trial durante 14 dias!
The post Como utilizar conteúdo gerado por inteligência artificial na sua estratégia digital? appeared first on Rock Content – BR.
Fonte do artigo:
Rock Content – BR
Leia o artigo original clicando no link abaixo: