Se destacar como freelancer se tornou algo essencial. Depois da pandemia Covid-19, muitas pessoas adotaram esse formato de trabalho. Além disso, com o desenvolvimento de soluções de inteligência artificial generativa, como o Chat GPT, o mercado, sobretudo o de produção de conteúdo, ficou ainda mais competitivo.
Neste artigo, apresentamos alguns conceitos importantes para quem quer ter um trabalho liberal consistente. Afinal, já se sabe como ser freelancer pode ser uma excelente oportunidade de trabalho, não é mesmo?
Descubra como superar os principais desafios da profissão e se destacar nesse cenário. Boa leitura!
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Identificando sua proposta de venda exclusiva como freelancer
Um bom freelancer é orientado para soluções e consegue se adaptar facilmente. Enquanto alguns podem reclamar do surgimento de soluções com inteligência artificial, outros profissionais entendem como se destacar a partir dessa situação: se diferenciando.
Isso mesmo, se você quer usar a inteligência artificial para produzir conteúdo ou não, é uma escolha sua. Entretanto, esse não será o ponto de destaque de todo profissional. Saber se vender é que faz com que determinados produtos sejam destaques em seus mercados, sejam eles soluções tecnológicas ou artesanais.
Entenda que, quando o cliente busca um freelancer, esta é uma relação comercial, e ele certamente está buscando o melhor custo-benefício para sua empresa. Então, aqui já surge a primeira regra de quem vai se vender: não é possível agradar a todos.
Pense em quais são os principais diferenciais do seu trabalho. Para isso, você deve:
definir quais são suas linhas de trabalho — você produz conteúdos, edita vídeos, cria designs ou é um programador? Estabeleça qual é seu mix;entender como seu trabalho se destaca — qualidade, preço, velocidade na entrega dos projetos, desenvolvimento de textos técnicos ou conteúdos avançados são alguns exemplos de diferenciais. Saiba qual é o seu e use-o a favor do seu trabalho;criar chamadas atrativas — use técnicas como o copywriting para vendas e atraia ainda mais novos clientes;considerar uma proposta única de venda — USP (unique selling proposition) é uma solução na qual você oferece um método ou tecnologia exclusiva, com uma solução diferenciada para seus clientes potenciais.
Criando uma marca pessoal forte para o freelancer em um mercado competitivo
Para se diferenciar como freelancer, é fundamental atentar às tendências e demandas do mercado, além de descobrir onde suas competências se enquadram para o tipo de serviço que você oferece. Tudo isso está relacionado ao personal branding, ou gestão da marca pessoal.
Se você já identificou quais são seus diferenciais, então é hora de desenvolver estratégias de marketing pessoal, atraindo o público certo. Para isso, crie histórias, peça feedbacks e colete depoimentos dos seus clientes atuais. O importante é mostrar como seu trabalho se destaca.
Um freelancer que deseja sobressair precisa pensar no desenvolvimento de um portfólio e em como mantê-lo atualizado. Além disso, é importante marcar presença em pelo menos uma rede social na qual seu público se encontra.
Tenha consciência de que seu trabalho precisa ser visto por essas pessoas e crie estratégias para que isso aconteça.
Aproveitando networking e parcerias para impulsionar seu perfil de freelancer
Outro ponto fundamental para se destacar como freelancer são as redes de contatos e parcerias estratégicas. Estabeleça uma rede forte de parceiros e busque comunidades e eventos para manter essa área crescente e ativa.
Vale lembrar que o networking não serve apenas para conseguir mais trabalhos — apesar de ser comum para o freelancer ter novos jobs por indicação dessas redes. As parcerias também podem ajudar você a aumentar a reputação na sua área, aumentando a autoridade.
Plataformas que reúnem freelancers, como a Rock Content faz, são excelentes opções para iniciar sua base de contatos. Além de oferecerem um ambiente com esse papel de conectar você a novos trabalhos e clientes, é comum existirem comunidades dos freelancers, como acontece na Rock.
Nesse ambiente, você encontra ofertas de novos trabalhos e pode compartilhar hacks e dicas para impulsionar ainda mais sua carreira como freelancer.
Mantendo-se à frente das tendências e habilidades do setor para o freelancer de sucesso
As empresas buscam os melhores profissionais quando precisam de um serviço. Por isso, o freelancer não pode ficar parado, é necessário se atualizar com frequência e identificar quais são as tendências do mercado para atendê-las.
Em outras palavras, você precisa observar dois pontos diferentes para se destacar no cenário: entender como está o mercado e o que as empresas esperam de um profissional do seu nicho e se certificar para o trabalho, com cursos e capacitações mostrando que você é um profissional atualizado, que está de olho no mercado.
Nem sempre na profissão do freelancer existem cursos próprios para a área, mas normalmente há treinamentos e capacitações específicas para o trabalho. A Rock Content, por exemplo, oferece vários cursos com certificações para os freelancers, são as formações da PbyP School, antiga Rock University.
Viu como se destacar como freelancer e conseguir os melhores jobs pode ser simples se você tiver planejamento e as estratégias certas? Para garantir o melhor trabalho freelancer, é fundamental entender que você precisa se atualizar, identificar seus diferenciais e saber posicionar seu serviço como se faz com uma marca.
Se você quiser impulsionar seu trabalho freelancer, entrar para uma comunidade diferenciada e ter acesso aos melhores jobs da sua área, uma grande oportunidade é conhecer a plataforma WriterAccess, novo ambiente da Rock Content para que os gênios da criação encontrem as melhores ofertas do mercado!
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